Como garantir a segurança de crianças entre um ano e meio e os três anos em ambientes aquáticos?
Qual a criança que não adora brincar em água e não delira com uma piscina, uma ida à praia ou um simples banho cheio de brinquedos? No entanto, esta alegria pode ser efémera e muito perigosa, pelo que todo o cuidado é pouco!
Deixamos, em parceria com a APSI, algumas dicas para impedir o afogamento e garantir um verão – e restante ano – de segurança!
Segurança na Água nos primeiros anos de vida: evitar o afogamento de crianças até aos 3 anos
Supervisão permanente. Uma criança sozinha numa piscina insuflável é o mesmo que um adulto que não sabe nadar num sítio sem pé. Nunca deixe uma criança sozinha na água. Quem diz piscina diz, por isso, banheira. Mesmo com pouca água a criança pode afogar-se: com o peso da sua cabeça não consegue levantar-se. Atenção!
Esvaziem a piscina logo após a utilização. Basta um segundo de distração para a criança se deslocar de novo para a piscina insuflável e um acidente ocorrer.
Na praia ou na piscina. Mesmo que as crianças frequentem a natação, e tenham algum à vontade dentro de água, não prescindam da utilização de auxiliares de flutuação seguros, como braçadeiras ou coletes salva-vidas. Não usem bóias como proteção: são apenas um brinquedo!
Conhecimento é tudo. Se vos fizer sentido e os ambientes aquáticos forem uma constante na vossa rotina familiar, pensem na possibilidade de oferecer à criança aulas de introdução ao meio, para que aprendam a respeitar e a gerir a sua presença em água desde muito cedo.
Proteção. As piscinas devem sempre ser vedadas por uma barreira vertical.
Ainda assim, a palavra-chave é, em qualquer idade, vigilância. O primeiro dia e o final da tarde são os momentos em que acontecem mais afogamentos.
Vejam 10 conselhos rápidos para prevenir afogamentos em todas as idades!
Também vos pode interessar:
- Cólicas nos bebés: como aliviar, evitar e identificar os sintomas
- Vacinas do bebé: tudo o que precisam saber
- Tosse convulsa: como proteger os nossos bebés?
- Cuidados que deve ter com a pele atópica do seu bebé
- Fraldas reutilizáveis: conheça os diferentes tipos e as vantagens!
Este artigo foi útil para si?