A acne do bebé e a acne do lactente são a mesma coisa?
Não é adolescência precoce, mas parece: o bebé ficou de repente com a carinha cheia de borbulhas? Se for recém-nascido, muito provavelmente tem um surto medrança, mais conhecido como acne neonatal. No entanto, esta espécie de acne vulgar pode também surgir em crianças entre os 3 e os 6 meses de vida. Qual a diferença?
Acne neonatal: acne do bebé
Sabiam que cerca de 20% dos bebés sofre de acne neonatal? E grande parte dessa percentagem refere-se aos meninos.
A acne do recém-nascido é totalmente inofensiva e geralmente aparece durante as primeiras semanas de vida: está por norma associada a um pico de crescimento e é por isso uma reação natural às alterações hormonais.
No último trimestre da gravidez, o corpo da mãe produz hormonas mais intensamente, de forma a madurar o sistema respiratório e permitir um maior desenvolvimento do sistema imunológico do bebé, afetando também as suas glândulas sebáceas. É esta, aliás, a justificação também para o aparecimento da crosta láctea.
Estas borbulhinhas são por norma vermelhas, com pequenas “cabeças” amarelas, e aparecem sobretudo no rosto, mas pode espalhar-se também pelo resto do corpo.
A erupção deste acne neonatal é indolor, não provoca comichão ao bebé e acaba por desaparecer naturalmente, sem deixar marcas na pele.
Os óleos e loções perfumadas podem acentuar a acne do bebé, por isso cuidado com os produtos utilizados: é aconselhável lavar as áreas afetadas com água morna e um sabonete hidratante suave para bebés e, claro, não tentar rebentar as erupções – isso sim será muito doloroso para a abobrinha.
Acne do latente: aparece mais tarde e por outras causas
A acne do latente não é sinónimo de acne neonatal – na verdade, surge normalmente entre o terceiro e o sexto mês de vida do bebé, podendo prolongar-se durante muito tempo. Aliás, os especialistas atribuem-lhe uma predisposição hereditária, pelo que é provável que também durante a puberdade a criança sofra com acne.
É importante consultar um médico, porque a ausência de tratamento pode deixar cicatrizes na pele. Por norma, o pediatra receitará um anti-inflamatório ou um antibiótico – obviamente a avaliação é feita caso a caso.
Se o seu bebé tiver acne do lactente, a comichão vai fazer com que se coce muito, por isso, optem por vestir-lhe umas luvas macias de algodão, de forma a não friccionar mais ainda as erupções. Devem também evitar outras fontes de irritação da pele e tentar manter-lhe o rosto o mais seco possível.
Também vos pode interessar:
- Bebé prematuro: saibam tudo sobre a prematuridade
- 5 dicas para os primeiros banhos do bebé
- Tipos de vinculação: conheçam quais existem
- Como prevenir e tratar as assaduras nos bebés
Este artigo foi útil para si?