7ª Edição da Missão Power UP: Conheça os vencedores! - Pumpkin.pt

7ª Edição da Missão Power UP: Conheça os vencedores!

missao-power-up

Escolas portuguesas premiadas pelo desenvolvimento de projetos de eficiência energética.

Já foram divulgados os vencedores da 7ª edição do projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta e da 3ª edição da Missão POWER UP, os projetos educativos GALP que desafiaram, durante o ano letivo de 2016/2017, crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos, a criarem e desenvolverem ações para promover uma maior eficiência no consumo de energia, nas escolas e em casa.

Neste ano letivo, o projeto Missão UP| Unidos Pelo Planeta alcançou 1036 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e impactou mais de 10 mil alunos entre os 6 e os 10 anos. Foram ainda realizadas 403 visitas às escolas para dinamizar as Aulas de Energia, especialmente criadas para este projeto, e 5 visitas lúdico-pedagógicas, com visita das mascotes do programa e dinamização de um jogo gigante sobre mobilidade sustentável, para as primeiras escolas a completar a missões.

No programa Missão UP, os alunos receberam apresentações dinâmicas sobre as diferentes temáticas do projeto – fontes de energia, eficiência energética, mobilidade sustentável, pegada energética e profissões associadas à energia – que incluíram cinco filmes temáticos e visitas de colaboradores Galp, que dinamizaram aulas de energia.

O projeto estimula o desenvolvimento de atividades para a promoção da eficiência energética, através da constituição de brigadas de alunos. Esta iniciativa fomenta, igualmente, a competição entre escolas para a realização de missões de promoção da eficiência energética.

A Missão POWER UP, que conta já com três edições e se dirige às escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de Portugal Continental e Ilhas, visitou 105 escolas no presente ano letivo e impactou 3.715 alunos.

Promovendo uma maior participação dos jovens e potenciando o seu envolvimento no projeto e na exploração das suas temáticas, estes alunos foram desafiados a criar equipas multidisciplinares, delinear e pôr em prática um conjunto de ações para promoção da eficiência no consumo de energia da escola. Por outro lado, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos na plataforma online com jogos didáticos, sobre diversos temas relacionados com a energia, cuja classificação obtida ditava qual a escola e os jogadores vencedores do concurso online.

Para além disso, este ano, os alunos mais velhos foram também desafiados a ensinarem os mais novos, com a dinamização de uma aula sobre eficiência energética aos estudantes do 1º ciclo, surpreendendo-nos com teatros, jogos e passatempos, workshops e aulas práticas, motivando os mais novos das mais diversas formas.

A Escola Básica 1º Ciclo do Viso, na Figueira da Foz, a Escola Básica 1º Ciclo/JI Carquejido, em Aveiro, e a Escola Básica 1º Ciclo Ouressa, em Sintra, foram as grandes vencedoras da edição deste ano da Missão UP| Unidos Pelo Planeta.

A Missão POWER UP – que se dirige a alunos mais velhos, com idades entre os 10 e os 15 anos, também apurou três vencedores, a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, a Escola Professor Galopim de Carvalho, em Sintra e a Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, em Bragança.

Ideias vencedoras em 2016/2017

Os trabalhos apresentados pelas escolas participantes foram avaliados por um júri, para selecionar os melhores projetos inerentes à Missão UP e à Missão POWER UP, que se destacaram, quer pela abordagem feita por parte dos alunos aos temas da eficiência energética, quer pela criatividade demonstrada nas atividades elaboradas.

Prémios Missão UP | Unidos pelo Planeta

Cada uma das escolas vencedoras recebe um kit EcoScience da Science 4You, bem como 500 euros em material escolar. Os docentes recebem hotspots e os alunos que participaram no projeto ganham um circuito Ciência Viva e uma visita à KidZania, com os professores.

1º PRÉMIO

Escola Básica de 1º Ciclo do Viso, Figueira da Foz

A escola vencedora realizou várias atividades que envolveram toda a comunidade escolar. As brigadas Missão UP desenvolveram um concurso tapa-frinchas, convidaram pais de alunos com profissões ligadas à energia para falarem sobre as suas experiências, nestas áreas, organizaram uma visita à central termoeléctrica de Lares e realizaram um “Eco-Sarau” de sensibilização para diversas temáticas ambientais.

2º PRÉMIO

Escola Básica de 1º Ciclo/JI Carquejido, São João da Madeira, Aveiro

Esta escola desenvolveu uma ação de sensibilização para a redução de consumos, em casa, realizou uma adaptação de uma música sobre poupança de energia e criou o jogo “Gasta a tua energia e poupa a do Planeta”.

3º PRÉMIO

Escola Básica de 1º Ciclo Ouressa, Mem Martins, Sintra

A terceira escola vencedora organizou uma sessão de esclarecimento sobre os diferentes tipos de lâmpadas existentes para dar a conhecer quais as mais eficientes, criou uma tabela de registo do meio de transporte que é utilizado pelos alunos, entre casa e a escola para promover procedimentos de mobilidade mais sustentáveis. Os alunos participantes no projeto fizeram, também, uma replicação da visita Missão UP a outros colegas da instituição de ensino, para promover uma maior eficiência no consumo de energia.

Prémios Missão POWER UP

Circuitos Ciência Viva, powerbanks e tablets… são muitos os prémios para os alunos que se distinguem no âmbito do projeto, seja pelas ações nas escolas, pelas sessões aos colegas mais novos ou pela classificação nos jogos online.

As escolas vencedoras, receberão hotspots e cartões Galp frota, bem como vales de desconto e tablets para os professores.

Este ano, a Galp vai ainda oferecer um prémio extra: disponibilizando até 100 entradas para a exposição “Leonardo Da Vinci – As invenções do Génio”, que decorre na Alfândega do Porto, até 31 de julho, de 2017.

1.º PRÉMIO Missão POWER UP

Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte

No âmbito deste projeto foram criadas 21 equipas, que realizaram diversas atividades, com 87 ações desenvolvidas. Destacam-se a realização de workshops temáticos, a promoção de um orçamento participativo da escola, para a substituição de lâmpadas e a formação de mini “auditores” para o levantamento das principais necessidades da instituição de ensino.

2.º PRÉMIO Missão POWER UP

Escola Professor Galopim de Carvalho, Sintra

Com a criação de quatro equipas, esta escola trabalhou no desenvolvimento de jogos e passatempos para as sessões de esclarecimento aos colegas mais novos, organizou brigadas ecológicas, implementou iniciativas de redução de luminosidade nos ecrãs dos computadores e um programa de troca de lâmpadas. Os alunos realizaram, ainda, diversas ações de sensibilização e exposições temáticas sobre práticas de eficiência energética.

3.º PRÉMIO Missão POWER UP

Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, Bragança

A escola que ficou em terceiro lugar apresentou atividades, desenvolvidas com base em dois temas da Missão POWER UP, com a criação de seis equipas. No âmbito do projeto, os alunos construíram e distribuíram ecopontos pela comunidade escolar, organizaram um passeio de sensibilização para a biodiversidade e conservação da natureza, bem como ações de sensibilização para a poupança de água.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *