Os pontos pós-parto exigem alguns cuidados específicos, de modo a garantir uma cicatrização rápida e sem problemas. Saibam quais.
Após o nascimento do bebé, a mãe pode ter de receber pontos pós-parto. Estes pontos podem decorrer de uma episiotomia, em caso de parto vaginal, ou de uma cesariana. As caraterísticas dos pontos pós-parto variam, assim como os cuidados que se devem ter com eles. Percebam o que fazer em caso de terem pontos pós-parto.
O que fazer em caso de pontos pós-parto vaginal
Por vezes, durante um parto vaginal, é necessário fazer uma episiotomia (corte realizado no períneo para tornar mais fácil a expulsão do bebé) e, posteriormente, realizar uma episiorrafia (sutura da episiotomia).
Neste caso, os pontos não precisam de ser retirados, pois são absorvidos pelo próprio corpo. Os pontos pós-parto normal geralmente caem entre a 1ª e a 3ª semanas após o parto. Porém, há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar complicações e aliviar algum desconforto que se possa sentir na região com pontos.
Como cuidar dos pontos pós-parto normal
- Colocar na região com pontos gelo embrulhado num pano, por 15 minutos. Este procedimento pode ser repetido sempre que sentir incómodo, principalmente até ao 3º dia após o parto;
- Tomar paracetamol, em caso de dor e se o médico consentir;
- Não usar tampões;
- Lavar a região íntima com uma solução de pH neutro e secar bem com uma toalha a zona com os pontos pós-parto;
- Trocar de penso higiénico, sempre que ele se apresente húmido;
- Limpar de frente para trás após urinar ou evacuar;
- Não estar muitas horas sentada;
- Contrair a região glútea, antes de sentar;
- Sentar sobre uma almofada (de amamentação, por exemplo), para evitar exercer pressão sobre a região com pontos;
- Consultar o médico, se houver sinais de infeção, como rubor, dor profunda, exsudado, calor, odor desagradável ou febre, ou se os pontos demorarem demasiado tempo a cair.
O que fazer em caso de pontos pós-parto por Cesariana
As mães sujeitas a cesariana também possuem pontos pós-parto os quais, além de suturarem uma zona diferente da suturada pelos pontos pós-parto vaginal, também têm caraterísticas distintas que obrigam a cuidados particulares.
Convém lembrar que a cesariana não deixar de ser uma cirurgia abdominal. Por isso, a incisão efetuada pode causar alguma dor e incómodo na região. Se a incisão no útero demora cerca de 6 semanas a cicatrizar, a sutura da pele demora aproximadamente 1 semana.
No caso de haver pontos externos, estes devem ser removidos pelo médico entre o 7º e o 10º dia depois do parto. É normal que a cicatriz possa apresentar um tom avermelhado até 6 a 12 meses após o parto.
Apesar de, habitualmente, não surgirem complicações, há mulheres que podem apresentar hematomas, seromas, infeção ou deiscencia da sutura. Para evitar estas situações, é importante ter alguns cuidados.
Como cuidar dos pontos pós-parto por cesariana:
- Fazer uma higiene regular e cuidadosa;
- Lavar a cicatriz e secá-la muito bem;
- Trocar e retirar o penso, de acordo com as indicações médicas;
- Não fazer esforços, nem levantar pesos;
- Adotar posturas corporais que evitem a tensão da pele naquela região do corpo;
- Levantar, tendo como apoio o braço e não a região abdominal;
- Proteger a sutura ao tossir ou ao espirrar;
- Descansar;
- Usar uma cinta pós-parto para atenuar sintomas como a dor e o desconforto;
- Massajar a sutura com um creme cicatrizante. Isto, depois de já ter removido os pontos.
Apesar de, na grande maioria dos casos, os pontos pós-parto não oferecem quaisquer complicações. Há cuidados que é importante ter para evitar ao máximo infeções ou outros problemas.
Assim, estar vigilante e consultar o médico em caso de dúvida ou de suspeita de que algo não está a correr bem com o processo de cicatrização é fundamental para uma recuperação rápida e sem obstáculos.
Também vos pode interessar:
- Puerpério: tudo sobre o pós-parto
- Depressão pós-parto: como identificar os sintomas?
- Como cuidar, respeitar e recuperar a barriga no pós-parto
- Vale a pena usar a cinta no pós-parto?
Este artigo foi útil para si?