Escolas > Notícias para escolas > Pumpkin Ajuda

Saídas Pedagógicas – Promoção da Leitura

Saídas Pedagógicas - Promocão Leitura

Há imensas opções para enriquecer a aprendizagem dos vossos alunos, relativamente à promoção da leitura, por todo o país.

O trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais é muito interessante, oferecendo oportunidades de aprendizagem e promoção de leitura adequadas às várias faixas etárias.

Contactem as Bibliotecas da área das vossas escolas para conhecer em detalhe a sua oferta. Encontrem abaixo mais detalhes sobre as Bibliotecas de Lisboa e Porto e os seus programas para este ano letivo.

A Vila das CoresBruno Magina

«A Vila das Cores» é um livro infantil para todas as famílias e um verdadeiro conto arco-íris – aborda, de uma forma simples e divertida, a homossexualidade, a homofobia e a diversidade de famílias, desmistificando preconceitos e deixando uma mensagem de tolerância e respeito, tanto a crianças como a pessoas adultas.
Mais Informações:

Bibliotecas Municipais de LisboaBibliotecas Municipais de Lisboa

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2010, as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) prosseguem na aposta da promoção do Livro, da Leitura e das Literacias, enquanto pilares da formação cultural e cívica. Para os Jardim-de-infância e Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo propõem programas de continuidade que estimulam a experimentação. Preparam também várias ações de formação para professores e educadores.

 

 

O Programa Educativo das Bibliotecas Municipais de Lisboa para 2017/2018 estará brevemente disponível. 

• Biblioteca Municipal da Penha de França

Onde: Calçada do Poço dos Mouros, 2 1170-317 Lisboa.

Email:bib.pfranca@cm-lisboa.pt

 

Bibliotecas do Porto

As bibliotecas são espaços de cultura, educação, informação e lazer, para pessoas de todas as idades. Na cidade do Porto existem duas bibliotecas municipais com serviços complementares, que procuram responder às necessidades e expetativas de diferentes públicos:

Biblioteca Municipal Almeida Garrett é uma moderna biblioteca de leitura pública onde todos os documentos são disponibilizados em livre acesso.

E-mail:bib.agarrett@cm-porto.pt

 

Biblioteca Pública Municipal do Porto, com uma grande vertente patrimonial, recebe, através do Depósito Legal, todos os livros, jornais e revistas editados em Portugal. É muito procurada pelos seus fundos especiais.

O Programa Educativo das Bibliotecas do Porto para 2017/2018 estará brevemente disponível. 

Onde: Rua D. João IV 17 – 4049-017 Porto.

E-mail:bpmp@cm-porto.pt

 

Bibliotecas Municipais de OeirasBibliotecas Municipais de Oeiras

A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras tem como principal missão estabelecer e gerir uma rede de bibliotecas municipais que assegure a todos os munícipes o acesso gratuito a fundos documentais, a serviços de difusão documental, a programas de promoção da leitura e a programas de formação na área da literacia da informação.

 

  • BM Oeiras 2ª a 6ª feira: 10h-19h30 / Sábados: 10h-13h e das 14h-18h
  • BM Algés 3ª a 6ª feira: 10h-19h / 2ª feira e Sábados [2º e 4º do mês] 10h-13h e das 14h-18h
  • BM Carnaxide 3ª a 6ª feira: 10h-19h / 2ª feira e Sábados [2º e 4º do mês] 10h-13h e das 14h-18h

O Programa Educativo da Biblioteca de Oeiras para 2017/2018 estará brevemente disponível. 

Para mais informações: 

Bibliotecas de CascaisBibliotecas de Cascais

A Câmara Municipal de Cascais dispõe de três bibliotecas municipais:

Com uma dinâmica programação dedicada à promoção do livro e da leitura e a preocupação constante em renovar e atualizar as suas coleções, as Bibliotecas Municipais de Cascais procuram alargar cada vez mais os meios disponibilizados aos utilizadores, estando para breve prevista a implementação da Biblioteca Digital de Cascais, que procurará tornar acessível a um público cada vez mais vasto um conjunto de documentos de reconhecido interesse e de particular importância para o estudo e conhecimento do concelho.

O Programa Educativo da Biblioteca de Cascais para 2017/2018 estará brevemente disponível. 

Biblioteca Municipal D. Dinis - CM OdivelasBiblioteca Municipal D. Dinis – CM Odivelas

Esta jovem e moderna Biblioteca defende os seguintes objectivos:

  • Promover e desenvolver hábitos de leitura apoiados em projectos de animação cultural diversificados, tendo em consideração o perfil dos utilizadores;
  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos utilizadores tendo em vista a optimização dos recursos de informação e comunicação;
  • Proporcionar o acesso ao conhecimento e à informação através de colecções diversificadas e actualizadas.

O Programa Educativo da Biblioteca de Odivelas para 2017/2018 estará brevemente disponível. 

Para mais informações: 

Biblioteca Municipal de Viana do CasteloBiblioteca Municipal de Viana do Castelo

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo foi concebida com os seguintes princípios:

– o público em geral deve ter a possibilidade de aceder à biblioteca e à informação que ela disponibiliza através da rede de telecomunicações, a partir do emprego, da escola, de outras bibliotecas ou mesmo de casa;

– os utilizadores devem dispor de espaços de trabalho onde, de forma confortável, lhes seja permitida a consulta da documentação existente e o acesso a fontes de informação remotas, servindo-se para o efeito de computadores e outro equipamento electrónico;

-o quadro de pessoal deve satisfazer as exigências de bom funcionamento da biblioteca, correspondendo em número e em especialização à dimensão e diversidade dos seus serviços.

Viana do Castelo, deste modo, em resposta às crescentes exigências e solicitações do meio, dispõe actualmente de uma verdadeira Biblioteca de Leitura Pública capaz de satisfazer as necessidades e os desafios da comunidade.

O Programa Educativo da Biblioteca de Viana do Castelo para 2017/2018 estará brevemente disponível. 

Para mais informações: 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.