Crosta láctea: o que é e como tratar? - Pumpkin.pt

Crosta láctea: o que é e como tratar?

crosta láctea

A crosta láctea não é, por norma, incómoda para o bebé, mas contamo-vos a origem e como cuidar destas erupções cutâneas.

A crosta láctea, nome simpático para a dermatite seborreica, é uma erupção cutânea que aparece e desaparece espontaneamente, ocorrendo por norma até aos primeiros cinco meses de vida do bebé.

O que é e onde aparece a crosta láctea?

Antigamente, associava-se esta condição ao aleitamento materno, bem como à má higiene. No entanto, a criação desta crosta láctea está apenas associada à produção excessiva de sebo, que se acumula na pele. A causa ainda é desconhecida, mas nada tem a ver tampouco com alergias ou infeções: desconfia-se que seja uma herança das hormonas da gravidez no organismo do bebé, deixando as glândulas sebáceas superativas.

É, ainda assim, uma condição benigna, ou seja, que em nada afecta ou incomoda o bebé e a sua saúde. Quando as hormonas finalmente desaparecerem, a crosta vai com elas! Por isso, apesar de fazer alguma impressão, principalmente aos pais, o seu surgimento não é motivo para preocupação.

A crosta láctea aparece essencialmente no couro cabeludo, nas sobrancelhas, testa, zonas laterais do nariz, queixo e orelhas, e é fácil de identificar: são crostas amareladas, ásperas e algo oleosas, um pouco como se a pele estivesse a escamar. Podemos compará-la à caspa, nos adultos, no sentido em que a sua erupção nada tem a ver com a falta de cuidado, mas sim com reações naturais dos diferentes tipos de pele.

É possível que caia algum cabelo ao bebé nesta fase – mas não se preocupem, voltará a crescer e ainda mais saudável!

 Como tratar a crosta láctea?

Não é aconselhável esfregar a pele do bebé, para não correr o risco de a irritar mais ainda. Antes, massagem o corpo do bebé com produtos apropriados para o problema – encontram vários no mercado, inclusive shampoos para uma lavagem suave do cabelo do bebé.

Alguns especialistas recomendam também óleos vegetais, bem como passar uma escova macia pela pele para retirar a pele já morta.

Também vos pode interessar: 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *