Clube Zoo: Aprende e cuida dos animais e ambiente - Pumpkin.pt

Clube Zoo: Aprende e cuida dos animais e ambiente

O ZOO vai à escola - Foto Jardim Zoológico

“Inspirar a Aprender, a Cuidar e a Agir” é o lema desta nova iniciativa do Jardim Zoológico.

O Jardim Zoológico vai passar a estar presente nas escolas de São Domingos de Benfica, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, com o objetivo de educar as crianças cívica e ambientalmente. Esta ação tem o nome de “Clube Zoo”.

Clube Zoo: Aprender, cuidar e agir

Sob o lema “Inspirar a Aprender, a Cuidar e a Agir”, os alunos das escolas EB1 Frei Luís, EB1 Laranjeiras, EB1 António Nobre e a Escola EB 2+3 Professor Delfim Santos irão receber aulas semanais ao longo do ano letivo 2018/2019, nas quais serão abordadas as temáticas ligadas à conservação da Biodiversidade e da valorização da vida animal, com o propósito de repensar os valores, mudar atitudes e comportamentos. Assim, terão a oportunidade de aprofundar e ter uma melhor e maior consciência ecológica e, consequentemente, respeito pelo meio ambiente.

As sessões são conduzidas pelos tratadores do Zoo que, recorrendo a vários equipamentos tecnológicos – quadros interativos, computadores, aplicações educativas com realidade aumentada-, envolvem os alunos nas atividades, fazendo deles um elemento ativo e participativo destas aulas.

Quando decorrem as aulas

Estas “aulas” especiais decorrem nos horários estipulados pelas escolas para as atividades extracurriculares (AEC), organizadas pela Componente de Apoio à Família (o chamado “CAF”). Para terem acesso, os encarregados de educação apenas têm de inscrever os seus educandos nesta AEC.

Divisão de temas

Sendo o ambiente, os animais e a biodiversidade um tema bastante abrangente, os responsáveis pela implementação desta medida decidiram dividi-lo pelos três períodos do ano escolar.

No 1.º período, os alunos vão abordar “Os Animais e o seu Meio”, onde irão aprender mais sobre o papel dos animais na vida dos homens, ao longo da história, e da sua importância nas diferentes culturas.

Já no 2.º período, serão tratadas temáticas sobre os seres vivos e o meio ambiente, nas quais esta próxima geração irá conhecer mais sobre os seres vivos no seu habitat natural (os seus padrões comportamentais, cheiros e características).

No final do ano, no 3.º período, “Juntos pela Conservação” é o tema que serve para consolidar a matéria aprendida ao longo de todo o ano. Findo o ano, os alunos irão apresentar um trabalho que pretende consciencializar os outros sobre os comportamentos que abonam a favor da Biodiversidade

Sobre a iniciativa

Sobre esta nova iniciativa, a responsável pelo Centro Pedagógico, Antonieta Costa, afirma:

“O Zoo, para além de ser uma Instituição Cultural de referência nacional, é um local onde se cruzam várias gerações e que centra as suas atividades na preservação das espécies. É também reconhecido pelo Ministério da Educação como Instituição de Utilidade Educativa devido ao seu papel fundamental na Educação Ambiental e Cívica e por ter ainda um Ambiente Educativo Inovador, promovendo a inovação das metodologias nos processos de ensino e aprendizagem. O Clube do Zoo é fruto destas duas importantes premissas, rumo a uma geração futura mais informada e consciente.”

De acordo com as informações a que a Pumpkin teve acesso, este programa educativo trata-se de uma atividade piloto que, este ano, será testada na Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, para, posteriormente e caso a aderência seja muita, ser implementada nas restantes escolas de todo o país.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *