A icterícia provoca o amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos do bebé.
A icterícia é bastante frequente nos recém-nascidos, sendo por norma inofensiva. Esta pigmentação amarelada acontece porque os bebés nascem com mais glóbulos vermelhos do que o suposto, necessitando então de dissolver a bilirrubina – um dos pigmentos que os formam – no sangue.
O recém-nascido pode icterícia também pelos seguintes motivos:
- Patologias que provocam a degradação de glóbulos vermelhos;
- Problemas hepáticos ou intestinais;
- A bilirrubina é reabsorvida no sangue a partir dos intestinos, antes de ser eliminada do organismo. Por isso, os bebés que se alimentam menos bem fazem mais reabsorção de bilirrubina.
- Alguns casos de icterícia poderão estar associados à amamentação, mas não é recomendável que deixem de amamentar os bebés, excepto se por indicação médica. Pelo contrário: alimentem o bebé com frequência, sobretudo nas primeiras horas e dias após o nascimento. Ao ser alimentado, o bebé evacuará mais vezes e o leite proporcionará ao fígado a energia necessária para libertar a bilirrubina.
Quais os sintomas da icterícia?
A icterícia é fácil de identificar, já que a tez do bebé amarela, bem como a parte branca dos seus olhinhos. O bebé pode fazer um cocó mais escuro ou até mesmo preto, ficar sonolento e sem fome. O bebé pode também apresentar sinais de desidratação.
Como tratar a icterícia?
O diagnóstico é também ele dado de forma relativamente fácil: depois de examinar o bebé, o médico realiza um exame simples para verificar o nível de bilirrubina no sangue.
Não sendo normalmente grave, alguns bebés precisam ainda assim de tratamento por luz – fototerapia – para recuperar da condição.
Um número muito baixo de bebés com icterícia grave podem evoluir para a condição de icterícia nuclear, que em situações extremas provoca a perda de audição ou uma lesão cerebral permanente.
Também vos pode interessar:
- Bebé prematuro: saibam tudo sobre a prematuridade
- 5 dicas para os primeiros banhos do bebé
- Tipos de vinculação: conheçam quais existem
- Como prevenir e tratar as assaduras nos bebés
Este artigo foi útil para si?