A Barrigas de Amor partilha connosco os cuidados com a higiene oral em bebés, que devem começar mesmo antes do seu nascimento. Só pais informados podem dar a melhor saúde oral aos seus filhos.
Os ensinamentos dos pais e o seu próprio exemplo relativamente a hábitos de higiene e alimentação vão marcar o desenvolvimento das crianças. Por outro lado, os cuidados que a mãe tem durante a gravidez, ou a falta deles, influenciam muito a saúde geral e oral do seu filho.
A higiene da boca do bebé deve ser iniciada mesmo antes de surgir o primeiro dente. Mesmo antes de nascerem os primeiros dentes, os pais devem limpar as gengivas do bebé com um pano ou uma gaze humedecidos em água morna, usando o dedo indicador, pelo menos uma vez por dia, de preferência à noite.
Depois de nascerem os primeiros dentes, deve começar a usar uma escova de dentes de cabeça pequena e cerdas suaves própria para bebés ou uma dedeira. Bebés, crianças e adultos devem lavar os dentes pelo menos três vezes por dia.
Higiene oral em bebés: como utilizar a pasta de dentes?
Segundo o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, desde o nascimento do primeiro dente deve ser utilizada uma pasta de dentes com 1500 ppm de flúor. A quantidade de pasta de dentes a utilizar deve ser do tamanho da unha do dedo mindinho da criança. Nos bebés isto corresponde a uma minúscula raspa de pasta.
Ensine o seu filho a cuspir a pasta de dentes! A ingestão frequente e excessiva de pasta de dentes pode provocar fluorose nas crianças, devido ao excesso de flúor.
A fluorose é caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas nos dentes. Sendo o flúor tóxico, quando consumido em grandes quantidades, pode também, provocar dores de estômago, vômitos e diarreias, entre outras complicações.
Só a partir dos 6/7 anos é que a criança é capaz de lavar os dentes sozinha e de forma eficaz, embora continue a ser aconselhável a monitorização por parte dos pais.
Estabelecer desde a primeira infância, hábitos de alimentação saudável, é essencial para um crescimento saudável da criança, bem como para prevenir o aparecimento de patologias da boca, como a cárie dentária e a gengivite.
Deve amamentar o seu filho pelo menos até aos 4-6 meses de idade. Coloque apenas leite ou água no biberão, não coloque líquidos açucarados no biberão nem na chupeta.
Higiene oral em bebés: prevenir na primeira infância
Muitos dos tratamentos caros e demorados durante a adolescência poderiam ser evitados apenas com medidas preventivas na primeira infância. Sendo assim, para prevenir problemas funcionais, deformações faciais, alterações da fala e alterações inestéticas no futuro sorriso do seu bebé:
- Evite que o bebé chuche no dedo.
- Evite que o bebé durma com as mãos sob a cabeça.
- Não o deixe ter o biberão na boca mais do que o tempo necessário para a alimentação.
- Evite que a criança morda os lábios e bochechas, e roa as unhas.
Crónica escrita por: Dra. Diana Melo (Médica Dentista)
Também vos pode interessar:
- Cárie dentária: origem e causas principais
- Tudo o que precisa de saber sobre bruxismo infantil
- Qual a importância da visita da criança ao odontopediatra, o médico dentista especializado?
Este artigo foi útil para si?