Ter um bebé significa noite mal dormidas. Mas por vezes pode ser apenas uma consequência de perturbações do sono ou terrores noturnos. Conheça as possíveis causas desses sintomas segundo o Dr. Armando Fernandes.
Perturbações do sono
Cerca de 20-30% lactentes e crianças pequenas apresentam perturbações do sono, causadas por: problemas perinatais, temperamento, amamentação, alimentação durante a noite,” co-sleeping” (dormir acompanhado), stress familiar, modos de adormecer, resistência ao sono.
O acordar de noite só deve ser considerado um problema se os pais o considerarem. Contudo, a privação prolongada de sono nos pais tem consequências precoces e é muitas vezes a sensação de “atingir o limite” que os leva a procurar ajuda.
O esgotamento, a indisponibilidade, a violência familiar, e a sensação de impotência e fracasso como pais são o culminar de uma situação na qual uma intervenção precoce é possível e desejável. Seguidamente apresentam-se algumas perturbações do sono.
Terrores Noturnos
Ao contrário do pesadelo, os terrores noturnos ocorrem no início da noite, 1 a 4 horas (média 1,5 horas) depois de a criança ter adormecido. Os pais encontram o filho sentado na cama gritando, gesticulando, mas não totalmente acordado.
Com palpitação, olhos bem abertos. Pode estar a falar, mas não responde ao que é perguntado. Durante o episódio a criança não tem consciência da presença dos pais. Pode empurra-los e soluçar mais forte, se for tocada. Fica inconsolável, às vezes até 30 minutos.
Finalmente, relaxa e volta a dormir. No dia seguinte não se lembra do acontecido. Episódios de terrores noturnos são comuns dos 2 aos 6 anos de idade. E uma condição quase sempre herdada, pelo que existem antecedentes de terrores noturnos noutros familiares.
Não produzem maiores danos e desaparecem com o crescimento. Os pais não devem procurar consolar a criança durante o episódio. Ela está só parcialmente acordada.
É suficiente fazer companhia, até que ela volte a dormir em segurança. Em alguns casos, a criança pode ser acordada cerca de 15 minutos antes da hora previsível de ocorrência dos terrores durante uma semana.
Em caso de dúvida, ligue para a SAÚDE 24 (808 24 24 24) ou contacte o Pediatra dos seus filhos.
Também vos pode interessar:
- 31 músicas de embalar (e outras canções para adormecer o seu bebé!)
- Terrores noturnos: o que são, como reagir e prevenir!
- Está na hora de o meu bebé dormir: o que devo fazer?
- Quantas horas de sono o bebé deve dormir?
Este artigo foi útil para si?