Escolas > Notícias para escolas > Pumpkin Ajuda

Visitas de Estudo para Promoção da Leitura

Visitas de Estudo para Promoção da Leitura

Há imensas opções para enriquecer a aprendizagem dos vossos alunos, relativamente à promoção da leitura, por todo o país.

O trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais é muito interessante, oferecendo oportunidades de aprendizagem e promoção de leitura adequadas às várias faixas etárias.

Contactem as Bibliotecas da área das vossas escolas para conhecer em detalhe a sua oferta. Encontrem abaixo mais detalhes sobre as Bibliotecas de Lisboa e Porto e os seus programas para este ano letivo.

Se também estão à procura ideias em complemento ou substituição das visitas de estudo, espreitem estas atividades na escola. São uma ótima forma de complementar a formação dos vossos alunos com menores custos e complexidade.

Inspirem-se ainda com estas outras ideias de visitas de estudo: são muitas e para todos os gostos e ciclos! Sugerimos visitas de estudo a Museus e Monumentos, para momentos de imersão em cultura, visitas de estudo a Parques Temáticos para aprenderem enquanto brincam, visitas de estudo a espetáculos que os vão deslumbrar e visitas de Estudo sobre Ciência e Natureza.

E porque não são apenas os alunos quem está em processo de aprendizagem constante, espreitem as nossas sugestões de formação para professores!

Visitas de Estudo para Promoção da Leitura

Programas Educativos das Bibliotecas Municipais de Lisboa

Biblioteca Municipal Penha de França
Foto: Junta de Freguesia da Penha de França

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2010, as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) prosseguem na aposta da promoção do Livro, da Leitura e das Literacias, enquanto pilares da formação cultural e cívica. Para os Jardim-de-infância e Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo propõem programas de continuidade que estimulam a experimentação. Preparam também várias ações de formação para professores e educadores.


Biblioteca Municipal da Penha de França

Onde: Calçada do Poço dos Mouros, 2 1170-317 Lisboa.

Email:[email protected]

Site: blx.cm-lisboa.pt

Programas Educativos das Bibliotecas do Porto

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

As bibliotecas são espaços de cultura, educação, informação e lazer, para pessoas de todas as idades. Na cidade do Porto existem duas bibliotecas municipais com serviços complementares, que procuram responder às necessidades e expetativas de diferentes públicos:

Biblioteca Municipal Almeida Garrett é uma moderna biblioteca de leitura pública onde todos os documentos são disponibilizados em livre acesso.

Onde: R. de Entre-Quintas 328, 4050-344 Porto

E-mail: [email protected]

Site: www.cm-porto.pt

Biblioteca Pública Municipal do Porto, com uma grande vertente patrimonial, recebe, através do Depósito Legal, todos os livros, jornais e revistas editados em Portugal. É muito procurada pelos seus fundos especiais.

Onde: Rua D. João IV 17 – 4049-017 Porto.

E-mail: [email protected]

Site: www.cm-porto.pt

Programa Educativo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Oeiras a Ler
Foto: Blog Oeiras a Ler

A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras tem como principal missão estabelecer e gerir uma rede de bibliotecas municipais que assegure a todos os munícipes o acesso gratuito a fundos documentais, a serviços de difusão documental, a programas de promoção da leitura e a programas de formação na área da literacia da informação.

Possuem ainda o projeto Oeiras a Ler em família, fundado em 2008 e que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto atua através do desenvolvimento de atividades de promoção da leitura para as famílias, na atualização dos fundos documentais dos sectores infantis e juvenis e na reorganização destes espaços.  Assim, procura estreitar os laços entre as bibliotecas e as famílias, incentivando a formação de crianças leitoras.

  • BM Oeiras 2ª a 6ª feira: 10h-19h30 / Sábados: 10h-13h e das 14h-18h
  • BM Algés 3ª a 6ª feira: 10h-19h / 2ª feira e Sábados [2º e 4º do mês] 10h-13h e das 14h-18h
  • BM Carnaxide 3ª a 6ª feira: 10h-19h / 2ª feira e Sábados [2º e 4º do mês] 10h-13h e das 14h-18h

Programa Educativo das Bibliotecas de Cascais

Biblioteca Infantil e Juvenil de Cascais
Foto: Lifecooler

A Câmara Municipal de Cascais dispõe de três bibliotecas municipais:

Com uma dinâmica programação dedicada à promoção do livro e da leitura e a preocupação constante em renovar e atualizar as suas coleções, as Bibliotecas Municipais de Cascais procuram alargar cada vez mais os meios disponibilizados aos utilizadores.

Como parte deste objetivo, a Biblioteca Infantil e Juvenil desenvolveu o projeto de Horas do Conto, com oficinas de expressão, apresentação de obras e atividades de exterior (jogos de pistas, visitas temáticas e mercadinhos).

Site: cultura.cascais.pt

Programa Educativo da Biblioteca Municipal D. Dinis – CM Odivelas

Biblioteca Municipal D. Dinis - CM Odivelas

Esta jovem e moderna Biblioteca defende os seguintes objetivos:

  • Promover e desenvolver hábitos de leitura apoiados em projectos de animação cultural diversificados, tendo em consideração o perfil dos utilizadores;
  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos utilizadores tendo em vista a optimização dos recursos de informação e comunicação;
  • Proporcionar o acesso ao conhecimento e à informação através de colecções diversificadas e actualizadas.

Onde: Rua Guilherme Gomes Fernandes, Odivelas

Programa Educativo da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo Sábados com Histórias
Foto: CM de Viana do Castelo

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo foi concebida com os seguintes princípios:

  • O público em geral deve ter a possibilidade de aceder à biblioteca e à informação que ela disponibiliza através da rede de telecomunicações, a partir do emprego, da escola, de outras bibliotecas ou mesmo de casa;
  • Os utilizadores devem dispor de espaços de trabalho onde, de forma confortável, lhes seja permitida a consulta da documentação existente e o acesso a fontes de informação remotas, servindo-se para o efeito de computadores e outro equipamento electrónico;
  • O quadro de pessoal deve satisfazer as exigências de bom funcionamento da biblioteca, correspondendo em número e em especialização à dimensão e diversidade dos seus serviços.

Viana do Castelo, deste modo, em resposta às crescentes exigências e solicitações do meio, dispõe actualmente de uma verdadeira Biblioteca de Leitura Pública capaz de satisfazer as necessidades e os desafios da comunidade.

Possuem também uma séries de atividades, desde formações, dias de contos de histórias, encontro com escritores, entre outras. Podem acompanhar a programação na agenda da biblioteca.

Onde:  Alameda 5 de Outubro, 4900-049 Viana do Castelo

Além das visitas de estudo para promoção da leitura, espreitem estas outras ideias de saídas:

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *