Bebés > Saúde e segurança > Saúde do bebé

Conheça o mundo das vacinas, das cólicas e das vitaminas para o seu bebé

Conheca mundo das vacinas, das cólicas das vitaminas bebé

As vacinas e as cólicas fazem parte do crescimento da sua abobrinhas. Saiba mais sobre estes assuntos com a ajuda  com o  Dr. Armando Fernandes.

Vacinas

As vacinas protegem a sua criança de muitas doenças graves e devem ser administradas nas idades recomendadas, mesmo se a criança está constipada ou com uma doença ligeira, desde que a temperatura rectal < 38,5 ºC.

Durante o primeiro mês, o seu bebé deve fazer a vacina contra a tuberculose (BCG) e a vacina contra a hepatite B (VHB) no centro de saúde, caso não tenha sido realizado no hospital ou maternidade.

Para mais informações, por favor veja:http://amrf.no.sapo.ptVacinas.pdf>

Cólicas

Frequentes entre a 2 semana e o 3-4º mês de idade

1. Desobstrução nasal

2. Colocar para arrotar

3. Massagens na barriga, pegar no bebé ao colo, sons repetidos e monótonos, música, chucha

4. AERO-OM® Gotas (5 gotas; 3-4 xs/dia) ou COLIMIL® (primeiros 5 dias: 1 frasco, 2 xs/dia; depois 5º dia: 1 frasco por dia, à noite) ou BIOGAIA® (5 gotas/dia) ou INFACOL® (1 frasco/dia), etc.

Para mais informações, por favor veja: URL: http://amrf.no.sapo.ptColicas.pdf

 

Vitaminas

Atualmente, a Academia Americana de Pediatria recomenda que os lactentes de termo sob amamentação exclusiva sejam suplementados com 200 UI/dia de vitamina D para profilaxia do raquitismo, o que pode ser conseguido com VIGANTOL® Sol. Oral (S: 1 gota por dia ou em dias alternados) ou com PROTOVIT® Gotas (S: 9 gotas ou 0,25 ml por dia). Dê as vitaminas preferencialmente com uma colher para que o bebé se vá habituando à colher (o que mais tarde facilitará a diversificação alimentar). 

Em caso de dúvida, ligue para a SAÚDE 24 (808 24 24 00) ou contacte o Pediatra dos seus filhos.