Bebés > Recém Nascido > Dormir e comer

5 hábitos para ajudar a melhorar o sono do seu bebé

5 hábitos para ajudar a melhorar o sono do seu bebé.

Existem formas de ajudar o seu bebé a dormir melhor e durante mais tempo, o que proporcionará, a si e a ele, uma melhor qualidade de sono. 

Certamente concordará que a experiência de ser pai e mãe é muito compensadora mas o cansaço acumulado da falta de horas de sono consequente de noites passadas em claro, são experiências por que todos já passámos, ou que estamos a passar, e nos toldam a serenidade e a capacidade de raciocínio. Pais cansados, com olheiras e olhos raiados, depois de noites difíceis a tentar acalmar o novo membro da família que parece não querer dormir. Mas será que tem mesmo de ser assim?

É normal que os bebés não consigam dormir a noite toda, principalmente nas primeiras semanas de vida. No entanto, existem formas de ajudar o seu bebé a dormir melhor e durante mais tempo, o que proporcionará, a si e a ele, uma melhor qualidade de sono. Assim, a começar a pôr em prática estes 5 hábitos para ajudar a melhorar o sono do seu bebé, sugeridos pela Triboo Kids.

Use a luz

Apenas com algumas semanas de idade, o “relógio interno” do bebé começa a desenvolver-se. A partir desse momento, poderá começar a ajudá-lo a distinguir o dia da noite através da luz.

A luz mantém-nos despertos, diz ao nosso organismo que é dia e que é tempo de estarmos ativos. Por outro lado, a ausência de luz comanda a produção de melatonina, uma hormona responsável pela sonolência, como preparação para uma noite de descanso.

Mantenha os dias do seu bebé bem iluminados, mesmo durante as sestas diurnas (exceto se o bebé tiver dificuldade em adormecer em espaços iluminados durante o dia). Durante o período noturno, diminua a luminosidade e procure utilizar cores mais quentes. Estudos mostram que a componente azul na iluminação influencia negativamente a nossa capacidade de adormecer e passar uma boa noite de sono.

Poderá usar luzes de presença na divisão onde o bebé dorme, mas evite uma luz forte e posicione-a longe da cama.

Adote uma rotina

É inevitável, nós somos seres de hábitos. Adotar uma rotina na hora que antecede o sono levará o seu bebé a adormecer mais facilmente e a dormir por mais tempo.

Procure, por isso, adotar uma hora de deitar e mantenha-se fiel a essa hora. Depois, poderá seguir a regra dos 3 B’s (banho, biberão, berço), ou desenvolver outras atividades mais adequadas ao seu bebé e às rotinas diárias da família.

É, no entanto, importante que seja sempre um período de baixa energia, sem barulhos, nem brincadeira.

Não adormeça o bebé ao colo

Pode parecer uma tarefa difícil, principalmente para mães em período de amamentação, mas quando conseguir esta proeza, verá como o seu bebé dormirá melhor. Se utilizarmos uma escala de 1 a 10 para descrever o estado de sonolência do bebé (1 é completamente desperto e 10 é em sono profundo), deverá deitá-lo quando atingir um estado 7 ou 8, e deixá-lo adormecer sozinho.

Desta forma, os bebés aprendem a acalmar-se sozinhos, sem necessidade da intervenção dos pais. Isto permite-lhes passar uma noite mais confortável, com menos choro e stress.

Use sons relaxantes

Apesar de o nosso principal meio de recolha de informação sobre o mundo exterior ser visual, os outros sentidos também afetam o nosso estado de espírito e, neste caso, a predisposição do seu bebé para entrar numa noite de sono e descanso. Pode ser, por isso, utilizada a reprodução de sons calmantes para prolongar e melhorar a qualidade do sono do bebé.

Para isso precisa apenas de um aparelho de reprodução de música, onde poderá tocar sons tranquilizantes, com baixo volume. Sugerimos playlists do chamado white noise, ou sons de natureza. Experimente e personalize uma lista de reprodução que resulte com o seu bebé.

Tenha atenção à posição do bebé

Não é só uma questão de qualidade de sono, mas ter em atenção este aspeto também pode salvar a vida do seu bebé! O Síndrome de Morte Súbita do Lactente é a primeira causa de mortalidade no 1º ano de vida e pode ser mitigado com uma simples ação: coloque o seu bebé a dormir de barriga para cima.

A adoção desta posição de sono por cada vez mais pais, levou a uma diminuição da mortalidade até 67%, sem que houvesse um aumento do número de mortes por aspiração de vómito.

Para além disso, deverá também garantir:

– Que o seu bebé dorme numa cama ou berço adequado, com um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama, bem como tentar eliminar o risco de sufocação, afastando lençóis e cobertores da cabeça do bebé.

– Que o seu bebé usa um apoio de cabeça anatómico e confortável que permita evitar a plagiocefalia (deformidade física da cabeça do bebé). Existem no mercado almofadas adaptadas que suportam a cabeça do bebé sem fazer grande pressão nos pontos mais sensíveis, e que o ajudarão a adotar a posição de repouso recomendada pelos pediatras e a prevenir as malformações da cabeça.

A qualidade e quantidade de sono não devem ser menosprezadas na infância, dada a sua importância no desenvolvimento da criança e na promoção do bem-estar dos pais!

Visite a loja da Triboo Kids para encontrar produtos que certamente o ajudarão a melhorar o sono do seu bebé e consequentemente o seu também! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *