Bebés > Mãe no pós parto > Primeiros dias da mãe

O 10 mês de gravidez – sim, ele existe.

10º mês

As mães também podem ser recém-nascidas?

As dúvidas nascem muito antes do bebé, e são a companhia fiel de todas as grávidas – as de primeira viagem e as que repetem a caminhada, sempre diferente, sempre na ansiedade tranquila de quem sabe que a vida vai mudar, mas não sabe muito bem como.

Os medos acumulam-se: o de falhar, o de não conseguir gerir – o tempo, o choro do bebé, o descanso – e o de não saber responder aos cuidados mais básicos. As fraldas que nunca foram mudadas antes, ou que já foram mudadas há algum tempo, a amamentação e os seus segredos, as emoções do puerpério a borbulhar, será aquela a posição adequada para o bebé dormir.

Quando por fim os nossos filhos vêem o mundo, nós já os esperámos, imaginámos e sentimos infinitas vezes. É no momento do parto, ou talvez já depois, quando os temos nos braços pela primeira vez, que as dúvidas e os medos, existentes mas latentes, se confirmam. Agora é real – aquele bebé não é uma projecção, existe e precisa de nós.

Mas a mãe também precisa de alguém. Precisa de ajuda para acalmar todos os receios, e encontrar o seu equilíbrio durante as primeiras semanas e meses que sucedem ao nascimento do seu bebé. Precisa de colo tanto quanto o seu bebé o procura. Precisa de estar bem – não podemos cumprir na perfeição o nosso papel se não cuidarmos de nós também.

Enquanto a maioria dos sites pós-parto se focam em como cuidar do bebé, respondendo assim a tantas das perguntas que as mães formularam durante a gravidez, o Décimo mês foi criado a pensar na mãe que acaba também de nascer, e na sua caminhada para regressar à normalidade. O Décimo Mês é, por isso, um portal de respostas também, mas para as perguntas que a mãe não sabia que faria: as sobre si própria.

Os conteúdos do site Décimo Mês são revistos por um painel médico de aconselhamento e focam-se em 5 categorias distintas: recuperação e saúde, bem-estar emocional, uma Nova realidade, o seu corpo no pós-parto, e relacionamento e amor.

Décimo Mês é um site desenvolvido com o apoio da Bayer, sem objetivos comerciais e apenas com um objetivo muito são: apoiar as novas mães. E as novas mães somos todas nós, sempre que nasce um bebé. Porque se no primeiro filho temos dúvidas porque nunca vivemos essa experiência, com o segundo ou terceiro filho não imaginamos como será a vida com 2, 3 ou mais filhos.

Este é um site que nos marca pela forma humana como mostra as mães, e pelas imagens de mães “normais” – com estrias, cansaço, olheiras, mas também com um um brilho nos olhos e um amor infinito.

Vejam o vídeo que nos lembra que as mães também precisam que lhes perguntemos esta pergunta tão simples: como se sente hoje?

 

 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *