Os absorventes pós-parto são essenciais, sobretudo para as mulheres que fizeram um parto vaginal. Descubram entre quais podem escolher.
Após o parto, é normal que exista uma hemorragia intensa (os chamados lóquios). Esse sangramento pode ser vermelho vivo e ter uma consistência semelhante à da menstruação, ainda que em maior quantidade. É, também, possível que este fluxo sanguíneo aumente sempre que a mulher se mexa ou amamente, já que nessa ocasião ocorre uma produção hormonal superior e o útero contrai-se. É por este motivo que é necessário usar absorventes pós-parto.
É expectável que, passados cerca de 10 dias, a hemorragia já seja, praticamente, inexistente, podendo dar lugar só a uma espécie de corrimento. Porém, até chegar a esse momento, é necessário que a mulher use absorventes pós-parto, capazes de a manterem limpa, confortável e livre de infeções. Quais escolher e usar é o que vamos ficar a saber em seguida.
Absorventes pós-parto: quais as opções disponíveis?
Antes de mais, e independentemente do tipo de absorventes pós-parto escolhido, é fundamental ter em conta que, principalmente nos primeiros dias após o parto, o absorvente deve ser substituído com regularidade, de modo a evitar infeções.
Apesar de não haver um intervalo de tempo pré-definido para trocar o absorvente, é conveniente mudá-lo, pelo menos de 4 em 4 horas (sobretudo nos primeiros dias depois do parto). É também importante lavar muito bem as mãos antes e após a troca do absorvente, de forma a evitar qualquer tipo de contaminação e consequente infeção.
Outro aspeto a considerar é usar roupa interior confortável, sobretudo se optar por absorventes que se colocam na cueca. Assim, deve preferir cuecas grandes e largas, que sejam de algodão e que não tenham recortes reduzidos. São mais confortáveis e evitam as fugas indesejadas.
Tipos de absorventes pós-parto
Pensos higiénicos
Esta é, talvez, a opção mais comum e que agrada a mais mulheres. Basicamente, consiste no uso de um penso higiénico tal como os utilizados durante a menstruação só que, neste caso, é necessário escolher as versões noturnas, pois são maiores e mais grossas, sendo capazes de absorver uma maior quantidade de sangue.
Para um internamento de 2 a 3 dias, dois pacotes de pensos costumam ser suficientes. Contudo, este aspeto varia sempre de mulher para mulher. Algumas maternidades disponibilizam estes pensos às recém-mães. No entanto, convém irem prevenidas com alguns. À medida que o fluxo hemorrágico diminui, o tamanho do penso também pode reduzir.
Fralda de adulto
Pouco apreciada, esta é uma opção muito eficaz, dado o seu elevado nível de absorção. Porém, geralmente, não deixa as mulheres muito confortáveis, nem se revela prática, dado o seu volume. No entanto, pode ser uma solução a considerar, sobretudo em mulheres que fiquem com a sua mobilidade mais condicionada nos primeiros dias após o parto.
Cueca para a incontinência
Também existem no mercado cuecas para pessoas com incontinência que são absorventes como uma fralda, mas têm um menor volume, sendo por isso mais discretas e agradáveis de usar. Algumas mulheres optam por esta solução para a hemorragia dos primeiros dias do pós-parto.
Cuecas descartáveis
Muito simples e fáceis de usar, as cuecas descartáveis, como o nome indica, consistem em cuecas absorventes que, depois de usadas, devem ser colocadas no lixo. Apesar de muito prática, esta é uma opção menos sustentável e que nem sempre dá uma boa resposta, quando os fluxos hemorrágicos são mais abundantes.
No fundo, não podemos afirmar que existem absorventes pós-parto melhores ou piores. Essa avaliação depende sempre, por um lado, do volume da hemorragia que a mulher tem e, por outro lado, daquilo que a faz sentir mais confortável e segura. Assim, o mais importante é que, sempre que possível, seja a mulher a escolher aquilo que prefere usar.
Uma decisão sensata pode ser levarem na mala da maternidade diferentes absorventes pós-parto e, depois do parto, experimentarem e verem qual ou quais preferem.
Também vos pode interessar:
- Puerpério: tudo sobre o pós-parto
- Depressão pós-parto: como identificar os sintomas?
- Como cuidar, respeitar e recuperar a barriga no pós-parto
- Vale a pena usar a cinta no pós-parto?
Este artigo foi útil para si?