Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

Reflexologia – faz bem dos pés à cabeça

Reflexologia, uma terapia ideal para grávidas e bebés

A Reflexologia é uma terapia curativa baseada no princípio de que todas as partes do corpo estão reflexas nos pés. Ela fornece estímulos ao nosso sistema nervoso, que vai mandar uma informação ao nosso cérebro e assim ajudar o nosso corpo no processo de auto cura, mantendo o equilíbrio e harmonia.

A estimulação das zonas reflexas podem contribuir para a cura de vários problemas de saúde.

Existem várias vertentes da reflexologia, a que eu aprendi e pratico diz que os pés são um reflexo do nosso organismo, ou seja, todos os órgãos, glândulas, tecidos e ossos, que estão do lado direito do nosso corpo os reflexos estarão no pé direito, e os que estão do lado esquerdo os reflexos estarão no pé esquerdo. Da mesma forma, tudo o que está na parte superior do corpo é encontrado na parte superior dos pés e tudo o que está na parte inferior encontra-se na parte inferior dos pés (cabeça/dedos, tórax/almofada dos pés, abdómen/curva, pélvis/calcanhar). Assim, ao estimular uma determinada área reflexa no pé pode-se esperar uma reacção do órgão em particular tendendo a encontrar o seu próprio equilíbrio.

Nos bebés e nas crianças, a massagem deve ser feita por alguém de sua confiança, como por exemplo o pai, a mãe, tios, avós. Deve ser feita em um ambiente tranquilo, com pouca luz e se possível com uma música ambiente tranquila.

O toque deve ser suave mas firme, devemos manter um contacto visual com a criança e conversar com ela.

A duração da sessão deve ser de mais ou menos 10 a 15 min. Começamos com acariciar os pés com um pouco de óleo ou creme, depois fazemos a massagem e finalizamos com a despedida do pé.

A reflexologia pode ajudar imenso o seu filho em várias situações, desde os relaxar, até os ajudar num processo febril, nas famosas cólicas dos 3 primeiros meses, entre muito mais coisas.

A reflexologia nunca fará mal ao seu filho, por isso não precisamos ter medo de a praticar e de tocar em local errado, pois o nosso corpo é sábio o suficiente.

O curso para os papás normalmente é dado por um instrutor de Reflexologia em 12h divididas em 6 encontros de 2h. Ao longo da formação serão abordados vários temas relacionados com os vários problemas mais frequentes nos recém-nascidos e nas crianças, como cólicas, febres, otites, as dores da dentição, entre outros….

As sessões são divididas em:

Relaxamento

Sistema Respiratório

Sistema Urinário

Sistema Digestivo

Sistema Imunitário

Acima de tudo a Reflexologia infantil baseia-se muito na intuição dos que amam os seus filhos e os conhecem mais do que ninguém e acreditam que o seu envolvimento e presença em períodos dolorosos ou de doença é fundamental para uma rápida, natural e responsável recuperação.

A Reflexologia é já há muito utilizada por adultos para a promoção do relaxamento e até para situações específicas como os desconfortos causados pela gravidez, enjoos, dores, inchaço entre inúmeros outros. 

Porque não dar essa ferramenta aos pais tornando-os autónomos e capazes de confiar em si mesmos?

 

Um artigo de: Paula Canelas

Site: Ser mulher