O método de ensino nas escolas, em Montessori - Pumpkin.pt

O método de ensino nas escolas, em Montessori

O método de ensino em Montessori

O método de ensino de Maria Montessori privilegia as atividades auto-orientadas, a aprendizagem prática e a brincadeira colaborativa.

Na pedagogia Montessori, o método de ensino, incluindo a organização da composição das salas de aula, é diferente das encontradas no método de educação dito tradicional. O Jardim da Descoberta partilha connosco um pouco de como funciona a composição das salas de aula em Montessori.


Um dos princípios que Maria Montessori mais priorizava era a heterogeneidade de idades dentro das salas. Este pequeno grande pormenor é de grande importância e passamos a explicar porque.

Inicialmente Maria Montessori denominou a sua pedagogia como “Pedagogia Científica”, isto por se basear em estudos e observações feitas pela mesma. Nada surgiu ao acaso. A questão da heterogeneidade etária nas salas de aula não é excepção. Maria Montessori ao longo de todo o seu percurso percebeu que existem planos de desenvolvimento, períodos sensíveis, etc., que são comuns a todas as Crianças do Mundo naquela mesma faixa etária.

Maria Montessori

Dependendo das estruturas das escolas, as salas de aula podem ser compostas por Crianças com diferenças de idade de 3 anos ou até de 6 anos.

A aprendizagem aqui dá-se de forma mais natural sendo que os mais pequenos aprendem com os mais velhos e os mais velhos ganham confiança e auto-estima por serem exemplos para os mais novos. O grande objectivo é aprenderem a viver em sociedade ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos sobre os mais diversos temas. Aqui também é proporcionado que cada Criança aprenda e avance ao seu próprio ritmo sem qualquer julgamento.

O ensino em Montessori é dividido em 4 grandes grupos, que podem ser posteriormente subdivididos:

  • Assistência à infância – 0 aos 3 anos
  • Casa das Crianças/ Primary – 3 aos 6 anos
  • Elementary – 6 aos 12 anos
  • Secundária – 12 aos 18 anos

As subdivisões são:

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Assistência à Infância ( 0-3 anos)

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Os primeiros três anos de vida são a base no desenvolvimento dos seres humanos e do seu potencial. É um período no qual o núcleo da personalidade, habilidades sociais e valores humanos são desenvolvidos. Uma compreensão do desenvolvimento da criança permite que os ambientes Montessori atendam às necessidades da criança e promovam um sentimento de integração, independência e aquisição da linguagem, permitindo que as crianças se sintam capazes. Os programas infantis Montessori desde o nascimento até aos 3 anos são fornecidos em vários formatos diferentes:

Pré-natal: Aulas para mulheres grávidas e para os seus companheiros.

Nova família: Aulas para pais / cuidadores ​​aprenderem com os seus filhos e compreenderem a criação de ambientes favoráveis ​​para crianças dessa idade. As aulas têm base no conhecimento de como observar a criança e como oferecer actividades apropriadas.

Nido: Ambientes para crianças entre as idades de aproximadamente 2 e 14 meses, especialmente desenhados para crianças que ainda não adquiriram a marcha.

Comunidade infantil: Ambientes fornecidos para crianças dos 14 meses aos três anos e que se concentram no desenvolvimento do movimento, da linguagem e da independência dentro de um contexto social.

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Casa das Crianças/ Primary (3-6 anos)

Tendo aqui a Criança já adquirido as bases da sua personalidade, as crianças de três anos chegam ao ambiente preparado, prontas para desenvolver e aperfeiçoar as suas habilidades. Aprendem melhor através de actividades da vida real que apoiam a independência e a auto-eficácia; a manipulação de objectos para proporcionar experiências sensoriais concretas; exploração aberta que leva ao refinamento dos movimentos, percepções sensoriais, linguagem e desenvolvimento de seu intelecto. Todos os membros dessa comunidade expandida de crianças de 3 a 6 anos aproveitam as oportunidades para seguir seus próprios interesses, escolher livremente as suas próprias actividades, desenvolver a sua capacidade de concentração e aprender e perceber ao seu próprio ritmo as suas capacidades emergentes de razão, imaginação e sociabilização.

Elementary (6 a 12 anos)

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Crianças na idade elementar geralmente podem ser caracterizadas pelas suas mentes curiosas, a sua capacidade de se abstrair e imaginar, a sua orientação moral e social e a sua energia para pesquisa e exploração. As crianças nestas faixas etárias trabalham em grupos pequenos e de idades variadas numa variedade de projectos que estimulam a imaginação, envolvem o intelecto e desenvolvem suas habilidades de raciocínio.

Estudos elementares constroem conhecimento através de um estudo aprofundado do mundo e como ele funciona. Os estudos são integrados em disciplinas que incluem geografia, biologia, história, linguagem, matemática, ciências, música e outras formas de expressão artística. A exploração de cada área é aumentada pelas crianças, que organizam visitas além dos limites da sala de aula para obter conhecimento da vida real de recursos da comunidade, como biblioteca, planetário, jardim botânico, centro de ciências, fábricas, hospitais, etc. Promovendo assim um sentimento de conexão com a humanidade e incentivando o desejo natural das crianças de contribuir para o mundo.

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O ambiente da escola primária é para crianças de 6 a 12 anos. Dependendo da estrutura da escola em questão as Crianças são organizadas em grupos de 6 a 9 anos, de 9 a 12 anos ou de 6 a 12 anos.

Secundária (12 aos 18 anos)

Para as crianças de 12 a 18 anos, Maria Montessori tinha um ambiente especial em mente. Como os adolescentes estão numa fase especial da vida, no limiar da idade adulta, o ambiente deve refletir todos os aspectos da vida adulta e proporcionar oportunidades, não apenas para a busca dos interesses académicos, mas também participar em trabalhos práticos do quotidiano dos adultos num ambiente social tão próximo de uma sociedade real quanto possível. Através de experiências da vida quotidiana e das suas responsabilidades, os adolescentes irão praticar o que é preciso para se tornarem um membro contribuinte de uma sociedade mais ampla.

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Essa experiência inclui uma iniciação na economia e uma compreensão de sua importância para a vida quotidiana. Outro aspecto importante do meio ambiente é que deve colocar os adolescentes em contacto próximo com a natureza, a fim de incutir uma apreciação e compreensão da responsabilidade do planeta em que vivemos e fazemos parte.

A Secundária em Montessori é feita numa quinta onde os jovens são os responsáveis por toda a gestão. Para esta faixa etária ainda não existe disponível em Portugal o ensino Montessori, contudo acreditamos que será uma questão de tempo até começarmos a poder usufruir das primeiras Escolas Secundárias Montessori no nosso país.

A escola para adolescentes é para jovens de 12 a 18 anos. Os jovens são divididos em dois grupos de 12 a 15 anos e 15 a 18 anos. Contudo, dependendo do tamanho da escola e das actividades a desenvolver, os jovens podem estar juntos dos 12 aos 18 anos.

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