Escolas > Atividades na escola > Atividades Criativas

Sugestões de leitura e atividades criativas para fazer em sala de aula

livros para crianças

Vejam as nossas sugestões de livros para crianças e atividades que podem associar, para fazerem em contexto escolar.

Ler histórias a crianças abre-lhes os horizontes, estimula a imaginação e o desenvolvimento da linguagem. E é muito divertido! Veja as nossas sugestões em colaboração com Sofia Baltazar Knapič.

O Cuquedo

cuquedo

Na selva assistia-se a uma debandada de animais: as zebras, os hipopótamos, os elefantes, as girafas e outros bichos corriam de lá para cá e de cá para lá. E porque seria? É que o Cuquedo andava à solta por aquelas bandas.

E o que é o Cuquedo, perguntam vocês? Será um animal feroz, um pássaro, que bicho será? Que coisa será? Nada como ler a história para descobrir.

É um livro entusiasmante que capta a atenção de todas as crianças e até dos adultos, um livro empolgante, que utiliza um diálogo repetitivo, mudando apenas as personagens, o que leva a que os mais pequenos, em pouco tempo, o possam contar facilmente.

Atividade Criativa: Vamos representar o Cuquedo?

Os Ovos Misteriosos

a-galinha-dos-ovos-misteriosos

Uma história cheia de humor: uma mãe-galinha foge da capoeira e vai viver para a mata. Um dia, ao chegar ao ninho, vê que ele está cheio de ovos de diferentes tamanhos e feitios.

O que estará dentro de cada um deles? Como poderá a nossa amiga cuidar de todos, sendo eles tão diferentes? Quando o perigo surge, cada um por si, cada um com a sua habilidade, acabam por unir-se todos pela mesma causa – a família!

Atividade Criativa: Pintainhos no ovo em Origami

O Grufalão

o grufalão

Andamos às voltas com os monstros que não existem debaixo das camas, nem dentro das gavetas do quarto ou escondidos atrás dos armários. Dizemos que os monstros só existem nas florestas, lá longe, bem longe. Mas não terão já as florestas perigos suficientes para os animais mais pequenos e frágeis?

Os miúdos vão querer ouvir vezes sem conta as aventuras do ratinho muito astuto que, com a sua imaginação, consegue persuadir a raposa, a coruja e a cobra de que não seria um bom petisco para eles. Fá-lo assustando-os, inventando a existência de um monstro feio e assustador, o Grufalão, que afinal existe mesmo.

Este é um livro sobre a importância de sermos astutos e inteligentes para fugirmos aos perigos da vida. Uma fábula escrita nos tempos modernos, pronta para ler e ‘assustar’ muitos pequenos leitores.

Atividade Criativa: Espanta-Monstros

Os Animais Estavam Zangados

os animais estavam zangados

E se, estando os animais na selva sem nada para fazer, se zangassem todos? Ia dar zaragata!!!

Um a um, vão-se zangando uns com os outros. O leão diz à tartaruga que ela é lenta e ela, zangada, diz ao elefante que o odeia porque ele é muito grande; ele, por sua vez, muito zangado, diz à formiga que a odeia por ser muito pequena, e assim sucessivamente. Os animais vão expressando o seu ódio uns aos outros, devido às suas características mais particulares, como a grandeza, a pequenez, a altura… até todos estarem zangados na selva!

Não podemos ser todos iguais, não podemos gostar todos das mesmas coisas, ter a mesma altura, exprimirmo-nos da mesma maneira. Muito simples, a história recorre a dois conceitos antagónicos para criar uma narrativa: “odeio-te” para criar a barafunda e “gosto de ti” para restituir a paz à selva. Com a chegada da pomba o dia continuava quente, os animais sem nada para fazer, mas estavam todos contentes – encontrem as diferenças entre a capa e a contra-capa.

Atividade Criativa: Animais da Selva com Rolos de Papel

O Senhor Cavalo-Marinho

o senhor cavalo marinho

Este livro transporta-nos para o fundo do mar e para as suas diferentes tonalidades. O papel das folhas de acetato faz-nos mergulhar ainda mais fundo no mar, para conhecer mais peixes, algas, corais e rochas onde se escondem ou camuflam os animais marinhos. Um livro com que se pode brincar e descobrir.

E, porque muitas crianças gostam de saber tudo sobre os animais, de onde vêm, como nascem, se é dos ovos, se é das barrigas das mães… apresente-lhes esta história de um pai que toma conta dos ovos e das crias e que, afinal, não é o único no fundo do mar a ter essa função, habitualmente dada às mães.

É uma história de amor-de-pai, de um pai que se dedica a proteger os ovos, a ajudá-los a nascer, mas também a crescer e a deixá-los seguir o seu caminho, quando já o podem fazer sozinhos.

Atividade Criativa: Pintar Pedras

Pinguim

pinguim livro

Recordando a infância e recuando até ela: o que não daríamos para que o nosso brinquedo preferido ganhasse vida e falasse connosco? Esse é o grande desejo do Quim, o menino que protagoniza esta história. Ele só queria que o seu novo amigo Pinguim falasse com ele e, para que isso aconteça, vai fazer de tudo! Imaginem quando uma criança recebe um boneco e começa a apertar as mãos e os pés a ver se funciona de verdade, para poder brincar, falar e rir das suas palhaçadas. Até porque um pinguim mudo não parece ter muita graça.

É um livro simples, de fácil leitura e compreensão para os mais novos. Os desenhos de grande dimensão e as frases curtas e simples ajudam a captar a atenção dos ouvintes e contribuem também para que cada acção possa ser teatralizada pelo leitor.

Atividade Criativa: Agora vou ser um Pinguim!

Sem Título

sem titulo herve tullet

Aqui está mais um livro, e muito especial. No fundo já tem tudo, ou quase. As páginas, as personagens (ainda em rascunho), desenhos, autor, mas a história, onde anda a história? É como que uma viagem aos bastidores do livro, a história antes da história. Até o autor fica surpreendido com a presença de leitores. É um livro, mas afinal ainda não estava acabado, porque a verdadeira história não está pronta.

Escrevam em conjunto este livro! E não é que ele fala connosco? Que nos pergunta coisas? Quem somos, o que estamos ali a fazer… as personagens acharam-nos simpáticos! Chamaram o autor, ele apareceu e também nos fez perguntas, resmungou um bocado, contou-nos uma mini história à pressa, para nos deixar mais satisfeitos. Há, até, um candeeiro que acende e apaga quando carregamos no botão. Este livro faz-nos puxar pela imaginação, ter medo de um monstro que ainda não é bem um monstro, mas assusta, gostar da fada, do porco, da cobra, do rapaz e do cão e, sobretudo, gostar muito das histórias deste autor.

O Dia em que o Senhor Bonifácio ficou em casa doente

O-Dia-em-que-o-Senhor-Bonifacio-Ficou-em-Casa-Doente

O Senhor Bonifácio tem muito que fazer no Jardim Zoológico, mas encontra sempre tempo para visitar os seus amigos.

Com as primeiras chuvas vêm também as primeiras febres e os primeiros dias em casa. Proponho, pois, um bom livro para ler nesses dias, enrolado nos lençóis ou no sofá, para que a imaginação ganhe asas e se desejem dias como este em que o Sr. Bonifácio não foi trabalhar.

É uma história de amizade mútua, companhia, entreajuda e recompensa. Vamos fazer aos outros o que gostamos que nos façam a nós. Quem não gosta de receber em sua casa um amigo, uma companhia para os dias em que estamos doentes e sem forças, cansados e sem poder sair de casa? Como seria bom que os nossos amigos da escola nos pudessem visitar nesses dias!

Num vocabulário muito simples, o autor Philip C. Stead conta-nos esta história de amizade e dedicação a quem mais precisa.

Atividade Criativa: Vamos escrever um postal

O Boneco de Neve

O-Boneco-de-Neve

Num dia de Inverno um menino sai de casa e constrói o seu boneco de neve. Um boneco igual a tantos outros que estamos habituados a ver construir nos filmes, nos desenhos animados, nos livros.

Nessa noite, contudo, o boneco ganha vida e torna-se amigo do menino e cada um mostra ao outro o seu mundo.

É um livro magnífico que há anos encanta crianças e adultos, apenas através das suas ilustrações, leva-nos de volta à infância e ao mundo do sonho.

Uma história simples e pequena que, aos adultos, devolve os desejos de infância e aos mais novos, dá a sensação de que os sonhos se podem tornar realidade!

Atividade Criativa: Faça o seu Boneco de Neve

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *