Em que circunstâncias é normal ter sangramento no pós-parto? Dura quanto tempo? Pode parar e voltar?
O sangramento no pós-parto, clinicamente conhecido por “lóquios”, é perfeitamente normal, podendo durar até cinco semanas após o nascimento da abobrinha.
Este sangue, de aparência viva e espessa, pode também conter coágulos – mas não se preocupem! Na verdade, o sangramento pós-parto é composto por sangue, muco e restos de tecido do útero. À medida que o corpo volta ao normal, a quantidade de sangue diminui até desaparecer totalmente.
Quando é que o sangramento pós-parto se torna preocupante?
Claro que é importante verificar se o sangramento parece saudável, e são alguns os sinais de alerta a ter em conta. Procurem o vosso médico assistente se:
- Sentem necessidade de trocar de penso de hora em hora.
- O sangue ficou repentinamente mais escuro.
- Se o fluxo de sangue aumentar após a segunda semana.
- Se tiverem febre.
- Se tiverem dores abdominais/cólicas muito fortes.
- Se o sangue cheirar muito mal.
Estes sintomas podem indicar uma infeção vaginal pós-parto, restos de placenta no organismo ou que o útero não está a regressar à sua posição natural e devem ser avaliados por um profissional.
Cuidados a ter durante o período de sangramento no pós-parto
Enquanto cuida da sua abobrinha, é importante que a mãe tente descansar, não faça demasiados esforços físicos e que utilize pensos absorventes e não tampões, para evitar a transferência de bactérias para o útero.
Tentem manter uma alimentação regular e nutricionalmente equilibrada, beber bastantes líquidos e controlar o as características do lóquios regularmente.
Caso se manifestem sintomas de alerta, o médico pode optar pela realização de uma curetagem, ou seja, um procedimento cirúrgico simples, feito sob anestesia geral, no qual se removem restos uterinos e/ou de placenta.
E a menstruação?
Enquanto amamentar não é recomendado que a mulher menstrue, pelo que é importante falar com os médicos para garantir a toma de contraceptivos bloqueadores.
No entanto, quando a mulher não amamenta, a menstruação pode regressar mais cedo, já no segundo mês de vida do bebé.
Também vos pode interessar:
- Puerpério: tudo sobre o pós-parto
- Depressão pós-parto: como identificar os sintomas?
- Como cuidar, respeitar e recuperar a barriga no pós-parto:
- Vale a pena usar a cinta no pós-parto?
Este artigo foi útil para si?