Cinelíngua francesa: um novo dispositivo para aprender francês - Pumpkin.pt

Cinelíngua francesa: um novo dispositivo para aprender francês

cinelingua francesa

Parlez-vous français? Agora sim, através do cinema!

Chama-se Cinelíngua francesa o novo dispositivo para o ensino do francês a ser apresentado publicamente, pela primeira vez, durante a 21ª edição da Festa do Cinema Francês.

Lançado pelo Institut français du Portugal, este pretende ser uma ferramenta complementar na aprendizagem da língua e da cultura francesa, considerando o cinema francês atual como ponto de referência.

O Cinelíngua francesa funciona como um intermediário entre os distribuidores de filmes, as salas de cinema, os professores de francês e as escolas ou outras estruturas de ensino.

Propõe aos professores de francês um catálogo de filmes que vai ser enriquececido, todos os anos lectivos, com cerca de 6 a 9 filmes, um dossier pedagógico específico para cada filme e, graças a uma estreita colaboração com a Zero em Comportamento, para cada professor, a possibilidade de programar sessões escolares do filme escolhido nas salas de cinema mais próximas e nas datas mais adequadas ao seu calendário.

Este dispositivo pretende incentivar, assim, os distribuidores portugueses a escolherem filmes franceses adaptados ao público jovem, desenhando uma programação de filmes adequada a alunos do ensino primário e secundário em Portugal. Esta programação incluirá filmes recentes que abordem temas sociais, culturais, linguísticos e históricos, com os quais os jovens se poderão identificar.

Tendo como base o site, o Cinelíngua francesa serve também como um incentivo para o regresso às salas de cinema, destacando e valorizando a importância de criação de hábitos de consumo cultural entre os jovens, a fim de considerar a formação de novos públicos. Apontando sempre à universalidade de acesso, as sessões escolares terão um preço reduzido em comparação ao preço habitual nas salas de cinema.

O Cinelínguafrancesa será implementado já este ano letivo 2020/2021, a partir do próximo mês de novembro.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *