Escolas > Notícias para escolas > Pumpkin Ajuda

VISÃO Júnior prepara nova iniciativa para as escolas

VISÃO Júnior prepara nova iniciativa as escolas

A tua escola tem algum projeto de solidariedade? Porque não propões um? Tu, os teus colegas e professores podem ser os vencedores do prémio A Escola dos Nossos Heróis, uma iniciativa do Montepio e da VISÃO Júnior

É na escola que passamos grande parte do tempo. O que lá aprendemos é muito mais do que as matérias de estudo. Fazemos amigos, brincamos, trocamos ideias, mas também aprendemos a respeitar os outros, a viver com pessoas diferentes de nós, a ajudarmo-nos uns aos outros. E porque ajudar e ser ajudado é cada vez mais importante, o Montepio e a VISÃO Júnior lançam um prémio único para todas as escolas do ensino básico e secundário: a Escola dos Nossos Heróis. O objetivo é incentivar alunos e professores a desenvolverem projetos de solidariedade e tornar conhecidos os interessantíssimos projetos que já existem em muitos estabelecimentos de ensino. Queremos ajudar a criar uma rede de escolas solidárias.

Há escolas que têm programas de solidariedade: recolher dinheiro ou bens para alguma instituição, visitar com regularidade pessoas que vivem em lares ou estão sozinhas, ajudar a construir algo importante para a terra onde a escola funciona. E há também escolas que têm projetos que permitem aos alunos da própria escola ajudarem-se uns aos outros: por exemplo, os programas de trocas de livros usados, ou os programas que fazem com que os novos alunos que chegam a uma escola tenham um padrinho ou uma madrinha, garantindo assim que quem chega de fora é bem recebido.

É uma forma de ajudar, não achas? Se a tua escola tem algum projeto deste género, é candidata a este prémio e habilita-se a ganhar computadores e assinaturas de revistas. Se não há nada assim, podes ser tu a propor um projeto que pode ser, por exemplo, um banco de ajuda. O que é um banco de ajuda? Se sabes tocar guitarra, por exemplo, podes ensinar colegas. Ou se és bom a Matemática ou a Ciências, tens se calhar uma hora livre por semana para estares na biblioteca e apoiares alguém que tem dificuldade a estudar.

Ou podes propor-te para acompanhar um aluno, com necessidades educativas especiais, nos intervalos. Já pensaste em como deve ser fixe estar numa escola em que as pessoas se ajudam todas umas às outras? Esta é uma ideia muito fácil de montar, e nós vamos ajudar a tua escola a fazê-lo. Fala com um dos teus professores, ou com o professor responsável pela biblioteca.

 

O regulamento da iniciativa a Escola dos Nossos Heróis está disponível aqui no site da VISÃO Júnior a partir do próximo dia 15 de Setembro.