O Museu de Lisboa oferece ao público escolar o programa CONSTRUIR LISBOA, que é um convite à (des)construção da cidade para melhor compreender como esta foi construída e vivida ao longo dos séculos
O Museu de Lisboa, tutelado pela Câmara Municipal de Lisboa, sob gestão da EGEAC, é formado por cinco lugares onde se descobre Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Torreão Poente e Casa dos Bicos partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.
As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano.
A visita aos núcleos do Museu de Lisboa constitui uma experiência única para a aprendizagem fora da sala de aula, para saber mais sobre a história e a evolução de Lisboa.
A oferta educativa enquadra visitas e atividades para todas as idades no âmbito de diversas áreas científicas, estimulando uma aprendizagem ativa sobre a cidade de Lisboa, complementando os programas curriculares e as competências a desenvolver pelos alunos.
O Museu de Lisboa oferece ao público escolar o programa CONSTRUIR LISBOA, que é um convite à (des)construção da cidade para melhor compreender como esta foi construída e vivida ao longo dos séculos. Afinal, Lisboa cresceu virada para o rio Tejo há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território.
O programa está organizado em torno de cinco eixos fundamentais: A Cidade, O Território, As Pessoas, As Artes e o Mais cidadão!. Inclui visitas, oficinas, jogos e debates nos vários núcleos do Museu.
Com o Museu está na Rua oferecem-se ainda percursos que exploram colinas, bairros, ruas e lugares da cidade para revisitar memórias, histórias e épocas, revelando antigos e novos patrimónios. Para o 2.º e 3.º ciclo, ensino secundário e profissional.
- A Cidade: Visitas que permitem conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento da cidade e da ocupação, olhar para o presente e futuro de Lisboa.
- O Território: Jogos e oficinas sensibilizam para o território ocupado por Lisboa e para a importância da sua preservação.
- As Pessoas: O dia a dia de quem habitou a cidade ao longo dos tempos para descobrir através de visitas-oficina.
- As Artes: Visitas que permitem reconhecer marcos arquitetónicos e patrimoniais da cidade e refletir sobre as imagens construídas sobre a cidade na literatura e nas artes.
- Mais cidadão!: Visitas que se debruçam sobre dinâmicas religiosas de uma cidade que sempre foi multiétnica, multilinguística e multiconfessional.
O Museu de Lisboa desenvolveu o programa para levar às escolas O Museu cabe na tua escola, em sessões presenciais ou síncronas à distância, promovendo o conhecimento da cidade e a aproximação com a comunidade escolar. Conheça o programa.
Podem consultar o programa educativo no site do Museu de Lisboa e neste documento.
Podem fazer marcações para grupos escolares através deste link.
Para qualquer esclarecimento sobre o programa para escolas, contacte: [email protected].
Informações úteis
Preço das atividades e visitas escolares do Museu de Lisboa
Todas as atividades e visitas escolares são gratuitas, mas carecem de marcação prévia.
Marcação de visitas e atividades
As atividades devem ser marcadas com o mínimo de uma semana de antecedência.
Para a marcação, contacte [email protected] | 351 217 513 256
Horários das Atividades no Museu de Lisboa
Terça a Domingo das 10h às 18h
Encerra: Segunda-feira (à exceção da Casa dos Bicos)
Nos feriados: 1 JAN, 1 MAI, 25 DEZ
Como chegar ao Museu de Lisboa

Este artigo foi útil para si?