O MAAT oferece um programa educativo de atividades interdisciplinares sobre arte, arquitetura e ciências.
O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia organiza visitas de estudo adaptadas aos vários graus de ensino e conteúdos curriculares. Disponibiliza também oficinas que promovem, nas áreas da eletricidade e da expressão plástica, a aprendizagem pela experimentação.
Para além disto, o MAAT está disponível para fazer parcerias com instituições de ensino de forma a oferecer os conteúdos mais adequados aos vários targets – basta entrar em contacto com a instituição 🙂
Visitas de Estudo

O MAAT oferece várias opções de visitas de estudo para todas as idades, sendo as mesmas com marcação prévia para [email protected]!
PERCURSO MONUMENTAL
Venha conhecer a fábrica que iluminou Lisboa – a Central Tejo! Fique a conhecer mais sobre os fenómenos da energia e os desafios ambientais nesta visita interativa!
Todo o tipo de público
Duração: 40 minutos
PERCURSO SECRETO
Desafiamo-lo a visitar as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público. Descubra os vários pisos das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis e outros segredos da Central…
Público: maiores de 12 anos
Duração: 90 minutos
ESPAÇOS LEGÍVEIS – VISITA TEMÁTICA DE ARQUITETURA
COM FABRÍCIA VALENTE, RENATO SANTOS
Visita sobre a arquitetura do MAAT e da Central, dois edifícios com estilos arquitetónicos muito marcantes e emblemáticos na cidade de Lisboa. Esta visita é pensada para desafiar o espectador a entender a arquitetura enquanto diálogo da forma, função, espaço, luz e matéria. Pretende-se despertar o seu olhar, dar a conhecer espaços do museu que não costumam ser visitáveis, e compreender a complexidade de um projeto museológico para além do espaço expositivo.
Público: Crianças, Jovens e Adultos
Duração: 90 minutos
VISITA TECNOLOGIA: UM COMBUSTÍVEL PARA A ARTE
COM SUSANA ANÁGUA, RENATO SANTOS, JORGE CATARINO
A palavra “tecnologia” vem do grego e pode ser traduzida como “destreza” e “oficio”. A arte encontra-se desde sempre ligada ao processo da mestria do fazer e, como tal, hoje em dia aproxima-se cada vez mais da tecnologia. Nesta visita, através da obra de arte contemporânea, trabalhamos as questões ligadas à tecnologia no seu envolvimento mais técnico e científico de forma a explorar a relação de entendimento entre o objeto de arte e método científico versus criativo, e os fenómenos da natureza
Público: Crianças, Jovens e Adultos
Duração: 60 minutos
VISITA GEÓMETRAS DA ARTE: À DESCOBERTA DA MEDIDA DAS COISAS
COM SUSANA ANÁGUA, RENATO SANTOS, FABRÍCIA VALENTE, HUGO BARATA, JORGE CATARINO, PATRÍCIA TRINDADE
Na Grécia Antiga, os cientistas e matemáticos dedicavam-se ao estudo da Geometria para entender o mundo. Mediam as montanhas, contavam as estrelas e calculavam distâncias, criando formas e fórmulas de aplicar e conquistar o conhecimento do Universo. A arte também utiliza a Matemática, tanto na forma como nas cores e nos materiais. Nesta visita, iremos explorar a obra de arte contemporânea, através da lógica da Matemática.
Público: Crianças, Jovens e Adultos
Duração: 60 minutos
VISITA ARTE & NATUREZA
COM ANA MANTA
Num percurso temático pelos jardins do museu, pensado à medida para diferentes públicos, o participante é desafiado a dialogar com a biodiversidade e a coexistência entre espécies e a usar criatividade, numa lógica de conhecer para interpretar e enriquecer a relação com a arte e a natureza.
Público: Crianças, Jovens e Adultos
Duração: 60 minutos
ESPAÇOS ACESSÍVEIS – VISITA TEMÁTICA DE ARQUITETURA
PÚBLICOS NORMOVISUAIS + INVISUAIS OU BAIXA VISÃO
COM RENATO SANTOS E FABRÍCIA VALENTE
Visita sobre a arquitetura do MAAT, um edifício com um estilo arquitetónico emblemático na cidade de Lisboa. Esta visita é pensada para desafiar o espectador a entender a arquitetura enquanto diálogo da forma, função, espaço e matéria. Pretende-se sensibilizar e dar a conhecer através do som e do tacto, os espaços do museu, os seus materiais e as suas maquetes, de modo a que o participante compreenda a complexidade do projeto museológico que está para além do visível.
Público: Crianças, Jovens e Adultos
Duração: 90 minutos
PROGRAMA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
COM HUGO BARATA E JOANA ANDRADE
O MAAT oferece um programa integrado de ações criativas destinado à população portadora de deficiência e/ou doença mental. Partindo das exposições patentes, estas ações criativas exploram o espaço museológico e a vertente oficinal, com o intuito de gerar respostas pessoais e criar espaços de diálogo, experimentação e partilha, na esperança de que a terapêutica seja conquistada em conjunto e sentida por cada um.
Público: Crianças, Jovens e Adultos
Duração: 90 minutos
VISITA ORIENTADA A EXTINCTION CALLS
11 junho a 18 janeiro 2021
Visita orientada à paisagem sonora “Extinction Calls”, desenvolvida pela artista Cláudia Martinho numa relação estudada com a intervenção Beeline, e a acústica do espaço do museu para permitir experiências diferentes ao longo do espaço. Através dos vários chamamentos e cantos que proporcionam experiências sensoriais distintas, esta peça de “ativismo sonoro” tem como intenção despoletar no público uma relação íntima, que se proporciona dada a habilidade humana inata de se relacionar com sons não-humanos.
Público: Jovens e Adultos
Duração: 60 min.
VISITA ORIENTADA A SO-IL CURRENTS & BEELINE
11 junho a 18 janeiro 2021
Visita orientada á exposição Currents – Arquiteturas temporárias de SO-IL, em que se explora doze dos projetos temporários formulados pelo gabinete de arquitetura SO-IL, ao longo da última década. Num percurso temático pensado à medida para diferentes públicos, o participante irá ser conduzido por caminho elevados, zonas de palco, cápsulas de som, salas de vídeo e oficinas, sendo desafiado a interrogar a própria natureza da arquitetura enquanto prática cultural, quer como agência quer como artefacto.
Público: Jovens e Adultos
Duração: 60 min.
VISITA ORIENTADA A BEELINE
11 junho a 18 janeiro 2021
Visita orientada intervenção arquitetónica Beeline, encomendada ao estúdio nova-iorquino SO-IL e que ocupa a totalidade do edifício maat. Num percurso temático pensado à medida para diferentes públicos, o participante irá ser conduzido por caminho elevados, zonas de palco, cápsulas de som, salas de vídeo e oficinas, sendo desfiado a transformar cada espaço numa paisagem de encontros e conversas.
Público: Jovens e Adultos
Duração: 60 min.
Oficinas

QUEM PERCEBE DE MECÂNICA?
Esta é uma oficina que requer destreza, atenção ao detalhes e trabalho em equipa. O grupo é desafiado a descobrir e a solucionar uma avaria mecânica de forma a conseguir por a funcionar um carro. Esta atividade inclui uma visita ao Circuito Central Elétrica, que dá a conhecer a história da Central Tejo.
Público: maiores 16 anos
Duração: 2 horas
COMUNICAR A COR | OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS
Já pensaste de que forma as cores à tua volta comunicam contigo? O que é que querem dizer? E se víssemos o mundo apenas a preto e branco? Através de obras de arte contemporânea em exposição e da simbologia da cor, vamos criar novas peças e explorar técnicas artísticas como a fotografia, o desenho e a pintura.
Público: 12 aos 15 anos (3o ciclo) e 16 aos 18 anos (Secundário)
Duração: 2h
Conceção: Diana Alves, Mariana Scarpa, Renata Costa e Sara Coelho
DESENHO EM MOVIMENTO | OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS
COM PATRÍCIA TRINDADE
Descobrir o museu de lápis na mão: ver, ouvir e sentir através do desenho para conversar sobre o mundo de uma forma prática. Vamos registar, rabiscar, recortar e levar linhas e manchas a passear. Não vamos só ver uma exposição, vamos participar e ativar as obras de arte e os espaços do maat através de pequenos grandes desafios individuais e coletivos, onde lançamos o convite para uma troca de perspetivas, um desenho aberto, para esboçar novas memórias no espaço do museu.
Público: 2º e 3º Ciclo, Secundário, Grupos de adultos e seniores,
Professores (versão com dinâmicas e metodologias de trabalho)
Duração: 2h
Workshops
TRANSIÇÕES DIGITAIS| WORKSHOP
COM HUMBERTO NEVES
Num espaço de aprendizagem propõe-se aos jovens desenvolverem projetos para um contexto real, criando soluções de transição digital para organizações sem fins lucrativos e de âmbito social. Em conjunto será definida uma estratégia para resolver um problema através dos meios digitais. Com metodologia de DesignThinking, o projeto percorrerá várias etapas como a identificação do problema, discussão, prototipagem e teste de soluções. Os alunos terão formação em programação, robótica ou IoT, numa abordagem STEAM (science, technology, engineering, art and mathematics).
Público: 2º e 3º Ciclo, Secundário
Duração: 12 sessões de 2h
Também vos pode interessar:
- MAAT: o Museu que nos liga ao futuro!
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- Formação de professores e educadores: cursos livres, workshops, diálogos e muito mais
- Atividades na escola: inspirem-se com estas ideias!
- Dias abertosdedicados aos Professores e Educadores
Este artigo foi útil para si?