Bebés > Saúde e segurança > Saúde do bebé

Bebés e Meningite: tudo aquilo que precisa de saber

meningite em bebés

A meningite é uma inflamação potencialmente mortal das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinal.

Tal como a tosse convulsa, a meningite em bebés é uma das preocupações maiores dos médicos obstetras e pediatras durante a gravidez e os primeiros meses de vida dos bebés.

Sendo uma condição médica pouco frequente, principalmente após a implementação do Plano Nacional de Saúde atualmente em vigor, é extremamente perigosa para bebés com menos de dois meses de idade. Pode ser causada por vírus contagiosos (constipações, herpes, varicela, entre outras) e bactérias, como a e.coli e os estreptococos, transmitidos pela mãe durante o parto, que atuam perante um sistema imunitário ainda muito frágil.

Sintomas

Os sintomas da meningite em bebés são, à primeira vista, pouco alarmantes. As crianças podem parecer apenas mais cansadas ou irritadas – no entanto, e dada a rapidez da doença, é importante estar atentos a todos os sinais, e pedir auxílio médico à menor suspeita.

Os sintomas mais comuns são:

Aubalamento da moleirinha, resultante da maior pressão e da existência de fluidos no cérebro;

– Febre;

– Mãos e pés frios, mas o peito quente;

– Arrepios;

– Pescoço rígido, corpo numa posição rígida e a cabeça inclinada para trás;

Irritabilidade, principalmente quando no colo;

– Respiração acelerada;

– Vómitos;

– Recusa em comer;

Prostração e sonolência profunda, sendo difícil ou quase impossível acordar o bebé;

– Erupções cutâneas.

Tratamento da meningite em bebés

O diagnóstico definitivo é feito através de análises ao líquido céfalo-raquidiano, que se extrai através de uma picada nas costas com uma agulha, e, dependendo da causa da meningite, podem ser necessários antibióticos, administrados por meio intravenoso ainda no hospital.

A maioria das crianças com meningite tem uma recuperação total dos sintomas. No entanto, existe uma elevada taxa de mortalidade quando a meningite, de causa bacteriana, não é tratada atempadamente.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.