Bebés > Saúde e segurança > Segurança do bebé

Proteja o seu bebé sabendo quais as posições corretas para dele dormir

Proteja bebé sabendo quais as posicões corretas dele dormir

Dormir faz grande parte dos primeiros meses de vida do seu bebé. Aprenda com o  Dr. Armando Fernandes quais as posições corretas.

Dormir é muito importante para a saúde e crescimento dos bebés e das crianças pequenas. Não é preciso silêncio absoluto, nem escuridão total, só é preciso um ambiente calmo e um cantinho protegido. Contudo, à noite deve haver silêncio e escuridão.

O recém-nascido dorme aproximadamente 16 a 20 horas por dia, em períodos de 1-4 horas, seguidos de 1-2 horas acordado. Os ciclos sono/vigília dependem essencialmente da saciedade e da fome. A quantidade de horas dormidas durante a noite é sensivelmente igual à quantidade de horas dormidas durante o dia.

Já não se aconselha deitar os bebés de barriga para baixo. Deite-o, preferencialmente, de costas.

Para evitar o perigo de sufocação, não use almofada e nunca o prenda com cintos ou fitas: se o bebé se destapa muito, use um cobertor grande que possa prender por baixo do colchão, mas suficientemente à vontade para ele possa continuar a espernear. Se a cama for muito grande, faça “meia cama”, ou seja, os pés do bebé ficam em contacto com os pés da cama.

Para mais informações, por favor veja:http://amrf.no.sapo.ptSmsl.pdf>

Em caso de dúvida, ligue para a SAÚDE 24 (808 24 24 00) ou contacte o Pediatra dos seus filhos.