Bebés > Saúde e segurança > Saúde do bebé

Especial: Como sobreviver ao calor com um bebé?

bebes-verao

Sigam estes cuidados e aproveitem as boas temperaturas que se fazem sentir para se divertirem com a abobrinha bebé!

As boas temperaturas chegaram para ficar! Já estão desesperados porque o vosso bebé é muito pequeno e não sabe lidar com o calor?

É verdade que crianças com menos de um ano são um grupo de risco nas estações quentes, até porque não se sabem queixar nem têm ferramentas para se protegerem sozinhos, mas isso não significa que têm que ficar trancados em casa com ele.

Cuidados fundamentais se sairem de casa:

– Evitem a exposição direta ao sol. Se o vosso filho tiver mais do que um ano, deixem-no brincar em zonas descobertas, mas sempre com proteção solar específica para crianças. Saiam de casa antes das 10h da manhã ou depois das 17h.

– Utilizem chapéus de aba larga que protejam a cabeça mas também as orelhas e a nuca do bebé, que, por serem zonas muito sensíveis, queimam mais rapidamente.

– Vistam o bebé com roupas de algodão e de cores claras.

– Aos bebés que ainda mamam, ofereçam o peito com mais frequência. Aos mais velhos, ofereçam bastante água. Insistam mesmo que o vosso filho recuse. Combater a desidratação é muito importante.

– Nunca deixem os vossos filhos sozinhos no carro, mesmo que seja para fazer um recado rápido. Em apenas dez minutos, a temperatura de um veículo fechado pode superar em 10ºC a temperatura exterior.

– Levem as abobrinhas a uma piscina. A Pumpkin deixou algumas recomendações de piscinas para visitar com toda a família. Se preferem uma piscina coberta, saiba como escolher a mais indicada para o seu bebé.

Cuidados fundamentais em casa:

– Abram as janelas para que corra uma aragem, ou liguem uma ventoinha, mas não exponham o bebé diretamente ao vento. Nas horas de maior calor, mantenham os estores e os cortinados fechados.

– As fraldas descartáveis deixam a pele abafada e, com o calor, podem causar irritações no rabinho do bebé. Nas horas mais quentes, deitem-no numa toalha e tirem-lhe a fralda.

Coloquem a criança em lugares frescos, principalmente nas horas da sesta. Evitem deitá-la no carrinho ou na cadeirinha, que, por serem forrados a tecido e muito compactos, aquecem mais do que a cama ou o berço.

– Aumentem o número de banhos por dia. Não precisam de usar shampoo em todas eles – a ideia é apenas refrescar. Coloquem o bebé na banheira e brinquem com ele.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *