Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

Foram muitas famílias que deram os seus primeiros passos connosco’

Foram muitas famílias deram seus primeiros passos connosco'

A Pumpkin teve o prazer de entrevistar Constança Ferreira, uma das fundadoras do Centro do Bebé.

O Centro do Bebé, um espaço de apoio à parentalidade, abriu portas em Março de 2014. Situado na Avenida Guerra Junqueiro em Lisboa, o centro conta com uma equipa multidisciplinar constituída por mais de uma dezena de colaboradores de diversas áreas.

Quem é a nossa entrevistada?

Constança Ferreira é terapeuta de bebés e conselheira de aleitamento materno pela OMS/Unicef. Trabalha com famílias desde 2008, ajudando os pais a compreenderem melhor os seus bebés e a superarem dificuldades de amamentação, choro inconsolável, cólicas e noites mal dormidas. Há praticamente um ano abraçou o novo projeto do Centro do Bebé, do qual é uma das fundadoras.

 

 Porque sentiram necessidade de abrir o Centro do Bebé?

Centro do Bebé

O Centro do Bebé é um projecto que nasceu da percepção de que é necessário um apoio mais contínuo e personalizado à família, desde a gravidez até aos primeiros tempos após o parto. A ideia de que prepararmo-nos para a chegado do bebé se esgota com a preparação para o parto é algo que, na nossa experiência, não faz sentido.

Fazia falta um local que desse um apoio contínuo e experiente e não quebrasse essa presença entre a gravidez e o pós-parto.

Por esse motivo quisemos criar um espaço onde a família se prepara para o nascimento e depois tem também uma equipa ao seu lado para ajudar no percurso que já fazem com o seu bebé do lado de fora.Estamos cá para as famílias em tudo o que precisarem e o Centro do Bebé é isso mesmo: um espaço onde as famílias – pai, mãe, bebé, irmãos, avós- se sentem em casa e onde encontram ajuda para viverem com felicidade a chegada dos seus bebés.  

 

 

Quais os serviços que disponibilizam?

O nosso trabalho começa ainda antes de o bebé nascer, com o nosso curso de Apoio à Fertilidade – um programa pré-concepcional para que o casal esteja nas melhores condições possíveis para que possa engravidar, depois temos o Curso de Preparação para o Nascimento e os nossos programas de pós parto:

  • Programa Dias Felizes – um programa de relaxamento e suporte à vinculação para pais e bebés no primeiro trimestre de vida; 

  • Programa de Recuperação Pós-Parto com o método de ginástica abdominal hipopressiva; 

  • As visitas para resolução de problemas de amamentação no centro ou ao domicílio, as sessões para bebés que choram muito ou sofrem de cólicas;

  • Sessões para resolução de dificuldades de sono nos bebés;

  • Apoio em nutrição para grávidas e pós-parto, consulta de introdução de alimentação complementar e alimentação natural para bebés e crianças;

  • Consultas de Psicologia Clínica; Naturopatia, entre muitas outras.

Temos também uma agenda variada de workshops e formações que englobam desde o Curso de Primeiros Socorros Pediátricos, a outros temas como ajudar os pais a preparar a entrada na creche ou workshops de música, diversão e criatividade para pais e bebés. 

 

O que distingue o Centro do Bebé dos outros centros de apoio à parentalidade?

O que nos distingue é por um lado a nossa filosofia de um apoio personalizado e de estarmos ao lado de cada família naquilo que é a descoberta do seu próprio estilo de parentalidade. Distingue-nos também o facto de sermos pioneiros e exclusivos em muitos dos nossos serviços como o programa pré-concepcional, o facto de o nosso Curso de Preparação para o nascimento começar na gravidez e acabar já depois do parto.

Temos uma equipa muito grande e completa de profissionais de áreas muito diferentes, mas complementares entre si, o que nos permite apoiar a família em todas as questões que surjam. Somos também o único Centro com apoio específico para o choro do bebé e a compreensão da sua linguagem e necessidades.

 

Centro do bebé

 

Quais são as principais dúvidas das pessoas que procuram o espaço?

As dúvidas habituais e os anseios sobre a gravidez e parto: que decisões tomar; o que é preciso preparar para a chegada do bebé; que tipo de parto desejo, e também um apoio emocional à grávida e ao casal na gestão de alguma ansiedade que possa existir…

No pós-parto temos muitos pais a procurarem-nos por questões de dificuldades e dúvidas de amamentação, bem como muitas questões relacionadas com o choro, a dificuldade de compreensão e o sono dos seus bebés.

Muitas vezes são pedidos de ajuda porque a chegada do bebé está a ser mais difícil do que esperavam e é necessário ajudar a família a encontrar o seu ritmo e sintonia, outras vezes os pais só querem ter a certeza de que estão a tomar as opções certas e precisam de sentir confiança e obter informação para encontrarem o que para si funcionará melhor.

 

O Blog Pós-Parto é o novo projecto da equipa do Centro do Bebé. Porque consideram fundamental a partilha de testemunhos?

Porque há ainda um isolamento muito grande no pós-parto e porque ainda se fala pouquíssimo sobre isto.A nossa experiência de muitos anos a acompanhar mães, pais e bebés nas primeiras semanas após o nascimento, mostrou-nos que muitas vezes as mães sentem que aquelas dificuldades só estão a acontecer a elas, que são elas que estão a falhar porque nada parece simples como idealizaram que seria.

O isolamento nunca é solução e era necessário quebrar este tabu do pós-parto. Como? Achámos que a melhor forma seria a de por mães a falar para outras mães, com total honestidade e empatia. Um debate franco sobre pós-parto era muito necessário.

Sabemos que estas partilhas vão ajudar muitas famílias que estejam a sentir dificuldades a sentirem que não estão sozinhas, que o pós-parto não é algo simplista, como por vezes se pinta, e que este turbilhão de novidades irá melhorar. Acima de tudo desmistificar a ideia de que há uma forma certa e outra errada de se ser pai ou mãe… porque isso para o nosso bebé não existe.

 

Como avalia o primeiro ano de vida do Centro Bebé?Centro do Bebé

Com muita alegria e orgulho. Foram muitas famílias que deram os seus primeiros passos connosco e é maravilhoso ver bebés que nos chegaram quase recém-nascidos e que agora também eles estão a completar um ano. Os bebés passam por tantos marcos importantes no primeiro ano e nós também os alcançámos.

Fizemos tantas coisas inovadoras, crescemos e cimentámos a nossa experiência e visão.

Assistimos ao nascimento de tantos bebés, de tantas famílias. Um ano depois, vemos como fazia falta o Centro do Bebé e é esse o feedback que temos tido por parte do público.

Para além das famílias que nos visitam presencialmente, temos tido pedidos de apoio de outras cidades que não Lisboa, temos recebido mensagens de outros países (Brasil, Suíça, Estados Unidos, Angola).

Temos tido um óptimo feedback por parte de profissionais como pediatras, psicólogos que nos ficam a conhecer e nos recomendam… Enfim, tem sido um caminho fascinante.

E claro, somos hoje uma grande família composta pela nossa equipa e pelos pais e bebés que nos escolheram para estar ao seu lado nesta caminhada.