Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Cria uma fruta, colhe os prémios

Cria uma fruta, colhe prémios

Tetra Pak e Compal lançam desafio às Eco-Escolas do país.

A Tetra Pak e a Compal em conjunto com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), lançam entre 1 de fevereiro e 21 de abril de 2016, o concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios” destinado a todas as escolas nacionais pertencentes à rede de Eco-Escolas.

Este concurso desafia os alunos a criar uma peça de fruta original, a partir da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak com a marca Compal e o símbolo FSC®. Além da criação da fruta, os alunos terão também que desenvolver a sua história, imaginar o sabor e descrever o valor nutricional da fruta.

Através desta ação criativa e dinâmica, pretende-se consciencializar a comunidade escolar para a importância da fruta numa alimentação saudável e equilibrada. Em paralelo, está patente o convite à reutilização e reciclagem das embalagens de cartão para alimentos líquidos, e à responsabilidade ambiental nomeadamente no que se refere às florestas sustentáveis (certificação FSC), causas bastante próximas das entidades envolvidas. 

Todas as escolas da rede de Eco-Escolas, a partir do jardim-de-infância até ao ensino superior (inclusivé), são convidadas a inscrever-se, até dia 29 de fevereiro de 2016, e a enviar o “fruto” da sua criatividade até dia 21 de abril do mesmo ano. No total serão eleitas seis escolas vencedoras e cada uma delas será premiada com 500€ em materiais escolhidos pelas mesmas no sentido de tornar as suas infraestruturas mais sustentáveis. Os premiados serão divulgados no dia 12 de maio.

“Procuramos insistentemente o melhor para os nossos consumidores, o que nos leva por acréscimo a alertá-los para estilos de vida mais saudáveis.

Neste caso, o concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios” acaba por ser um veículo para transmitir a importância da fruta na alimentação diária”, afirma Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal.

“Reconhecemos a criatividade das crianças como um meio privilegiado para a transmissão de valores. Assim, esperamos que este concurso aumente a preocupação destas crianças quanto ao ambiente, apresentando ainda um enorme potencial de transmissão de conhecimentos aos respetivos encarregados de educação.”

Para a marca Compal, esta iniciativa reforça a sua preocupação com a sustentabilidade da sua atividade. Atualmente, todas as embalagens de cartão da Compal utilizam cartão certificado pelo FSC.

“O compromisso com a sustentabilidade faz parte do ADN da marca Compal, e esta iniciativa, que vai na sua terceira edição, é um exemplo da sensibilização que podemos fazer junto dos mais novos para que eles também sintam esse compromisso.

É uma honra e um prazer construirmos esse objetivo em conjunto com a Tetra Pak, através da reciclagem e reaproveitamento dos nossos materiais de embalagem, cujo papel é 100% proveniente de florestas sustentáveis.”, refere Rodrigo Costa, Marketing Manager da marca Compal, no mercado Portugal e Espanha.

Ao comprar um produto Compal nas embalagens de cartão da Tetra Pak, o consumidor tem a garantia de que a embalagem utiliza cartão fabricado com madeira proveniente de florestas que se renovam e que são geridas de forma responsável. 

Esta iniciativa enquadra-se no novo tema de trabalho das mais de 1400 escolas que integram a rede Eco-Escolas (Programa que este ano celebra o 20º aniversário de implementação em Portugal) constituindo-se numa estratégia que visa alertar para as questões da saúde e da sustentabilidade devido ao enfoque na importância do consumo de frutas, por um lado e na gestão sustentável da floresta por outro.

O júri do concurso, constituído por membros da ABAE, Tetra Pak e Compal, terá em conta a criatividade e originalidade do(s) fruto(s), a sua funcionalidade estética e utilitária, a capacidade de reutilização dos materiais, as mensagens implícitas e explícitas, a utilização de embalagens de cartão da Tetra Pak com a marca Compal e o símbolo do FSC®, bem como o cumprimento de todos os prazos indicados para cada fase do concurso. 

As Eco-Escolas que desejem colher os prémios desta iniciativa e educar os seus estudantes para um ambiente mais sustentável e uma alimentação mais saudável, podem inscrever-se em www.embalagensdefruta.abae.pt. Para tal, basta fazer login com os acessos da plataforma Eco-Escolas e preencher todos os campos solicitados no formulário.

 

O regulamento e as normas de participação no passatempo podem ser consultados em www.embalagensdefruta.abae.pt ou www.embalagensdefruta.simenoamarelo.pt.