Icterícia: o que é e como tratar? - Pumpkin.pt

Icterícia: o que é e como tratar?

icterícia

A icterícia provoca o amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos do bebé.

A icterícia é bastante frequente nos recém-nascidos, sendo por norma inofensiva. Esta pigmentação amarelada acontece porque os bebés nascem com mais glóbulos vermelhos do que o suposto, necessitando então de dissolver a bilirrubina – um dos pigmentos que os formam – no sangue.

O recém-nascido pode icterícia também pelos seguintes motivos:

  • Patologias que provocam a degradação de glóbulos vermelhos;
  • Problemas hepáticos ou intestinais;
  • A bilirrubina é reabsorvida no sangue a partir dos intestinos, antes de ser eliminada do organismo. Por isso, os bebés que se alimentam menos bem fazem mais reabsorção de bilirrubina.
  • Alguns casos de icterícia poderão estar associados à amamentação, mas não é recomendável que deixem de amamentar os bebés, excepto se por indicação médica. Pelo contrário: alimentem o bebé com frequência, sobretudo nas primeiras horas e dias após o nascimento. Ao ser alimentado, o bebé evacuará mais vezes e o leite proporcionará ao fígado a energia necessária para libertar a bilirrubina.

Quais os sintomas da icterícia?

A icterícia é fácil de identificar, já que a tez do bebé amarela, bem como a parte branca dos seus olhinhos. O bebé pode fazer um cocó mais escuro ou até mesmo preto, ficar sonolento e sem fome. O bebé pode também apresentar sinais de desidratação.

Como tratar a icterícia?

O diagnóstico é também ele dado de forma relativamente fácil: depois de examinar o bebé, o médico realiza um exame simples para verificar o nível de bilirrubina no sangue. 

Não sendo normalmente grave, alguns bebés precisam ainda assim de tratamento por luz – fototerapia – para recuperar da condição.

Um número muito baixo de bebés com icterícia grave podem evoluir para a condição de icterícia nuclear, que em situações extremas provoca a perda de audição ou uma lesão cerebral permanente.

Também vos pode interessar: 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *