Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

Língua gestual para bebés

Língua gestual bebés

Os bebés são seres sociais, motivados para comunicar e para interagir. Ainda que nos primeiros tempos, a sua comunicação esteja confinada ao choro e aos primeiros arrulhos, à medida que vão crescendo e ainda na primeira infância o bebé, desenvolve naturalmente gestos para se fazer entender, estendendo os bracinhos quando quer ser pegado ao colo, ou acenando nas despedidas. Os gestos facilitam a compreensão do discurso e permitem uma maior interacção com o bebé, pois permitem comunicar muito antes do bebé aprender a falar.

O que é a língua gestual para bebés?

Pode ser definida como um conjunto de gestos – movimentos e posições manuais específicas que são utilizadas pelos pais, familiares e educadores para comunicar com bebés e crianças pequeninas.

Através de gestos simples, tais como “água”, “leite”, “chupeta” ou “dói-dói”, é fácil comunicar com os mais pequeninos e perceber os seus choros, as suas vontade, os seus agrados e os seus desconfortos. Baseados nestas evidências, e na certeza de que as experiências dos primeiros anos – de interacção, comunicação e partilha – contribuem de forma importante para o desenvolvimento emocional e intelectual dos nossos pequeninos, desenvolvemos “Os meus primeiros gestos”, um Guia para Pais e um Glossário com 150 gestos baseado na língua gestual portuguesa.

Quais os principais benefícios associados a esta forma de comunicar?

Para além de ser muito divertido, a investigação internacional ao longo dos últimos 20 anos tem evidenciado vários benefícios associados a esta forma de comunicar:

•Promove o desenvolvimento da linguagem;

•Aumenta a concentração e a memória;

•Fortalece o vínculo parental

•Promove a emergência da fala;

•Estimula o desenvolvimento intlectual

Entre no mundo mágico dos gestos e aproveite estes momentos únicos com o seu bebé.

Como começar?

Escolha apenas 5 gestos, sendo que alguns devem estar relacionados com as necessidades básicas (leite, água, comer, dormir) e outros com os elogios às suas conquistas (Muito bem!, Que bonito!). Mais importante do que o número de gestos seleccionados, é o número de vezes que se produz estes mesmos gestos. É também muito importante ter presente, que o entusiasmo, a repetição e a paciência são as palavras-chave para se obterem os resultados esperados. Isto significa que, embora o bebé possa não produzir qualquer gesto durante algum tempo, ainda assim é funda- mental continuar a produzir os gestos escolhidos. Na verdade, o bebé está a fazer bom uso dessa informação. Lembre-se: o mais importante é não desistir!

 

Autoria: Cuckoo

Contactos: Rua do Galhano no15 (E.N. 13) Apartado 326 – Árvore 4480-089 Vila do Conde Tlm.[+351] 938 242 619 Tel. [+351] 252 103 300 Fax.[+351] 252 103 349 info@cuckoo.pt