Programa Educativo do MAAT: saiba mais - Pumpkin.pt

Programa Educativo do MAAT 2020/2021

Programa educativo do MAAT

O MAAT oferece um programa educativo de atividades interdisciplinares sobre arte, arquitetura e ciências.

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia organiza visitas de estudo adaptadas aos vários graus de ensino e conteúdos curriculares. Disponibiliza também oficinas que promovem, nas áreas da eletricidade e da expressão plástica, a aprendizagem pela experimentação.

Para além disto, o MAAT está disponível para fazer parcerias com instituições de ensino de forma a oferecer os conteúdos mais adequados aos vários targets – basta entrar em contacto com a instituição 🙂

Visitas de Estudo

maat museu

O MAAT oferece várias opções de visitas de estudo para todas as idades, sendo as mesmas com marcação prévia para [email protected]!

PERCURSO MONUMENTAL

Venha conhecer a fábrica que iluminou Lisboa – a Central Tejo! Fique a conhecer mais sobre os fenómenos da energia e os desafios ambientais nesta visita interativa!

Todo o tipo de público

Duração: 40 minutos

PERCURSO SECRETO

Desafiamo-lo a visitar as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público. Descubra os vários pisos das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis e outros segredos da Central…

Público: maiores de 12 anos

Duração: 90 minutos

ESPAÇOS LEGÍVEIS – VISITA TEMÁTICA DE ARQUITETURA

COM FABRÍCIA VALENTE, RENATO SANTOS

Visita sobre a arquitetura do MAAT e da Central, dois edifícios com estilos arquitetónicos muito marcantes e emblemáticos na cidade de Lisboa. Esta visita é pensada para desafiar o espectador a entender a arquitetura enquanto diálogo da forma, função, espaço, luz e matéria. Pretende-se despertar o seu olhar, dar a conhecer espaços do museu que não costumam ser visitáveis, e compreender a complexidade de um projeto museológico para além do espaço expositivo.

Público: Crianças, Jovens e Adultos

Duração: 90 minutos

VISITA TECNOLOGIA: UM COMBUSTÍVEL PARA A ARTE

COM SUSANA ANÁGUA, RENATO SANTOS, JORGE CATARINO

A palavra “tecnologia” vem do grego e pode ser traduzida como “destreza” e “oficio”. A arte encontra-se desde sempre ligada ao processo da mestria do fazer e, como tal, hoje em dia aproxima-se cada vez mais da tecnologia. Nesta visita, através da obra de arte contemporânea, trabalhamos as questões ligadas à tecnologia no seu envolvimento mais técnico e científico de forma a explorar a relação de entendimento entre o objeto de arte e método científico versus criativo, e os fenómenos da natureza

Público: Crianças, Jovens e Adultos

Duração: 60 minutos

VISITA GEÓMETRAS DA ARTE: À DESCOBERTA DA MEDIDA DAS COISAS

COM SUSANA ANÁGUA, RENATO SANTOS, FABRÍCIA VALENTE, HUGO BARATA, JORGE CATARINO, PATRÍCIA TRINDADE

Na Grécia Antiga, os cientistas e matemáticos dedicavam-se ao estudo da Geometria para entender o mundo. Mediam as montanhas, contavam as estrelas e calculavam distâncias, criando formas e fórmulas de aplicar e conquistar o conhecimento do Universo. A arte também utiliza a Matemática, tanto na forma como nas cores e nos materiais. Nesta visita, iremos explorar a obra de arte contemporânea, através da lógica da Matemática.

Público: Crianças, Jovens e Adultos

Duração: 60 minutos

VISITA ARTE & NATUREZA

COM ANA MANTA

Num percurso temático pelos jardins do museu, pensado à medida para diferentes públicos, o participante é desafiado a dialogar com a biodiversidade e a coexistência entre espécies e a usar criatividade, numa lógica de conhecer para interpretar e enriquecer a relação com a arte e a natureza.

Público: Crianças, Jovens e Adultos

Duração: 60 minutos

ESPAÇOS ACESSÍVEIS – VISITA TEMÁTICA DE ARQUITETURA

PÚBLICOS NORMOVISUAIS + INVISUAIS OU BAIXA VISÃO

COM RENATO SANTOS E FABRÍCIA VALENTE

Visita sobre a arquitetura do MAAT, um edifício com um estilo arquitetónico emblemático na cidade de Lisboa. Esta visita é pensada para desafiar o espectador a entender a arquitetura enquanto diálogo da forma, função, espaço e matéria. Pretende-se sensibilizar e dar a conhecer através do som e do tacto, os espaços do museu, os seus materiais e as suas maquetes, de modo a que o participante compreenda a complexidade do projeto museológico que está para além do visível. 

Público: Crianças, Jovens e Adultos

Duração: 90 minutos

PROGRAMA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 

COM HUGO BARATA E JOANA ANDRADE

 O MAAT oferece um programa integrado de ações criativas destinado à população portadora de deficiência e/ou doença mental. Partindo das exposições patentes, estas ações criativas exploram o espaço museológico e a vertente oficinal, com o intuito de gerar respostas pessoais e criar espaços de diálogo, experimentação e partilha, na esperança de que a terapêutica seja conquistada em conjunto e sentida por cada um. 

Público: Crianças, Jovens e Adultos

Duração: 90 minutos

VISITA ORIENTADA A EXTINCTION CALLS

11 junho a 18 janeiro 2021

Visita orientada à paisagem sonora “Extinction Calls”, desenvolvida pela artista Cláudia Martinho numa relação estudada com a intervenção Beeline, e a acústica do espaço do museu para permitir experiências diferentes ao longo do espaço. Através dos vários chamamentos e cantos que proporcionam experiências sensoriais distintas, esta peça de “ativismo sonoro” tem como intenção despoletar no público uma relação íntima, que se proporciona dada a habilidade humana inata de se relacionar com sons não-humanos. 

Público: Jovens e Adultos 

Duração:  60 min.    

VISITA ORIENTADA A SO-IL CURRENTS & BEELINE

11 junho a 18 janeiro 2021

Visita orientada á exposição Currents – Arquiteturas temporárias de SO-IL, em que se explora doze dos projetos temporários formulados pelo gabinete de arquitetura SO-IL, ao longo da última década. Num percurso temático pensado à medida para diferentes públicos, o participante irá ser conduzido por caminho elevados, zonas de palco, cápsulas de som, salas de vídeo e oficinas, sendo desafiado a interrogar a própria natureza da arquitetura enquanto prática cultural, quer como agência quer como artefacto.

Público: Jovens e Adultos 

Duração:  60 min.    

VISITA ORIENTADA A BEELINE

11 junho a 18 janeiro 2021

Visita orientada intervenção arquitetónica Beeline, encomendada ao estúdio nova-iorquino SO-IL e que ocupa a totalidade do edifício maat. Num percurso temático pensado à medida para diferentes públicos, o participante irá ser conduzido por caminho elevados, zonas de palco, cápsulas de som, salas de vídeo e oficinas, sendo desfiado a transformar cada espaço numa paisagem de encontros e conversas.

Público: Jovens e Adultos 

Duração:  60 min.    

Oficinas

Férias da Páscoa do MAAT

QUEM PERCEBE DE MECÂNICA?

Esta é uma oficina que requer destreza, atenção ao detalhes e trabalho em equipa. O grupo é desafiado a descobrir e a solucionar uma avaria mecânica de forma a conseguir por a funcionar um carro. Esta atividade inclui uma visita ao Circuito Central Elétrica, que dá a conhecer a história da Central Tejo.

Público: maiores 16 anos

Duração: 2 horas

COMUNICAR A COR | OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

Já pensaste de que forma as cores à tua volta comunicam contigo? O que é que querem dizer? E se víssemos o mundo apenas a preto e branco? Através de obras de arte contemporânea em exposição e da simbologia da cor, vamos criar novas peças e explorar técnicas artísticas como a fotografia, o desenho e a pintura.

Público: 12 aos 15 anos (3o ciclo) e 16 aos 18 anos (Secundário)

Duração: 2h

Conceção: Diana Alves, Mariana Scarpa, Renata Costa e Sara Coelho

DESENHO EM MOVIMENTO | OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

COM PATRÍCIA TRINDADE 

Descobrir o museu de lápis na mão: ver, ouvir e sentir através do desenho para conversar sobre o mundo de uma forma prática. Vamos registar, rabiscar, recortar e levar linhas e manchas a passear. Não vamos só ver uma exposição, vamos participar e ativar as obras de arte e os espaços do maat através de pequenos grandes desafios individuais e coletivos, onde lançamos o convite para uma troca de perspetivas, um desenho aberto, para esboçar novas memórias no espaço do museu.  

Público: 2º e 3º Ciclo, Secundário, Grupos de adultos e seniores, 

Professores (versão com dinâmicas e metodologias de trabalho)  

Duração: 2h 

Workshops

TRANSIÇÕES DIGITAIS| WORKSHOP

COM HUMBERTO NEVES 

Num espaço de aprendizagem propõe-se aos jovens desenvolverem projetos para um contexto real, criando soluções de transição digital para organizações sem fins lucrativos e de âmbito social. Em conjunto será definida uma estratégia para resolver um problema através dos meios digitais. Com metodologia de DesignThinking, o projeto percorrerá várias etapas como a identificação do problema, discussão, prototipagem e teste de soluções. Os alunos terão formação em programação, robótica ou IoT, numa abordagem STEAM (science, technology, engineering, art and mathematics).  

Público: 2º e 3º Ciclo, Secundário

Duração: 12 sessões de 2h  

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *