Bebés > Saúde e segurança > Segurança do bebé

O meu bebé pode ir à praia?

bebé na praia

É verão, está calor... as abobrinhas também podem ir à praia, sim. Saiba que cuidados ter.

7 coisas a não esquecer para o seu bebé na praia: pensando na sua saúde e segurança e em tudo o que não pode faltar, do chapéu ao protetor.

Está de férias e gostava de aproveitar a praia, mas tem receio de que a experiência possa ser prejudicial ao seu bebé? Sabemos o quão difíceis podem ser as “primeiras vezes” quando temos um mini ser que depende de nós, mas também sabemos que praia é sinónimo de mamãs e de abobrinhas felizes. Preparámos por isso este guia para o bebé na praia que possa organizar os seus mergulhos e os do seu bebé, em segurança e para que nada falhe.

Feliz Verão!

É aconselhável levar um bebé à praia?

Decidir se deve ter o seu bebé na praia é acima de tudo uma questão de bom senso. Regra geral, aconselha-se apenas a aplicação de protetor solar em crianças com mais de seis meses, pelo que levar um bebé à praia antes dessa idade é um risco. Mesmo vestido e à sombra, o reflexo do sol pode provocar queimaduras na pele mais sensível de um recém-nascido.

Devem evitar-se as horas de maior calor, estipulando-se como apropriado o horário entre as 8h e as 11h e após as 18h, mas o mais indicado é fazer uma análise diária da situação. Se às 9h da manhã estiverem 30ºC, prefiram ficar por casa com a criança.

O indispensável para o bebé na praia:

praia bebés

Os bebés com mais de seis meses podem, e devem, aproveitar todos os benefícios de uma ida à praia. Experiências como brincar com a areia, molhar o pezinho, estar em contato com a natureza e respirar maresia ajudam ao desenvolvimento cognitivo e físico da criança. No entanto, é necessário ter alguns cuidados.

Protetor solar

O ideal é utilizar filtros solares desenvolvidos especialmente para crianças, já que em regra estes apresentam um índice SPF50+ de proteção solar e são à prova de água. Pode optar ainda por formas hipoalergénicas.

Aplique o protetor solar na criança ainda em casa (a ideia é que a aplicação seja feita 30 minutos antes da exposição ao sol) e volte a aplicar a cada duas horas.

Fato de banho

São tantos e tão giros! Mas antes de escolher o fato de banho do seu bebé, procure saber se os modelos oferecem proteção anti-UV máxima (SPF50+). O macacão de banho deve proteger as partes sensíveis do corpo, tais como o pescoço, os ombros, as costas.

Chapéu e óculos de sol

São várias as marcas que vendem chapéus anti-uv para bebés com diversos padrões, cores e desenhos. Estes modelos são concebidos para proteger a cabeça das abobrinhas do sol durante as suas atividades aquáticas e o período de exposição ao sol, mas não comprometem o estilo! 

O mesmo para os óculos de sol. Os olhos das crianças requerem uma proteção especial (100%UV) e é por isso recomendável que escolha modelos resistentes e que se adaptem à cara do bebé.

Tenda

Uma tenda exclusiva para o seu bebé desfrutar da praia sem ser incomodado; protegido, em segurança e muito relaxadinho. Algumas destas tendas são multifunções e têm até piscina interior, permitindo que as crianças brinquem em segurança contra os raios nocivos do sol, graças ao seu tecido de poliéster UV.

Brinquedos

Bolas, ancinhos, pás, bonecos… o seu bebé é rei e senhor da mala da praia! É importante permitir que a criança explore a curiosidade e a criatividade, colocando-lhe à disposição novos brinquedos que o obrigarão a entrar em contato com o meio. E assim, enquanto o bebé está entretido e protegido, pode aproveitar para relaxar – sem nunca descurar a atenção!

Água

Leve bastante água para hidratar o bebé, e conte com alguns litros para lhe passar o corpinho por água depois do banho no mar. Infelizmente, o oceano está bastante poluído, por isso é de evitar que as impurezas sejam absorvidas pela pele sensível das crianças.

Comida

Se vão passar várias horas na praia, não se pode esquecer de levar refeições práticas mas nutritivas para o seu bebé, que precisa de muita força para construir maravilhosos castelos na areia.

Pode escolher no supermercado boiões ou saquetas de fruta; são várias as marcas que vai encontrar, e todas elas garantem não adicionar açúcar à sua fórmula. Consoante a fase de desenvolvimento do bebé, pode preparar em casa tupperwares com um almoço rápido mas equilibrado para toda a família. Tenha à mão também fruta cortada e prepare algumas receitas ideais para transportar, como estes queques de agrião ou estes queques de banana e cenoura (sem açúcar!).

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *