O Pegadas – Centro Desenvolvimento Educativo explica a importância do professor.
Será que já alguma vez se questionou sobre a razão pela qual escolheu ser Professor?
Hoje, mais do que nunca, devemos colocar-nos esta questão. Vivemos um tempo em que toda a sociedade, de uma forma geral, desvaloriza a profissão de Professor e até mesmo o nosso Governo demonstra pouco respeito por todos aqueles que um dia sonharam mudar o mundo… Sim, porque só pela educação conseguiremos mudanças significativas, já dizia Nelson Mandela “A Educação é a arma mais poderosa para mudar o Mundo”.
Ser Professor não é transmitir conhecimentos, ser Professor é ensinar e aprender. É olhar para todos e cada um dos Seres que tem à sua frente e perceber o quão complexos e completos são… Perceber as suas dificuldades e preocupações, mas também as suas capacidades e aptidões.
Ser Professor é ser exemplo… É ser inspiração!
Quando chegam à sala de aula, os Alunos vêm sedentos de conhecimento, predispostos a aprender, mas cada uma ao seu ritmo, no seu tempo…
É isto possível nos dias que correm?
A resposta mais imediata e popular é NÃO!
Hoje em dia, os resultados são a prioridade no Ensino. Os Professores, pressionados pelos superiores (e em certa medida por toda a sociedade), estão cada vez mais preocupados em cumprir programas que se mostram cada vez mais extensos e complexos e em obter bons resultados nas Provas finais de Ciclo e Exames Nacionais.
Não há tempo para promoverem práticas que para o desenvolvimento da criatividade, dos interesses e aptidões dos Alunos, bem como do pensamento crítico. Os Alunos têm metas a alcançar e os Professores objetivos a cumprir que tornam a tarefa de Ensino-Aprendizagem difícil e muitas vezes desmotivante para todos os que estão nela envolvidos.
Este artigo foi útil para si?