Dia de Aulas ao ar livre: é já dia 21 de Maio! - Pumpkin.pt

Dia de Aulas ao ar livre: é já dia 21 de Maio!

Dia de Aulas ao Ar Livre - Escolas

Dia 21 de Maio celebra-se o Dia de Aulas ao Ar Livre, uma campanha global para inspirar e incentivar os professores de Portugal a dar aulas no exterior e priorizar o tempo de brincadeira. Algumas escolas já abriram, outras não. Mas mesmo com os alunos em casa, não deixem de partilhar este movimento com eles!

O Dia de Aulas ao Ar Livre

Em tempo de distanciamento social, o movimento do Dia de Aulas ao Ar, convida professores, pais e crianças para celebrar a sua ligação com a natureza.

O Movimento Bloom, que pelo terceiro ano consecutivo lidera a campanha Dia de Aulas ao Ar Livre em Portugal, que já impactou mais de 180.000 crianças, juntamente com o apoio da Associação Nacional de Professores e da Pumpkin, apela à importância da aprendizagem e brincadeira em contacto com o ar livre, quer seja a partir do exterior e em contacto direto com a natureza, quer seja no interior e em contacto com elementos naturais.

Apesar das medidas de prevenção e combate à crise do coronavírus limitarem o contacto com o exterior, é fundamental garantir que as crianças passam tempo de qualidade ao ar livre, pelos comprovados benefícios para o seu crescimento saudável.

Por isso no próximo dia 21 de maio, o movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre que envolveu até à data mais de 8 981,793 crianças em todo o mundo, incentiva este ano, pais, professores e crianças, a celebrarem a sua ligação com a natureza a partir de qualquer lugar.

O desafio é mascararem-se de animais, plantas ou outros seres naturais. Ao vestirem-se de natureza, as crianças fazem sentido do mundo do qual fazem parte e mostram o seu amor pela natureza. A campanha #BrincarNaturalmente, conta com a participação de professores, pais e crianças à escala mundial.

As crianças que têm liberdade para brincar adquirem competências de vida essenciais, como a resolução de problemas e trabalho em equipa. Alguns dos maiores benefícios de saúde mental e física são: crianças mais felizes, ativas e fisicamente saudáveis, que aprendem a interagir com os seus pares, são mais criativas e empáticas para com o ambiente que as rodeia e, por isso, mais aptas para protegê-lo.

Com esta nova campanha apelamos ao sentimento de comunidade e pertença, dando esperança às crianças de um futuro em que voltaremos a brincar sem restrições.

Sobre a campanha Brincar Naturalmente

Em março, quando a equipa internacional do movimento Dia de Aulas ao Ar Livre se deparou com o primeiro estado de emergência questionou o que aconteceria ao movimento que consiste em incentivar os professores a lecionar aulas ao ar livre, quando a escola passa a ser virtual e o contacto com o ar livre limitado. Consultaram professores, educadores e pais portugueses sobre a relevância do movimento durante este período e que tipo de apoio gostariam de receber.

Os resultados colocaram em foco três prioridades: partilhar recursos lúdico-pedagógicos que se foquem em manter as crianças ligadas à natureza, facilitar a comunicação entre a comunidade internacional de professores, pais e crianças, e incentivar à celebração da natureza a partir de qualquer lugar.

Em resposta a estas prioridades, nasceu o tema da campanha de 2020: Brincar Naturalmente. A ligação com o ar livre está intrinsecamente associada a uma infância saudável e feliz. Por isso, no exterior ou no exterior, comprometemo-nos a celebrar a natureza e todos os seus encantos.

A campanha irá estender-se durante os próximos meses, através de atividades lúdico-pedagógicas partilhadas em newsletters e redes sociais, que podem ser realizadas a partir de uma janela, varanda, quintal ou jardim.

A partir do gosto pela exploração e aprendizagem junto do ar livre aliamos conhecimentos de várias disciplinas do currículo escolar, enquanto incentivamos a que as crianças explorem e percebam o mundo que as rodeia.

Pais, professores e crianças são convidados a recriar estas atividades ou inventar novas!

Celebração do Brincar Naturalmente no dia 21 de maio

”Se fosses uma árvore, animal, ou outra criatura natural, o que serias?”

O objetivo é estimular a brincadeira e aprendizagem em contacto com a natureza, proporcionando uma excelente oportunidade para consciencializar as crianças no que diz respeito à preservação do ambiente, como por exemplo, através da reutilização de materiais que já foram usados para criar novos fatos, ou construção de um fato a partir de elementos encontrados na natureza. Há sempre algo que todos podem fazer.

Para apoiar a campanha e colocar a sua escola ou família no mapa bem como receber ideias e recursos, devem inscrever-se no site do Dia de Aulas ao Ar Livre.

Depois, no dia 21 de maio, deverão mostrar os resultados com a hashtag #BrincarNaturalmente.

Materiais

Não sabe o que fazer no Dia de Aulas ao Ar Livre? Não há problema! No site do Dia de Aulas ao Ar Livre vai encontrar uma vasta gama de materiais que visam inspirar e ajudar a planear o dia: livros, ideias de aulas e materiais que pode imprimir para mostrar o SEU Dia de Aulas ao Ar Livre!

Inscreva-se e participe no Dia de Aulas ao ar Livre!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *