Concurso para Escolas do Zoo de Lisboa: Clima Extremo - Uma Ameaça Global - Pumpkin.pt

Concurso para Escolas do Zoo de Lisboa: Clima Extremo – Uma Ameaça Global

programas-educativos-novidade-zoo-banner

O novo concurso do Zoo é dirigido a todas as crianças e jovens da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e do Secundário/Profissional.

O nosso planeta está em constante mudança. E nos dias de hoje, as alterações climáticas são o principal motor dessa transformação. Os seus efeitos, de nível global sem precedentes, perturbam os ecossistemas da Terra e deixam em risco a biodiversidade do planeta.

Para criar consciência, o Jardim Zoológico e os seus parceiros DGE e ABAE/Eco Escolas lançam o concurso nacional escolas Clima Extremo – Uma Ameaça Global destinado a crianças e jovens da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico (1º, 2º, 3º Ciclo) e do Ensino Secundário.

O Tema a trabalhar pretende estimular as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, contemplada na componente da Cidadania e Desenvolvimento que está intimamente relacionada com toda a prática desenvolvida pelos professores.

Objetivos do concurso Clima Extremo – Uma Ameaça Global:

  • Consciencializar a comunidade escolar sobre as alterações climáticas;
  • Debater, em contexto escolar, a influência das alterações climáticas na biodiversidade e a influência dos seres humanos no clima de forma a viver e agir de forma sustentável.
  • Reconhecer o impacte da atividade humana.
  • Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos.
  • Sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto das alterações climáticas na biodiversidade.
  • Integrar trabalhos de ordem multidisciplinar onde se vertam as características enunciadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se integrem na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola.
  • Estimular o espírito critico e a reflexão.

O concurso pretende mobilizar a comunidade educativa para a ação a favor da conservação das espécies e dos seus habitats, para os riscos relacionados com o clima e catástrofes naturais bem como para o impacto das alterações climáticas na vida selvagem, mediante a realização de trabalhos centrados nessa temática.

Desafio do concurso Clima Extremo – Uma Ameaça Global:

Os trabalhos podem ser realizados em todas as áreas/disciplinas, numa perspetiva de integração de saberes, através da realização ações de sensibilização dirigidas à comunidade que utilizem diferentes técnicas, ferramentas e materiais que podem ser reciclados /ou reutilizados.

Os trabalhos deverão mobilizar a comunidade escolar para os impactos das alterações climáticas, incentivando à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta, através da mudança de comportamentos.

O desafio centra-se em ações de sensibilização, utilizando diferentes técnicas, ferramentas e materiais que possam ser reciclados /ou reutilizados. Todo o processo deverá ser descrito na memória descritiva e apresentado em formato digital, desde a sua conceção, ao seu desenvolvimento e criação.

Esta apresentação deverá ser enviada através de link do Youtube. Os vídeos não deverão exceder os 3mn cada, sob a forma de ficheiro (avi ou mov) PAL, HD ou full HD, com compressão que assegure qualidade e deverão ser enviados através de link do YouTube. Não se aceitarão filmes sob a forma de DVD vídeo, nem slide show.

Os trabalhos a concurso devem, obrigatoriamente, fazer-se acompanhar de uma memória descritiva, elaborada pelo(a) docente responsável em articulação com as crianças/os jovens – a memória descritiva deve ser enviada em PDF através de email onde junte o link do Youtube para o trabalho – e deve integrar os seguintes pontos:

  1. a)  explicação do processo de conceção e de elaboração do mesmo, assinalando as suas fases mais significativas;
  2. b)  metodologia utilizada e resultados de implementação da campanha;
  3. c)  fontes de pesquisa mobilizadas;
  4. d)  articulação do trabalho com os conteúdos curriculares.

O responsável deve enviar os trabalhos para o endereço de email [email protected] até 31 de janeiro de 2021. A entrega de trabalhos deverá, posteriormente, ser feita até 12 de abril de 2021.

Prémios do concurso Clima Extremo – Uma Ameaça Global:

No dia 25 de maio de 2021 é publicada a lista dos candidatos vencedores, no site do jardim zoológico. Será também feita notificação aos e aos premiados, por e-mail, dirigida ao estabelecimento de ensino.

Será entregue um certificado de participação no concurso CLIMA EXTREMO – UMA AMEAÇA GLOBAL a cada equipa (alunos, docentes) participante.

As escolas com trabalhos premiados receberão um certificado. Em cada categoria serão premiados os 3 melhores trabalhos enviados a concurso.

Primeiro prémio: serão oferecidos 4 bilhetes para o JZ para cada aluno do grupo e para o docente responsável.

Segundo prémio: 3 bilhetes para o JZ para cada aluno do grupo e para o docente responsável.

Terceiro prémio: 2 bilhetes para o JZ para cada aluno do grupo e para o docente responsável.

Consultem o Regulamento e o Enquadramento.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *