Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

Colo a mais faz mal?

toque bebé

Saiba porquê que dar colo ao seu bebé é mais importante do que parece.

Também ouve muitas vezes a mítica frase “com tanto colo vais habituá-lo mal”? Agora vai poder responder com dados concretos: há estudos que comprovam que ser “pai/mãe canguru” traz vários benefícios para o bebé. 

A proximidade física com os pais traz, a estes pequenos seres humanos, várias implicações positivas: baixa-lhes o nível de stress e promove um desenvolvimento cerebral saudável. Um novo estudo da University of British Columbia and BC Children’s Hospital Research Institute revela que o contacto físico entre os bebés e os cuidadores afecta as crianças até a nível molecular – um impacto detectável aos quatro anos.

Ao estudarem os seus padrões de ADN, os cientistas perceberam que as crianças que receberam menos carinho físico apresentavam um perfil molecular subdesenvolvido para a sua idade, o que sugere que estas crianças, biologicamente, estavam atrasadas.

Quais as implicações deste atraso na sua saúde e no seu desenvolvimento posterior está ainda por determinar, visto este ser o primeiro estudo a demonstrar a importância do toque na infância ao nível do ADN. Ainda assim, especialistas como Michael Kobor, professor no Departamento de Medicina Genética na University of British Columbia suspeita que este atraso pode indicar alguma futura “inabilidade para prosperar”.

O estudo envolveu 94 crianças saudáveis: os pais destas crianças, com 5 semanas de vida, foram desafiados a documentar o comportamento das suas crianças. Hábitos de sono, de choro, de alimentação. Foi-lhes pedido também que registassem a duração dos períodos de contacto físico. Mais tarde, quando as crianças tinham quatro anos, os cientistas recolheram o seu ADN através da saliva.

O toque pode, por isso, deixar marcas genéticas e é, como demonstrado neste primeiro estudo, um actor importantíssimo no desenvolvimento humano.

Ou seja: dê muito colo, muitos beijos, crie uma ligação física e emocional forte com o seu bebé. Não só estará a transmitir-lhe confiança e conforto no imediato. Está, também, a dar-lhe armas para o futuro. 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.