Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

5 ideias para simplificar a vida com um bebé

simplificar a vida

Quando um bebé nasce, com ele nasce também uma nova noção de tempo.

Quando um bebé nasce, com ele nasce também uma nova noção de tempo: as vinte e quatro horas de cada dia parecem demasiado longas, e, ainda assim, insuficientes para as responsabilidades que assumimos e necessidades que temos. O que é que podemos fazer para simplificar a nossa vida e rentabilizar assim as horas que partilhamos com os nossos bebés?

Algumas destas ideias passaram de geração em geração – são do tempo das mães das nossas avós. Outras são um pouco mais recentes, fruto do avançar da tecnologia. O importante é que todas elas podem ajudar as mães de primeira viagem a embarcar nesta jornada que, sendo cansativa, é também a mais gratificante das nossas vidas.

1. Socorro, tenho a pia cheia de louça

Bem-vinda ao clube!

Se dá alguma prioridade à sua saúde mental e se sente mais vontade de embalar o seu bebé ou de brincar com ele do que de lavar a louça do almoço, não se preocupe, é uma mãe real.

Claro que não convém deixar acumular demasiados pratos sujos, mas a regra “quando o bebé estiver a dormir” funciona muito bem: assuma consigo o compromisso de despachar toda a louça acumulada depois do jantar, quando o seu bebé estiver já a fazer o primeiro sono da noite. Assim, não desperdiça o tempo em que pode estar com ele com o lavar dos pratos – e quem diz pratos diz o realizar das tarefas domésticas mais aborrecidas.

2. Supermercado?

A tecnologia existe para descomplicar a nossa vida. As compras online são uma óptima alternativa para as mães que sentem que desperdiçam no supermercado algum do tempo que podiam aproveitar para brincar com a sua abobrinha e descobrir o seu bebé. As maiores cadeias fazem entregas ao domicílio.

No entanto, não deixe de sair de casa – faz-lhe bem a si e ao bebé. Aproveite para um passeio rápido, que lhe permita já estar em casa quando o “senhor das compras” chegar.

3. No phone

 É quase inevitável passarmos o pouco tempo disponível que temos com os telefones na mão. Seja para entretenimento ou para tratar de assuntos importantes, o ecrã dos smartphones é quase uma extensão dos nossos dedos – e, às vezes, além de nos roubar minutos desnecessariamente, retira-nos o foco do essencial.

Quando brincar com o seu bebé, dedique-lhe em exclusivo a sua atenção. Estimule-o, cante para ele (o bebé vai preferir a sua voz à dos vídeos do youtube), mostre-lhe objectos coloridos, fale pausadamente. Estará também a criar momentos e recordações, ainda mais valiosos do que os vídeos ou as fotografias que também pode tirar. A chave é a moderação.

4. Organização

Algumas das tarefas diárias são isso mesmo, diárias, mas criando uma planilha semanal e dividindo as obrigações de forma equilibrada, conseguirá rentabilizar melhor o seu tempo. Aspirar: segunda-feira! Lavar a roupa do bebé: o fim-de-semana é ideal! Mantenha-se fiel às datas estipuladas e não se sinta culpada por ver o pó em cima da mesa: sabendo que na 5ª feira já o vai limpar, pode disfrutar mais tranquilamente das brincadeiras do seu bebé.

5. Pedir ajuda

Não consegue dar conta do recado? Não tenha vergonha de pedir ajuda. Assumir que tem dificuldades em fazer tudo sozinha só a tornará mais humana.

Ligue à sua mãe e peça-lhe, com carinho, que prepare a sopa do bebé, porque gostava muito de poder brincar com ele durante a tarde. Aceite a disponibilidade das suas amigas para tratarem de burocracia por si ou para irem buscar medicamentos à farmácia. E divida tarefas com o seu marido, em casa: não é ajuda, é partilha.  

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *