Visitas de Estudo Virtuais 2020/2021: aprender sem sair de casa! - Pumpkin.pt

Visitas de Estudo Virtuais 2020/2021: aprender sem sair de casa!

visitas de estudo virtuais

Novos tempos, novas soluções: num ano letivo em que o isolamento é necessário em várias situações, surgem opções de visitas de estudo online.

Em tempo de pandemia, tudo mudou: se nem sempre é seguro sair de casa, a ideia visitar um museu com uma turma de abobrinhas irrequietas não agrada a alguns professores. Felizmentes, os museus, parques temáticos, entidades culturais e outros estão adaptar-se à nova realidade e criaram programas de visitas de estudo virtuais, que podem ser feitas a partir do conforto e segurança de casa!

Se também estão à procura ideias em complemento ou substituição das visitas de estudo, espreitem estas atividades na escola. São uma ótima forma de complementar a formação dos vossos alunos com menores custos e complexidade.

Inspirem-se ainda com estas outras ideias de visitas de estudo: são muitas e para todos os gostos e ciclos! Para além de serem mais em número, os programas foram desenhados tendo em conta as medidas de segurança e higiene face ao COVID-19.

Sugerimos visitas de estudo a Museus e Monumentos, para momentos de imersão em cultura, visitas de estudo a Parques Temáticos para aprenderem enquanto brincam, visitas de estudo a espetáculos que os vão deslumbrar e visitas de Estudo sobre Ciência e Natureza.

E porque não são apenas os alunos quem está em processo de aprendizagem constante, espreitem as nossas sugestões de formação para professores!

Vamos passear e aprender online?

Destacamos este ano:

O Peter Pan e o Feiticeiro de Oz vão entrar pela vossa sala de aulas neste Natal! O melhor de tudo? É que têm um super desconto Pumpkin para usufruírem desta Magia no Gelo em pleno.

Visitas de Estudo Virtuais 2020/2021

Museus e Monumentos

Museu do Dinheiro

Recursos educativos <i> online

Para este ano letivo, o Museu do Dinheiro reuniu recursos educativos online que permitem aos professores e educadores preparar e aprofundar temas relacionados com o dinheiro.

Estes recursos desafiam os alunos a fazer operações de cálculo simples através de notas e moedas, explicam o mundo em que vivemos à luz de noções básicas de economia, como a poupança ou a gestão do orçamento, contam a evolução das sociedades através das relações comerciais e económicas e muito mais.

Espreitem aqui o Programa Educativo do Museu do Dinheiro e fiquem a par de tudo!

NewsMuseum

NewsMuseum @Zoom para as Escolas (2)

O NewsMuseum, em Sintra, é um museu dedicado às áreas de Jornalismo, Media e Comunicação, e tem a missão de mostrar a história de Portugal e do Mundo através delas.

Para se adaptar à nova realidade da aprendizagem virtual e do estudo em casa, o NewsMuseum criou o NewsMuseum @Zoom para Escolas, com visitas guiadas e participativas ao museu para as escolas, através de videoconferências no Zoom.

Espreitem aqui todas as informações sobre as visitas de estudo virtuais ao NewsMuseum.

Bairro dos Museus

Envolve-te Bairro dos Museus - © Nuno Lemos
Envolve-te Bairro dos Museus – © Nuno Lemos

ENVOLVE-TE Programa Cultural e Educativo do Bairro dos Museus tem como objetivo a interação com diversas comunidades – escolares e institucionais, familiares, entre outras – promovendo o enriquecimento de [email protected], construindo e proporcionando espaços de aprendizagem e produção criativa

Dado à situação pandémica que atravessamos, o Bairro dos Museus reestruturou o seu programa e passa a assumir três eixos:

  • ENVOLVE-TE… no Bairro à formato presencial (sujeito às regras por covid-19);
  • ENVOLVE-TE… a partir de casa! à formato à distância (digital);
  • ENVOLVE-TE… recursos pedagógicos à compilação de recursos (links, sites, desafios e outros materiais).

Espreitem aqui o Programa Educativo do Bairro dos Museus para este ano letivo.

Museu da Farmácia

As visitas guiadas virtuais do Museu da Farmácia, com um guia em tempo real e por marcação prévia, estão sobretudo vocacionadas para grupos de estudantes, a partir dos 10 anos. 

Cada visita guiada dura entre 45 a 60 minutos, através da plataforma de videoconferência Zoom. O roteiro é composto por vídeos e momentos interactivos que contam a história da saúde e da farmácia, desde os primórdios da civilização até aos dias de hoje. Para garantir que a visita é dinâmica e interactiva, a exposição de conteúdos pelo guia alterna com vídeos temáticos educativos e pontos de interactividade. O guia orienta a visita, apresenta os conteúdos, esclarece dúvidas e destaca os artefactos valiosos que representam os mais de 5.000 anos de evolução histórica e tecnológica da saúde que o Museu da Farmácia oferece a todos os visitantes.

Para agendar uma visita virtual, contacte através de (+351) 213 400 688 ou [email protected]

Ciência e Natureza

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa está fechado, mas não está parado! Reinventaram os programas de educação para continuar a apoiar os professores na nova realidade do ensino – a virtual.

Conheçam todos os recursos e atividades disponíveis para fazer com os alunos e embarquem em visitas de estudo virtuais cheias de natureza, cor e aprendizagem.

Saibam tudo sobre as atividades online preparadas pelo Oceanário de Lisboa aqui.

Pavilhão do Conhecimento

pavilhão do conhecimento

Porque é muito importante colocar a ciência e a tecnologia na agenda escolar de todos os alunos, o Programa Educativo do Pavilhão do Conhecimento valoriza aprendizagens fora da sala de aula e a multidisciplinaridade.

Este ano, estão disponiveis visitas de estudo virtuais ao Pavilhão para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Básico e para estudantes do Ensino Secundário.

Espreitem aqui o Programa Educativo do Pavilhão do Conhecimento e fiquem a conhecer as atividades.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência apresenta o seu novo site interativo através de tecnologia 360º HDR. Na visita virtual, é possível navegar de forma interativa através dos espaços e aceder a informações sobre exposições presentes no MUHNAC e a sua história.

A visita tem  início na Rua da Escola Politécnica onde terá acesso ao átrio de entrada do Museu e neste começa o percurso pela história:  o último grande laboratório do seculo XIX, o  Laboratorio Chimico, passando pelo magnífico Amphiteatro Chimico e pela Reserva Visitável onde pode ver as coleções de química. Após a visita ao Claustro, no piso 1 pode visitar a exposição Memória da Politécnica e a Exposição Coleções de Naturalista, na Sala da Baleia.

Museus Nacionais e Internacionais

São vários os museus nacionais e internacionais que disponibilizam visitas online gratuitas – que tal aproveitá-las para uma visita de estudo no Porto, em Lisboa, em Paris ou Londres a partir do conforto da sala de aula ou de casa?

Só precisam de um computador com internet para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, o Museu do Prado, em Madrid, ou o Van Gogh, na Alemanha! Espreitem aqui a nossa lista de museus gratuitos online e divirtam-se enquanto aprendem.

Monsaraz 360º

Devido à sua posição geográfica, a colina de Monsaraz sempre ocupou um importante lugar na história do Concelho, tendo sido ocupada por diversos povos desde a pré-história.

Neste site interativo, é possível conhecer a sua história bem de perto, apreciando a bela paisagem e explorando o património da região, desde a Porta da Vila à Ermida de São Bento.

Parques Temáticos

Dino Parque

dino parque lourinhã

Este ano há a possibilidade de levar o Dino Parque até às escolas. Não percam a oportunidade de assistir a uma aula online, sobre fósseis ou outro tema, apresentada por um dos nossos especialistas. Consultem por telefone ou email para saber todas as condições.

Espreitem aqui o Programa Educativo do Dino Parque para este ano letivo e saibam como entrar em contacto.

Cultura e Espetáculos

Gulbenkian

Programa Educativo Gulbenkian 2020-2021

Este ano, a Gulbenkian desenhou uma programação para escolas em três frentes de intervenção, com atividades presenciais, além-portas e digitais.

Quanto às atividades digitais o plano é criar e disponibilizar brevemente, e ao longo do primeiro período do ano letivo (fiquem atentos ao website!), vídeos e tutoriais que funcionam como recursos complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar.

No separador das «Atividades digitais», no Programa Educativo, encontram a referência às diferentes tipologias junto de cada atividade. Além destes recursos digitais, também há visitas online pensadas, por intermédio de plataformas de videoconferência.

Espreitem aqui o Programa Educativo da Gulbenkian para este ano letivo e fiquem a par de tudo.

DESCOLA

descola 2020 2021

DESCOLA é o resultado do trabalho conjunto e da aposta continuada da Câmara Municipal de Lisboa na dimensão educativa do património cultural e artístico da cidade e da vontade de o fazer chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

DESCOLA é dirigido especificamente ao público escolar e em tempo de pandemia apoia-se, mais do que nunca, na colaboração estreita entre mediadores, artistas e professores para fazer face aos desafios acrescidos que a todos se colocam.

Espreitem o Programa Educativo do DESCOLA e descubram as atividades digitais que prepararam para cada ano escolar.

Museu Virtual RTP

No site do Museu Virtual RTP há muito para descobrir: experiências de realidade aumentada, carros de exteriores 360º e um passo a passo com toda a história e cultura do Museu RTP. Poderão viajar pelos espaços e ficar a conhecer os objetos que fizeram a história da rádio e da televisão portuguesa!

Para além de tudo isto, podem espreitar a Videoteca, testar a vossa memória com vários quizzes e até visitar o estúdio virtual para gravarem o vosso próprio telejornal (maiores de 13 anos)! De que estão à espera?

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *