Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

A Missão UP e a Missão POWER UP estão de volta às escolas!

Projetos educativos Galp

A Galp continua a apostar nas crianças do Ensino Básico para promover um futuro mais sustentável.

Missão UP

A Missão UP destina-se aos alunos do 1º ciclo, professores, pais e encarregados de educação e tem como temas as fontes de energia, a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à energia. Este é o projeto educativo sobre eficiência energética mais antigo da Galp, tendo envolvido, desde o ano de implementação (2010/2011), mais de 80% das escolas portuguesas.

As escolas que aderirem ao projeto vão receber um “Selo Escola Aderente” e um “Guião de Atividades” com onze temas relacionados com a eficiência energética e sugestões de atividades para cada tema, que poderão ser desenvolvidas ao longo do ano letivo por “Brigadas de Alunos”, formadas pelas escolas, com o acompanhamento e orientação dos professores.

As primeiras 500 escolas inscritas receberão visitas Missão UP, que consistem em miniaulas dadas por colaboradores da Galp que, de uma forma dinâmica e interativa, e com a projecção de filmes pedagógicos, abordarão os quatro temas do projeto e responderão a dúvidas colocadas pelas crianças.

Na Missão UP também serão lançados dois desafios, no sentido de estimular os participantes a aproveitarem as épocas festivas para desenvolver ações exemplares, do ponto de vista da eficiência energética. As três escolas mais criativas, em cada desafio, receberão uma visita especial lúdico-pedagógica.

As escolas que reportarem cinco atividades associadas a diferentes temas dos onze propostos no Guião de Atividades irão a concurso, no final do ano. As três escolas vencedoras serão premiadas com uma visita a um Centro Ciência Viva, entre muitos outros prémios.

Power UP

O projeto Power UP destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e pretende envolver os estudantes, e todos os membros da comunidade escolar, na criação de equipas multidisciplinares e na promoção da adoção de comportamentos mais sustentáveis, associados a um consumo mais eficiente de energia. Os temas mantêm-se: fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética.

Este ano, as primeiras 150 escolas a inscreverem-se recebem uma visita Power UP, que consiste na deslocação de um monitor para explicar o projeto e inspirar os alunos, apoiando-os na avaliação de necessidades energéticas da escola e no planeamento de atividades.

As escolas aderentes devem constituir equipas, tantas quantas desejarem, que ao longo do ano deverão delinear e pôr em prática ações para a promoção da eficiência no consumo de energia, na escola. Deverão ainda dinamizar uma Aula de Energia aos colegas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como incentivo à participação, este ano a Galp lança dois desafios temáticos às escolas, de modo a aproveitarem as épocas de maior consumo para desenvolverem atividades promotoras da eficiência energética. As três escolas que apresentarem as ações mais criativas, em cada desafio, são premiadas com uma visita pedagógica a uma instalação industrial da Galp.

Os jogos online complementam os materiais pedagógicos do projeto, estando disponíveis para qualquer utilizador aprender, testar os seus conhecimentos e ganhar prémios. São seis jogos interativos com os quais os estudantes podem, por exemplo, saber mais sobre condução eficiente e perceber como funciona a extração do petróleo ou o seu processo de refinação.

No final do ano letivo, as três escolas vencedoras do Power UP receberão como prémio uma visita a um Centro Ciência Viva, entre outros prémios.

Saiba mais sobre o Switch UP, o programa educativo da Galp destinado a estudantes, com mais de 15 anos, a frequentar o Ensino Secundário e Profissional.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *