Escolas > Notícias para escolas > Pumpkin Ajuda

Como participar no Dia do Nariz Vermelho?

Dia do nariz vermelho

O Dia do Nariz Vermelho é um dia especial onde as crianças aprendem a importância da solidariedade social.

O Dia do Nariz Vermelho é um dia especial onde as crianças aprendem a importância da solidariedade social, apoiando a missão da Operação Nariz Vermelho através da angariação de fundos, fundamental para que a organização possa continuar a receitar alegria.

A Operação Nariz Vermelho celebra, pelo 9º ano consecutivo, esta campanha que ensina a importância que um sorriso pode ter na vida de uma criança! Os resultados são extraordinários e mostram a dedicação, empenho e solidariedade da comunidade escolar: Em 2016 participaram 330 escolas, 100.000 alunos receitaram alegria, e 165.000 euros em fundos foram angariados. Estes donativos permitiram garantir a visita semanal de uma dupla de Doutores Palhaços a 5 hospitais, durante 1 ano.

Se quer inscrever a sua escola e participar assim neste Dia, único e memorável para toda a comunidade escolar, basta seguir os passos seguintes:

1º Passo: Participar.

Inscreva a vossa escola acedendo ao formulário de Inscrições na página oficial do Dia do Nariz Vermelho. Vão receber depois um Kit Educativo que inclui um manual de atividades inspiradoras sobre a missão.

2º Passo: Ajudar.

Para ajudar a causa com fundos, basta encomendar os Produtos Solidários da Operação Nariz Vermelho: narizes, t-shirts, CD, jogos, livros de atividades, etc., que se encontram na página COMO AJUDAR. Assim, professores, pais e alunos podem contribuir com um donativo, ao mesmo tempo que adquirem material didáctico e divertido, que vai entreter os miúdos em casa e na escola. 

Os produtos são enviados à consignação e a encomenda deve ser registada no mesmo formulário de inscrição, disponível para atualizações até ao prazo limite.

Todas as receitas revertem 100% para a missão.

3º Passo: Explorar.

O manual de atividades Rir é o melhor remédio! traz vários desafios muito divertidos:

Cria o teu Doutor palhaço.

Convide as crianças a inventarem um nome espetacular para o seu Doutor, a pensarem em nomes que sejam fáceis de lembrar, engraçados e que tenham a ver com uma característica sua – física ou de personalidade. Têm que pensar também no figurino – quanto mais estranho, melhor!;

A Matilde está careca.A Matilde está careca

Na sala de aula promova uma hora do conto e partilhe esta história com as crianças. Convide as crianças, a partir desta história, a expressar os seus sentimentos, no jogo dos afectos.

A Matilde é uma menina que enfrenta, como tantas outras crianças, uma doença muito assustadora. Na obra “A Matilde está careca” é explicada às crianças, de forma simples, do que se trata, contribuindo para a sua desdramatização e promovendo na escola a inclusão social daqueles que dela, infelizmente, sofrem ou virão a sofrer.
Tudo isto numa mistura de alegria e brincadeira, a marca da nossa abordagem e, também, porque todos sabemos que a melhor forma de aprendizagem é aquela que desafia, motiva, envolve e recompensa, enfim, que faz as crianças sentirem-se felizes!

4º Passo: Desafiar. 

Ano após ano a ONV leva alegria aos serviços de pediatria. Um trabalho sério e fundamental para todas as crianças que estão doentes. Mas este é um momento especial. De celebração. Por isso vamos envolver todos os que (felizmente) não veem o trabalho da ONV. Pessoas que também precisam de sorrir. Que estão ocupadas, stressadas, na correria do dia-a-dia.
Este é o mote para celebrar os 15 anos da ONV: vamos espalhar a alegria e fazer sorrir mais e mais pessoas. Na rua, no café da esquina, na papelaria, nos correios, no campo de futebol do bairro da vossa escola. Em todo o lado.

Como participar?

O primeiro passo e fazer cartazes. Participem neste concurso de alegria! Criem cartazes inspiradores com frases positivas:

BOM DIA ALEGRIA!, NÃO SE ESQUEÇA DO SEU SORRISO, SORRIR É PRECISO, OFERECEM -SE ABRAÇOS!

primeiro-passo-onv

O segundo passo? Simples. Sair à rua! Combinem entre salas e saiam todos para a rua, com os vossos cartazes, provocando esta alegria nos vossos vizinhos!

sair-rua-onv

último passo é filmar a alegria! Filmem com uma simples máquina ou telemóvel as reações das pessoas às vossas crianças e enviem à ONV esses momentos de alegria! A escola que contagiar mais pessoas recebe a visita dos Doutores Palhaços!

Vejam tudo sobre o concurso.

5º Passo: Celebrar.

O último passo é o mais fácil: divertirem-se! No dia 01 de Junho a festa é a dobrar, e o Dia da Criança é dedicado às crianças hospitalizadas. 

Inscreva a vossa escola acedendo ao formulário de Inscrições!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.