Bebés > Saúde e segurança > Segurança do bebé

Então como é que sei o que hei-de vestir ao meu bebé?

Então como é sei hei-de vestir meu bebé?

Proteger o seu bebé do frio é bastante importante para a saúde do mesmo. Mas existem muitas dúvidas relativas ao que lhe deve vestir para manter a temperatura corporal aconselhada. O Vou Nascer, explica-nos tudo sobre este tema.

Existe algum fundamento no impulso instintivo dos pais em quererem agasalhar o bebé, é um facto que os recém-nascidos, devido à sua pele fina, arrefecem facilmente e acabam por ter alguma dificuldade, nos primeiros dias de vida, em manter uma temperatura corporal constante. Por esta razão é que os bebés são vestidos com 2 camadas de roupa e gorro, no dia do nascimento, quer seja Verão ou Inverno.

Muitos pais perguntam “Então como é que sei o que hei-de vestir ao meu bebé?”

O primeiro ano de vida é importante na maturação do centro regulador da temperatura corporal do bebé, pelo que o próprio vestuário dos pais pode ser uma referência para vestir os filhos, isto é, se os pais estão confortáveis de camisola de manga comprida, o bebé poderá necessitar de 2 camisolas de mangas compridas ou apenas 1 mas mais quente. Normalmente contabiliza-se mais uma manga para o bebé do que a que os adultos precisam.

A partir do primeiro ano de vida o vestuário do bebé começa a assemelhar-se ao de um adulto.

É importante que antes de mais os pais saibam avaliar a temperatura do bebé, de modo a perceberem se este está frio ou demasiado quente. Para isso basta colocar a sua mão sobre o peito ou costas do bebé de forma a verificar se este está frio ao toque ou transpirado.

Normalmente temos tendência a agarrar nas mãos ou pés do bebé, que são zonas mais frias e com uma colocaração mais arroxeada, isto acontece devido à imaturidade do centro termoregulador do bebé, que privilegia as zonas centrais, como o peito, as costas e a cabeça, em deterimento das zonas mais distais, como as mãos e pés.

Com o passar dos anos ele vai conseguindo manter uma temperatura estável em todo o corpo, e aprenderá também a dizer se tem frio ou calor, facilitando a vida aos pais.

Um dos factores primordiais para manter a temperatura do bebé estável é ter uma temperatura ambiente controlada e constante em casa, entre os 18º C – 20º C, para o bebé não estar sujeito a grandes alterações de temperatura.

Quando sair de casa tente deixar o bebé na garagem ou à porta dos locais para onde vai, de forma a que este seja exposto o menos possível ao frio. Antes de sair de casa vista-lhe um casaco quente e coloque-lhe um gorro, pois é pela cabeça que os bebés perdem mais calor.

Depois aproveite e aqueça o seu coração com estes momentos em família!

 

Vou Nascer