Escolas > Notícias para escolas > Pumpkin Ajuda

Saídas pedagógicas para o ano letivo 2012/13 – Sul

Saídas pedagógicas ano letivo 2012/13 - Sul

Saídas pedagógicas para este ano letivo

Norte | Sul

 

 

CCB – Big Bang

BIG BANG é um projecto internacional patrocinado pelo Programa Cultura da União Europeia (2010/2012) que iniciou a sua actividade com seis parceiros de cinco países diferentes.

Através deste projecto, o CCB/Fábrica das Artes tem aberto um espaço para que artistas portugueses possam criar novas abordagens artísticas à música para crianças e ver o seu trabalho reconhecido dentro do país e pela Europa fora.

Este festival parte de uma iniciativa da Zonzo Compagnie e visa a criação de uma plataforma de encontro de compositores, músicos, performers e dos seus projectos de criação, tanto portugueses como europeus, de forma a estimular e contribuir para o desenvolvimento da produção e apresentação de música não comercial para crianças.

CCB Big Bang, a decorrer no CCB nos dias 28 e 29 de Setembro

Saiba mais aqui.

 

 

CCB – Fábrica das Artes

O CCB/Fábrica das Artes abre a programação de Outono com o BIG BANG – Festival Europeu de Música e Aventura para Crianças.

Já na sua 3ª edição, o Festival tem vindo a marcar presença no panorama da programação nacional dirigida ao público mais jovem.

Artistas portugueses e de diferentes países europeus juntam-se aqui com o desejo de estimular as crianças a ouvir música erudita,experimental, electrónica e jazz e oferecendo propostas que se desmultiplicam em concertos, espectáculos multidisciplinares, músicade rua, oficinas, exposição interactiva.

…A organização garantia que nenhum miúdo voltaria a ouvir música da mesma maneira e nós, que estivemos lá, dizemos que tinham razão… 

                                                                TimeOut 22-10-2010

Destacamos também o convite lançado a Isabel Barros, directora artística do Teatro de Marionetas do Porto, para ocupar o nosso espaço de programação “Um Artista, Todos os Públicos”. Durante três semanas de Novembro a Companhia traz-nos os muitos tempos e olhares sobre o Teatro de Marionetas do Porto, a sua linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade; a marca criativa de João Paulo Seara Cardoso e a procura contínua de uma actualidade projectada no presente e no futuro, agora pela mão de Isabel Barros.

Saiba mais aqui.

 

 

GREENFEST

A 5ª edição Greenfest 2012 vai realizar-se de 26 a 30 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril.

O Festival é o evento de referência para a sustentabilidade que celebra o que de melhor se faz nas três vertentes: económica, social e ambiental. 

Serão muitas as novidades desta edição para os professores e alunos de todos os ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que terão a oportunidade de participar num circuito preparado especialmente para eles, a decorrer durante a semana mas também no fim-de-semana, compsto por diferentes atividades.

O Empreendedorismo como atitude é o tema central da edição deste ano do Greenfest. Entre os dias 26 e 30 de setembro, o principal festival de sustentabilidade em Portugal dinamiza, no Centro de Congressos do Estoril, um conjunto de iniciativas que refletem de que modo uma atitude empreendedora pode contribuir para uma sociedade mais sustentável.  Para visitantes de todas as idades, a 5ª edição do Greenfest demonstra, em oito eco tendências, como ser um empreendedor sustentável.

Saiba mais aqui.

 

 

Centro Cultural Olga Cadaval

O Centro Cultural Olga Cadaval insere-se no programa de revitalização cultural do país, em que a vertente de recuperação dos espaços cénicos existentes é de extrema importância. […]

Tendo sido durante 40 anos um espaço representativo do quotidiano social e cultural de Sintra, o incêndio de 1985 viria a atingir não só o espaço físico, mas também as reminiscências à retórica estética deste meio regional. […]

Três anos após o incêndio iniciaram-se os primeiros estudos que pretendiam viabilizar uma mais vasta utilização do edifício. Sendo a Vila de Sintra já conhecida por albergar diversos eventos culturais, seria absolutamente útil a existência de um espaço com capacidade para responder às necessidades de tais eventos. […]

Após vários trabalhos de remodelação e ampliação, o Centro Cultural Olga Cadaval foi inaugurado no dia 13 de Outubro de 2001 e tem, desde então, uma programação regular e transversal.

Saiba mais aqui.

 

 

Castelo de São Jorge

O Castelo de S. Jorge, enquanto monumento emblemático da identidade de Lisboa articulando em plenitude o riquíssimo passado histórico e o presente como cidade multicultural, cosmopolita e internacional, prossegue a missão de salvaguarda, investigação, valorização e divulgação dos seus bens culturais, promovendo o acesso, a fruição e dinamização do seu património, e contribuindo decisivamente para a promoção local e global do legado cultural desta importante capital europeia.

O Serviço Educativo do Castelo de S. Jorge disponibiliza vários programas de actividades que têm por objectivo estimular a compreensão de diversos aspectos de continuidade espacio-temporal do património do Castelo de S. Jorge, proporcionando leituras temáticas da história, dos espaços, das personagens, dos episódios e dos saberes que se foram acumulando ao longo dos tempos, promovendo o gosto pelo conhecimento histórico e pela valorização do património cultural enquanto factor de desenvolvimento humano.

Saiba mais aqui.

 

 

Cativar 

Concebemos conteúdos e actividades de animação para os mais pequenos, em nome próprio ou respondendo a desafios colocados por particulares ou empresas.

Acções de teatro, horas do conto, workshops, jogos, pinturas faciais, balões…são dinamizadas por actores e animadores especializados.

Levamos as nossas actividades a escolas, bibliotecas, feiras, festas de aniversário, festas de empresas, casamentos e outros eventos!

Também nos pode encontrar no Museu das Crianças, em Lisboa. Para uma visita contacte directamente o museu e faça a sua marcação.

Consulte o documento Especial Escolas para saber as condições de uma ida à escola.

Conheça o nosso trabalho e acompanhe as nossas aventuras e novidades através do Blog.

Saiba mais aqui.

 

 

Cantastórias

Um concerto para crianças a partir de 2 anos (e recomendado a crescidos de todas as idades) mágico, cheio de rimas, sons e histórias para rir e pensar – O Segredo da Floresta que todos querem saber.

Margarida Fonseca Santos, autora reconhecida de livros infantis, voltou a juntar as suas histórias e músicas às orquestrações de Francisco Cardoso, à frente de um grupo de músicos portugueses talentosos e com muita experiência em comunicar com crianças.

O espectáculo é baseado no livro/cd O Segredo da Floresta, recomendado no Plano Nacional de Leitura para apoio a projectos com música.

Um espectáculo mágico, cheio de rimas, de sons e de histórias para fazer rir e pensar.

Saiba mais aqui.

 

 

Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação. Criada por disposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, os seus estatutos foram aprovados pelo Estado Português a 18 de Julho de 1956.

A Fundação desenvolve uma vasta actividade em Portugal e no estrangeiro no quadro dos seus fins estatutários, através de actividades directas, subsídios e bolsas. Dispõe de uma Orquestra e de um Coro que actuam ao longo do ano no âmbito de uma temporada regular; realiza exposições individuais e colectivas de artistas portugueses e estrangeiros; promove conferências internacionais, colóquios, cursos; distribui subsídios e concede bolsas de estudo para especializações e doutoramentos em Portugal e no estrangeiro; apoia programas e projectos de natureza científica, educacional e artística; desenvolve uma intensa actividade editorial, sobretudo através do seu plano de edições de manuais universitários; promove e estimula projectos de ajuda ao desenvolvimento com os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste; promove a cultura portuguesa no estrangeiro; desenvolve um programa de preservação dos testemunhos da presença portuguesa no mundo. Paralelamente às suas actividades em Portugal e no estrangeiro, de promoção da cultura portuguesa, a Fundação desenvolve um programa de actividades em prol da Diáspora Arménia para a disseminação da sua língua e cultura.

Saiba mais aqui.

 

 

Culturgest, uma casa do mundo

A Culturgest reúne nos seus espaços exposições, espectáculos e conferências, entre outros. É um lugar que está intrinsecamente ligado à cultura de Lisboa.

Neste mês frenético destacamos as visitas guiadas para grupos, as ações de formação para professores, as oficinas das férias de Natal e uma conferência internacional na área de mediação cultural (em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian).

Espreite também os (Per)cursos com arte, breves aulas de arte contemporânea, para curiosos e entendidos.

Ninguém fica de parte!

Saiba mais aqui.

 

 

 

BLX – O Fio da História- Programa de Promoção do Livro e da Leitura

Na casa dos livros, dos criadores de imagens, dos inventores de palavras e dos devoradores de histórias mora uma formiga. A formiga que, de forma árdua e determinada, trabalhou em 2010 meadas de livros, cheios de histórias, imagens, personagens e cenários. Abriu um e outro livro, visitou esta e aquela história, conheceu vários escritores e descobriu novos e antigos ilustradores.

A pouco e pouco foi transformando as meadas de livros em novelos de leitura, formando em 2012 um fio entre histórias, personagens, imagens e lugares.

Na casa dos livros a formiga cria uma biblioteca visual, uma biblioteca de narrativas, uma biblioteca cheia de histórias para contar.

E assim começa o fio da história. Do era uma vez ao há muito tempo atrás estas histórias tal como todas as outras têm um princípio, um fio que as guia, da primeira à última linha. A formiga segura, delicadamente, no fio de cada novelo e conta histórias de manhã ao serão, todos os dias, em todas as estações do ano. Um ano a contar histórias, a conhecer escritores, ilustradores e outros contadores, que continuam a passar a palavra, a sussurrar memórias, a contagiar este e aquele, aqui e acolá.

Os fios ligam-se e entrelaçam-se para que no final de cada história surja outra.

Em 2013 a formiga começará a tricotar cada palavra, cada imagem, dando origem a uma manta enorme de histórias escritas, lidas, contadas e inventadas.

Susana Silvestre

Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa  – BLX

Saiba mais aqui.

 

 

Jardim Zoológico

Inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Foram vários os seus fundadores, como os Drs. Pedro van der Laan e José Thomaz Sousa Martins e o Baraão de Kessler, que contaram com o apoio de várias personalidades, como o Rei D. Fernando II e pelo conhecido zoólogo José Vicente Barboza du Bocage.

Hoje em dia, o Jardim Zoológico é um importante espaço onde aliada à conservação e à educação está uma forte componente de entretenimento e diversão. No parque habitam várias espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Das mais de 360 espécies do Jardim Zoológico, 54 são EEP’s.

O Centro Pedagógico tem como principal objetivo desenvolver e executar a função educativa do Jardim Zoológico, através de equipamentos, instalações próprias e de equipas técnicas com formação específica.

O programa educativo do Jardim Zoológico para escolas, tem Estatuto de Utilidade Educativa reconhecido pela DGIDC/ME, por desempenhar um importante papel no âmbito da educação ambiental.

Este reconhecimento evidencia o paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados pelo Jardim Zoológico e os curricula escolares, nas seguintes áreas:

Pré-Escolar › Conhecimento do Mundo

1º Ciclo › Estudo do Meio

2º Ciclo › Ciências da Natureza

3º Ciclo › Ciências Naturais e Geografia

Ensino Secundário, 10º e 11º ano › Biologia e Geologia

Ensino Secundário, 12º ano › Biologia

Programas Educativos de Animação

Mais Atividade Educativas

 

Saiba mais aqui.

 

 

KidZania Lisboa 

A KidZania é um parque temático dirigido a famílias, com crianças até aos 15 anos. Nesta cidade construída à sua escala as crianças podem “brincar aos adultos” num ambiente altamente realista. Podem escolher entre mais de 60 profissões diferentes, em réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade real: aeroporto, fábricas, teatro, lojas, circuito automóvel, esquadra de polícia, bombeiros, imprensa, estúdio de TV, estádio e muitos outros. As atividades são desenhadas para serem simultaneamente divertidas e pedagógicas, com base no conceito de edutainment (educação + entretenimento). Os conteúdos acompanham os programas escolares e procuram ensinar às crianças valores e regras de cidadania, ajudando-as a viver de forma saudável em sociedade.

Cada ida à cidade é uma experiência nova e irrepetível. Além de estar aberta às famílias, a KidZania oferece também visitas pensadas para grupos escolares, devidamente acompanhadas e ajustadas caso a caso. É um lugar único e extremamente versátil, assumindo-se também como uma excelente solução para uma festa de aniversário inesquecível ou para um evento empresarial personalizado. A KidZania dispõe de espaços pensados para todos: sala de pais, cafetaria, loja de recordações, berçário, enfermaria, serviços de fotografia e espaços para as crianças mais pequenas.

Saiba mais aqui. 

 

 

KidStuff – PREPAREM OS PEQUENINOS PARA UM EVENTO EM GRANDE

A Feira Internacional de Lisboa prepara-se para o KidStuff, um Evento Lúdico e Educativo dedicado a crianças dos 0 aos 12 anos e destinado a Jardins de Infância, Escolas e Colégios do 1º Ciclo, ATL´s e toda a família. 

Aprender Brincando é a palavra de ordem! A brincadeira é um meio de prazer, de comunicação e também de aprendizagem. A brincar a criança nomeia, classifica, associa, compara, analisa, calcula, compõe e cria. 

O professor/educador poderá complementar o trabalho desenvolvido na sala de aula, através dos vários ateliês e workshops que estarão disponíveis no KidStuff. Matemática, Literatura Infantil, Meio-Ambiente e Ciências, História de Portugal, Cidadania, Expressão Plástica e Dramática, Desporto e Música, a interactividade e a experimentação destes domínios enriquecerá o programa curricular.

Saiba mais aqui.

 

 

Monte Selvagem

O Monte Selvagem nasceu da ideia dos seus sócios, de criarem um espaço de respeito pelo ambiente e pela vida animal, onde a sociedade moderna encontrasse formas de lazer e entretenimento diferentes das habituais. Uma maneira de combater a vida agitada e cansativa do dia-a-dia e ao mesmo tempo de sensibilizar e educar no sentido da preservação da Natureza.

Num montado típico alentejano de sobreiros e azinheiras, várias espécies de plantas, animais selvagens e domésticos encontram um Refúgio de Bem – Estar que, com o apoio de uma equipa de trabalho dedicada e muitos equipamentos de lazer e recreio, constituem um parque temático onde pode, em simultâneo, Aprender, Divertir-se e Interagir com a Natureza e o Mundo Animal.

Saiba mais aqui.

 

 

Museu do Fado

Inteiramente consagrado ao universo da canção urbana de Lisboa, o Museu do Fado abriu as suas portas ao público a 25 de Setembro de 1998 celebrando o valor excepcional do Fado como símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País, o seu papel na afirmação da identidade cultural e a sua importância como fonte de inspiração e de troca intercultural entre povos e comunidades.

Assumindo conceptualmente o Fado como uma arte performativa em permanente construção, o Museu integra diferentes valências funcionais – escola do Museu, centro de documentação, auditório, circuito expositivo permanente e temporário – que, numa perspectiva integrada, contribuem para o cumprimento da missão definida de angariação, preservação, conservação, investigação, interpretação e fruição do acervo patrimonial alusivo ao universo do Fado, promovendo o conhecimento e a aprendizagem contínua e pluridisciplinar sobre esta expressão musical.

Saiba mais aqui.

 

 

Museu da Marioneta

O Museu da Marioneta encontra-se, desde Novembro de 2001, instalado no Convento das Bernardas, constituindo-se como o primeiro e único espaço museológico, no panorama nacional, inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas, percorrendo a história desta fascinante forma de arte através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.

Para 2012/2013 o serviço educativo do Museu da Marioneta convida-o a descobrir algumas das grandes tradições de teatro de marionetas espalhadas pelo mundo fora.

Esta viagem parte da coleção permanente do museu e pode ser feita através de um conjunto variado de atividades: visitas orientadas; visitas com atividade e oficinas de construção de marionetas.

 

Conheça o Programa de Serviço Educativo 2012/2013:

VISITAS ORIENTADAS

VISITAS COM ATIVIDADE

OFICINAS

FORMAÇÃO PARA ADULTOS

FÉRIAS ESCOLARES; MANHÃS CRIATIVAS; FESTAS DE ANIVERSÁRIO

Formação para Professores, Educadores, Animadores Culturais 

 

Saiba mais aqui.

 

 

Museu do Oriente

O Serviço Educativo do Museu do Oriente é um local de encontro com as diversas culturas orientais. Deste modo, quer reflectir sobre os olhares, entendimentos e interacções entre a cultura ocidental e oriental ao longo da história, de modo a contribuir para a aceitação da diferença.

Neste ano letivo oferece as seguintes opções de programação para publico escolar:

  • Visita Orientada às exposições para Professores e Profissionais da Educação
  • Visita Guiada para publico Escolar

Saiba mais aqui.

 

 

Parques de Sintra, Monte da Lua

As Visitas Escolares e de Tempos Livres foram desenvolvidas para crianças e jovens em idade escolar. As actividades propostas abordam de forma integrada a problemática da conservação do património natural e histórico da Paisagem Cultural de Sintra, enquadrando os aspectos geológicos, climáticos, botânicos, faunísticos e históricos. Todas actividades estão sujeitas a marcação prévia. Pode no entanto, optar pela Visita Escolar sem Acompanhamento, exclusivamente destinada a grupos escolares em visita de estudo, não sendo necessário efectuar reserva prévia. 

Saiba mais aqui. 

 

 

Plantar uma Árvore

A Associação Plantar Uma Árvore tem como missão a defesa da floresta nativa e das espécies autóctones, e preparou um programa especial para escolas, com saídas pedagógicas que aqui se apresentam.

 

 

Museu do Combatente

O Museu do Combatente e Forte de Bom Sucesso é um edifício de arquitectura militar, concebido pelo General Vallerée.Tendo como objectivo a expressão dos feitos militares portugueses, disponibilizando um leque de mostras permanentes, acompanhadas de exposições temporárias (de artes plásticas, fotografia e escultura).

Este espaço constitui-se como um pólo de divulgação da História de Portugal, onde se evidenciam três épocas do século XX, com diverso armamento militar disposto ao ar livre: I Guerra Mundial, Campanhas do Ultramar e Missões de Paz. A integração do Museu do Combat