Segurança na água: primeiros anos de vida com diversão a salvo! - Pumpkin.pt

Segurança na água: primeiros anos de vida com diversão a salvo!

afogamento crianças até 3 anos

Como fazer a ambientação de crianças entre um ano e meio e os três anos em ambientes aquáticos?

Qual a criança que não adora brincar em água e não delira com uma piscina, uma ida à praia ou um simples banho cheio de brinquedos? No entanto, esta alegria pode ser efémera e muito perigosa, pelo que todo o cuidado é pouco!

Deixamos, em parceria com a APSI, algumas dicas para impedir o afogamento e garantir um verão – e restante ano – de segurança!

Segurança na Água nos primeiros anos de vida: evitar o afogamento de crianças até aos 3 anos

Acompanhamento permanente. Uma criança sozinha numa piscina insuflável é o mesmo que um adulto que não sabe nadar num sítio sem pé. Nunca deixe uma criança sozinha na água. Quem diz piscina diz, por isso, banheira. Mesmo com pouca água, as crianças desta idade não têm noção de bloqueio de respiração, e podem por exemplo enfiar a cara na água e não conseguir depois sair da posição. Atenção!

Esvaziem a piscina logo após a utilização. Basta um segundo de distração para a criança se deslocar de novo para a piscina insuflável e um acidente ocorrer.

Na praia ou na piscina. Mesmo que as crianças frequentem a natação, e tenham algum à vontade dentro de água, não prescindam da utilização de auxiliares de flutuação seguros, como braçadeiras ou coletes salva-vidas. Não usem bóias como proteção: são apenas um brinquedo!

Conhecimento é tudo. Se vos fizer sentido e os ambientes aquáticos forem uma constante na vossa rotina familiar, pensem na possibilidade de oferecer à criança aulas de introdução ao meio, para que aprendam a respeitar e a gerir a sua presença em água desde muito cedo.

Proteção. As piscinas devem sempre ser vedadas por uma barreira vertical.

Ainda assim, a palavra-chave é, em qualquer idade, vigilância. O primeiro dia e o final da tarde são os momentos em que acontecem mais afogamentos.

Vejam 10 conselhos rápidos para prevenir afogamentos!

Descubram também, e em segurança, as melhores piscinas em Lisboa e piscinas no Porto , 8 conselhos a ter em atenção com as Brincadeiras na Água e relembrem as nossas  recomendações de saúde e segurança para o Verão.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *