Escolas > Atividades na escola > Tecnologia no ensino

Concurso Brigadas Positivas do Missão Up

Concurso Brigadas Positivas Missão Up

Em 2014/205, o Concurso Brigadas Positivas lança às escolas o desafio de organizarem “brigadas” de alunos, orientados pelos professores, com a responsabilidade de criar e concretizar missões relacionadas com os quatro temas abordados na Missão UP – fontes de energia, eficiência no consumo de energia, mobilidade sustentável e pegada energética, com abrangência dentro e fora da escola. 

Cada Brigada Positiva deverá estruturar uma Missão UP | Unidos pelo Planeta, definindo objetivos e ações a desenvolver durante o ano letivo. 

A participação será formalizada através do envio de um Relatório de Atividades final. Este Relatório apresentará os membros das Brigadas Positivas criadas, a missão que assumiram e as atividades que implementaram para a concretizar. 

O Relatório deverá ser acompanhado de uma apresentação gráfica (fotografias, desenhos, etc.) e/ou audiovisual (filme, música, etc.) das atividades realizadas, com o objetivo de facilitar a perceção das mesmas, dos seus resultados e impactos. A criação das “brigadas” e a definição dos seus objetivos e tarefas ficará a cargo de cada escola. 

Um júri selecionará os 3 melhores projetos, premiando alunos, professores, escolas e pais envolvidos. 

Para o ano letivo de 2014/2015 o prazo de entrega para os Relatórios das Brigadas Positivas é até 30 de abril de 2015. 

 

Prémios Escolas vencedoras

  • Diagnóstico de Segurança e Diagnóstico ao Consumo de Energia, a realizar pela Galp Soluções de Energia e pelos serviços Galp Comfort; 
  • No caso das 3 escolas vencedoras serem clientes de eletricidade da Galp Energia, será oferecido o pagamento de um mês de eletricidade, num valor máximo de 500€ (+ IVA) a cada uma das 3 escolas. 

 

Alunos membros das Brigadas Positivas vencedoras: 

  • Kits de Mobilidade (máximo de 30 alunos) compostos por bicicleta, capacete e mochila; 
  • Visita dos membros das Brigadas Positivas vencedoras a um edifício da Galp Energia, ou de um dos seus clientes, que seja uma referência na questão de eficiência energética e aplicação de produção de energia através de fontes renováveis (inclui transporte e alimentação); 
  • Oferta de viagens de um dia ao parque temático KidZania, incluindo transporte, refeições e entrada para os membros das Brigadas Positivas, num máximo de 40 entradas para alunos e 4 entradas para professores. 

 

Professores Coordenadores das atividades das Brigadas Positivas vencedoras, num máximo de 4 professores por cada brigada: 

  • Aquecedor a gás Hotspot; 
  • No caso de os professores serem clientes de eletricidade da Galp Energia, será ainda oferecido o pagamento de um mês de eletricidade no valor máximo de 50€ (+IVA). 

 

Pais e Encarregados de Educação dos alunos membros das Brigadas Positivas vencedoras: 

  • Detetores de monóxido de carbono domésticos para os agregados familiares.