Escolas > Notícias para escolas > Pumpkin Ajuda

Atividades na Escola: inspirem-se com estas ideias

Atividades na Escola

Um complemento ou substituição de saídas pedagógicas, para enriquecer a aprendizagem dos alunos.

Cada vez mais faz sentido pensar em atividades a realizar na escola, em complemento ou substituição às visitas de estudo, e como forma de enriquecer a aprendizagem dos vossos alunos.

Quando o custo da deslocação dificulta a realização de visitas de estudo, trazer atividades à escola pode ser uma alternativa. Já diz o provérbio “se Maomé não vai à montanha”… Organizem sessões temáticas, celebrem dias festivos, tudo sem sair da escola.

Além dos parceiros externos que vão até à escola, inspirem-se com estas ideias para os dias temáticos: miminhos feitos pelas crianças com estes trabalhos para o Dia da Mãe,  ideias de presentes para o Dia do Pai, fáceis de serem feitas com os alunos e que os papás vão adorar, trabalhos manuais sobre a Páscoa para fazerem com os miúdos em sala de aula, e estes presentes de São Valentim, que os pequenos podem oferecer aos pais ou aos amigos mais especiais.

E porque não são apenas os alunos que estão em processo de aprendizagem constante, espreitem as nossas sugestões de formação para professores.

Vejam opções de atividades na escola organizadas por diferentes temáticas:

A Pumpkin destaca:

Roda Viva – VIV’A TURMA.


As atividades lúdicas, culturais e desportivas propostas pela RODA VIVA são interactivas, originais e muito divertidas; têm uma forte componente pedagógica, contribuindo para um maior contacto com a Natureza, História, Lugares, Costumes, Desportos e Tradições Portuguesas e a transmissão de valores cívicos e culturais.

Com 20 anos de experiência a oferecer serviços a escolas, podem contar com a Roda Viva para proporcionar experiências marcantes e inesquecíveis!

Para a Colónia de Praia/Campo, o ATL de Férias, os passeios da turma ou dos finalistas,ou as atividades pós-escolares, a RODA VIVA tem uma enorme diversidade de atividades imaginativas, óptimas instalações e uma Excelente Equipa de Monitores pronta a proporcionar experiências marcantes e inesquecíveis!

Mais Informações: Roda Viva na Escola[email protected] | 965 040 374

Atividades na Escola com Teatro e Música

Trupe Sons em Cena

Trupe Sons em Cena
Foto: Revista Musical Portuguesa

A Trupe Sons em Cena além da atividade regular (mensal) de apresentações de “Música com Bebés & Papás” tem as seguintes ofertas:

Música com Bebés & Papás sessões com temáticas e regularidade mensal para Famílias com bebés até 36 meses (Porto, Oliveira de Azeméis, Maia, V.N.Gaia, Gondomar, Paredes, Paços de Ferreira) consultar link de reservas online mensal…

Musicando no Jardim/Escola (creches, jardins e escolas): A Trupe Sons em Cena, com o Indy & Lipe (e seus convidados), leva até à sua escola oficinas e sessões de interação musical com temáticas pedagógicas que procuram de uma forma lúdica e prática apresentar a pequenos e grandes grupos um variado repertório de músicas e exercícios em que a expressão musical e as histórias sonoras contadas se fundem em momentos únicos…

Teatro Musical “O meu Pai é… ALQUIMISTA” (crianças dos 4 aos 12 anos): preços sob consulta.

Formação Expressão Musical na Primeira Infância,em parceria com o serviço educativo do Museu FC Porto em datas a designar.

A trupe está ainda disponível para apresentações em datas especiais e eventos pontuais.

Mais informações: [email protected] | [email protected] | 933437055

O Som do Algodão

O som do algodão

O Som do Algodão é um projeto de música e narração oral que trabalha as histórias, a experimentação sonora, as sensações e a memória afetiva. Brincamos às histórias, aos sons que se escondem, à escuta das sensações. Tem como objetivo espertar a curiosidade pela literatura, pela experimentação sonora, pela performance criativa, pela expressão dramática e pela experimentação coreográfica.

Com uma vasta oferta de contos musicados, desde adaptações de obras literárias recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura até criações próprias, brincam com as palavras para que elas passem a ser mais nossas

Mais Informações: [email protected]

Cativar

Cativar

A Cativar leva os seus espetáculos de Teatro às escolas, bibliotecas, auditórios, festas e eventos de todo o país. Indicados dos 2 aos 10 anos de idade. Histórias originais e tradicionais, com enredos educativos e muito divertidos.

Alguns dos espetáculos disponíveis:

– O Patinho Feio

– A História da Carochinha

– O Reino de Pernas para o ar

– Pinheirinho de Natal

Consulte aqui o Serviço Educativo da Cativar para 2018/2019.

Mais Informações: www.cativar.com[email protected]

A PAR

A Par

As sessões A PAR podem ser solicitadas por qualquer instituição ou particular que promova ou pretenda promover actividades para crianças e suas famílias. Nestas Sessões os pais e as suas crianças usufruem de momentos de qualidade vividos em conjunto, através de canções, rimas, histórias e objectos lúdico-expressivos.

Consulte aqui o Serviço Educativo da A PAR para 2018/2019.

Mais Informações: https://a-par.org | [email protected] | 217 579 705

Atividades na Escola para a Promoção da leitura

Rita Correia Ilustradora

Rita Correia

Apresentações das Histórias “Um Livro para Ti”, “O Meu Nome É…” e “Ilumina” a Grupos de pré-escolas, 1º Ciclo ou worshops sobre “Ser Ilustrador e Autor” a grupos de 2º e 3º ciclos.

Mais informações:  [email protected] | Facebook

Editora e Livraria GATAfunho

Gatafunho

A GATAfunho é uma editora de livros para todas as idades. Os seus livros não têm rótulos, nem “livros de instruções”. Realizam Feiras do Livro em escolas da Grande Lisboa, nas quais oferecem escolhas diferentes e sempre à medida da escola em questão, selecções cuidadas e de qualidade. Trabalham com várias editoras, portuguesas e estrangeiras.

Organizam também sessões de contos para alunos na Escola, formação para professores e oficinas para o 1º, 2º e 3º ciclo, na área da grande Lisboa.

Mais informações: [email protected] | 212696831 | Facebook

Bruno Magina

Bruno Magina publicou «A Vila das Cores», um livro infantil para todas as famílias e um verdadeiro conto arco-íris – aborda, de uma forma simples e divertida, a homossexualidade, a homofobia e a diversidade de famílias, desmistificando preconceitos e deixando uma mensagem de tolerância e respeito, tanto a crianças como a pessoas adultas.

O livro”A Vila das Cores”, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Apoio a Projetos de Educação para a Cidadania e o autor trabalha o tema em sala com os alunos.
É também autor dos livros “Viagem a Coimbra” e “Sete Dias de Verão”.

Mais Informações: Facebook | [email protected]

Cabeçudos

Cabeçudos
A Cabeçudos® surgiu em 2010 com o objectivo de enriquecer o panorama cultural dedicado ao público infanto-juvenil. São uma livraria exclusivamente direcionada para a infância, onde acolhemos artistas da narração oral, da música, do teatro e das artes plásticas, apostando na criação de momentos de partilha entre famílias. E cedo começámos a desenvolver diversos serviços educativos para as escolas.

Em 2011 nasceu a Fábrica de Histórias®, um projeto artístico e literário implementado no espaço curricular, onde cooperam alunos e professores do Pré-escolar ao Ensino Secundário.

Em 2015, conceberam o PROL® – Programa de Literacia Emergente, dirigido a crianças dos 0 aos 6 anos. Com uma metodologia que privilegia a educação pelas artes, o PROL atua nos estabelecimentos de ensino Pré-escolar.

A livraria Cabeçudos promove Feiras de Leitura na sua escola, com o cuidado e qualidade que lhe são reconhecidos, apresentando uma seleção criteriosa e abrangente, elegendo a qualidade nos livros que partilha, promovendo junto com o estabelecimento de ensino a divulgação do evento junto de encarregados de Educação, alunos, professores e outros profissionais de educação.

Mais informações: [email protected] | 218 005 184 | 968 513 730

Atividades Pedagógicas na Escola

Vitamimos

Inúmeras doenças estão associadas a erros alimentares e a estilos de vida menos saudáveis. A ciência comprova que envolver as crianças na preparação dos alimentos tem um impacto positivo nas suas escolhas alimentares. É por isso, que a Vitamimos visa transformar as crianças em autênticos especialistas da saúde com o programa “Chefs de Saúde”.

Para isso, a Vitamimos a possibilidade de receber na sua escola um programa de educação alimentar, que integra outras temáticas promotoras de saúde: atividade física, sono de qualidade, higiene e sentimentos e emoções.

Este programa, destinado ao primeiro ciclo do ensino básico, inclui um manual pedagógico e duas sessões em sala de aula, com momento culinário, dinamizadas por uma nutricionista.

Já o programa Eco-Chefs visa sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis e, simultaneamente, agir de forma a proteger o ambiente. A promoção da alimentação saudável surge associada à promoção de condutas que contribuem para a sustentabilidade ambiental, numa lógica de eco-nutrição, económica e ecológica.

Os dados alarmante da obesidade infantil e a pressão ambiental com vista à segurança alimentar de uma população crescente fundamentam a intervenção. Fruto de parceria com a Plataforma de Saúde na Escola da Câmara Municipal de Cascais, a iniciativa baseia-se na metodologia da Educação pelos Pares.

Mais informações: [email protected] | 214 582 932

Academia de Código_Júnior

academia de código

A Academia de Código_Júnior ensina, graças a uma estreita parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Fundação Calouste Gulbenkian, em três estabelecimentos do 3º e 4º ano do Ensino Básico do concelho: EB 1 do Bairro do Armador, EB 1 Alda Vieira e Jardim Escola São João de Deus.

Sob as suas asas – ou melhor, dentro das suas chavetas – estão três turmas, 75 alunos com idades entre os 8 e os 9 anos, a viver uma das maiores e mais excitantes aventuras cognitivas das suas vidas.

A hercúlea visão da Academia de Código para estes pequenos programadores? Fazer deles pioneiros do código para, futuramente, expandir esta versão beta a todas as escolas do ensino básico nacional e integrar no sistema educativo o nosso currículo de competências básicas em programação, fazendo assim com que, dentro de alguns anos, 1.200.000 estudantes portugueses passem a tratar o código por tu.

Mais informações: [email protected]

Happy Code

Férias de Verão na Happy Code

Vivemos num mundo muito diferente daquele de há 10 ou 20 anos atrás; Smartphones, tablets e computadores são amplamente utilizados, especialmente por crianças e jovens e, como a matemática ou o inglês, a programação está rapidamente a tornar-se um dos skills fundamentais deste século.

A Happy Code oferece a melhor e mais moderna metodologia de ensino de programação de computadores e robótica, comprovada a nível internacional, adaptada a crianças e jovens. Estão disponíveis vários modelos de parceria que se adaptam às necessidades de cada escola, sendo que a Happy Code prepara um portal exclusivo para escolas parceiras com todo o material didático e treinamentos.

Mesmo se a escola não possuir computadores disponíveis ou um wifi rápido, a Happy Code disponibiliza o material para fazer chegar a programação a todos.

Mais informações: Happy Code nas Escolas [email protected]

Vaivém Oceanário

vaivém-oceanário

O Oceanário também vai até si. Espalha pelo país a literacia do oceano para que todos compreendam a sua importância e a urgência de agir pela sua conservação.

A conservação da natureza toca a todos, ninguém fica de fora: entre e seja bem-vindo. É só receber o Vaivém e observar o que traz de novo para ajudar a adotar comportamentos mais responsáveis para com o planeta que habitamos. Claro que gostamos muito de o receber no Oceanário. No entanto, mais tarde ou mais cedo, «vai» lá, não «vem»?

O acesso é gratuito e a atividade destina-se ao público em geral, assim como aos grupos escolares e aos professores. As datas, horários e condições serão estabelecidas entre o Oceanário, as Câmaras Municipais e os estabelecimentos de ensino dos Municípios que acolhem o Vaivém Oceanário.

Mais informações: [email protected] | 218 917 000

Atividades nas Escolas para Aprendizagem de Línguas

Fun Languages – The Kids Club

Com cobertura de Norte a Sul do país e Madeira, trabalha há 15 anos com todas as faixas etárias, desde os 3 anos, nos próprios clubes, nas escolas públicas e privadas, creches, agrupamentos, entre outros.

Para além do inglês, fazem parte da oferta o espanholfrancês e o alemão.

Mais informações:  966 757 720 | [email protected] | Facebook

Atividades nas Escolas sobre Ciência

Fun Science, Ciência Divertida

Fun Science

A Fun Science, Ciência Divertida® é um conceito inovador e pioneiro na Europa e em Portugal, que se baseia no ensino experimental.

Desde 1998 que desenvolvem programas educativos e de entretenimento, para crianças e jovens entre os 3 e os 16 anos que abordam áreas do conhecimento científico, social e ambiental de uma forma diferente, informal e divertida.

As suas atividades são inovadoras e enriquecedoras, despertando a imaginação e a curiosidade das crianças e jovens para áreas tão diversas como a física, a química, o ambiente e a sustentabilidade, a saúde, a nutrição, a astronomia, entre muitas outras.

A Fun Science, Ciência Divertida® utiliza metodologias baseadas na participação das crianças, de forma a que a aprendizagem da ciência passe a ser marcante, divertida, apaixonante e única!

A equipa da Ciência Divertida® vai ao seu encontro, deslocando-se ao local da atividade no dia e hora pretendidos, sendo que os seus monitores possuem:

  • Formação e experiência pedagógica;
  • Formação específica Fun Science, Ciência Divertida®;
  • Profissionalismo e grande capacidade de comunicação;
  • Simpatia e dinamismo.

Contacte-os para ficar a saber mais sobre os programa pedagógicos (atividades extracurriculares, sessões temáticas ou workshops, atividades de complemento e de enriquecimento curricular, programas de férias) ou de animação (circuitos de ateliers de ciência, espetáculos de ciência ou animação de festas de aniversário).

Os programas são extremamente versáteis, pelo que podem ser facilmente adaptados às necessidades de cada Instituição.

Mais informações: [email protected]

Neurónios Curiosos

Este é um projeto que pretende divulgar a ciência e aproximar as crianças e a comunidade deste maravilhoso e fascinante mundo de descoberta. É a concretização do sonho de uma bióloga que decidiu arriscar e criar um conceito diferente, onde a ciência é transmitida com muita paixão e dedicação. Nas escolas, desenvolvem aulas extracurriculares de Ciência, dias temáticos, exposições e animações.

Mais informações: 967 176 936 | [email protected]

NutriCientistasNutricientista

A NutriCientistas é um projecto original de educação alimentar e científica a partir de histórias e contos infantis, transmitindo de uma forma divertida conceitos de alimentação saudável, nutrição e ciência.

A NutriCientistas desenvolve 4 tipos de Workshops:

– Nutristórias
– CIÊNCIAcerta
– miniCHEFS
– Portugal: Sons, Saberes e Sabores

De momento os workshops são apenas realizados na zona da Grande Lisboa.

Mais informações: [email protected] 916 305 944

 

Vejam também:

Desde exposições a peças de teatro, passando por Zoos e Quintas Pedagógicas!

Cursos livres, workshops, diálogos... São muitas as opções para manterem-se sempre atualizados

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *