Como é a vida de um bebé de 3 meses? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 3 meses?

bebé

Parabéns, o seu bebé já tem três meses!

Passa a voar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé?

Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade.

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 3 meses

A Fisioterapia Mães e Bebés explica-nos quais as fases de desenvolvimento dos bebés nos seus primeiros 3 meses de vida.

O desenvolvimento normal da criança tem em conta 3 aspectos: psicológico, neurológico e motor. Apesar do desenvolvimento ter fases e etapas bem definidas, cada bebé irá progredindo à sua maneira e ritmo, respondendo de forma muito particular aos estímulos vividos e/ou oferecidos.

Todo este processo é lento e diário, quase impercetível, e cada fase alcançada habilita a criança a avançar para a etapa seguinte.

O bebé ao nascer ainda não se senta, não anda, não agarra objetos, etc., porque o seu sistema nervoso ainda não está totalmente desenvolvido (em vários aspetos).

Por exemplo, o tónus muscular (contração muscular de base) está diminuído no pescoço e tronco e aumentado nos braços e pernas. Para que a criança adquira habilidades, este sistema nervoso precisa de amadurecer, o que ocorre no primeiro ano de vida e se prolonga até 3 anos de idade.

O desenvolvimento normal da criança depende da boa saúde global do bebé que é obtido através da amamentação, do controlo de infeções e doenças e o cuidado da própria mãe e o estímulo saudável do meio ambiente.

Este estímulo não deve ser exagerado na intenção de formar “campeões”, mas sim,  espontâneo, tranquilo, calmo e natural, dentro do relacionamento de amor, carinho e respeito entre pais e filhos.

Iremos começar por dar uma pequena luz acerca do desenvolvimento do recém-nascido até aos 3 meses. Antes, será necessário compreender o significado destas duas palavras:

  • Flexão: dobrado ou fletido;
  • Extensão: esticado ou direito;

Em relação ao controlo da cabeça, apesar da presença de pequenas oscilações, esta fase é caracterizada por um maior controlo dos músculos flexores e extensores do pescoço e de maior estabilidade.

Este ganho reflete-se em maior movimento permitindo ao bebé rodar a cabeça para seguir um estímulo visual, embora ainda com alguma dificuldade dado ao estado incompleto de desenvolvimento a nível da reação de retificação lateral da cabeça (cabeça caí para os lados).

De barriga para cima tem um eficaz controlo da cabeça já com um tronco organizado associado a um padrão de extensão das pernocas, o que irá no futuro permitir que se sente com apoio das mãos.

Esta fase é também caracterizada por um marco de grande importância – A CONQUISTA DA SIMETRIA, na qual os braços encontram o tronco e encontram-se a si próprios, promovendo a relação mãos/corpo, mão/mão e, por último, o controlo olho/mão.

De barriguinha para baixo têm uma maior capacidade na organização da atividade da cabeça e do tronco relativamente aos braços o que lhes vai permitir, numa fase seguinte, esticar os cotovelos.

No final do primeiro trimestre conquistou o controlo da cabeça e a simetria entre metade do corpo esquerda em relação à direita, ou seja, já não permanece com a cabeça rodada colocando-a na linha média, já leva as duas mãos ao mesmo tempo à boca, já encontra os dois pés ao centro.

É nesta altura também que o bebé deixa de estar numa posição fletida e ganha força nos músculos de modo a estar ‘direito’ e ‘esticado’.

Como se expressa um bebé de 3 meses?

Desde o nascimento e ao longo dos primeiros meses, a primeira forma de linguagem utilizada pelos bebés será o choro. Porém, com o passar do tempo, o bebé vai adquirir novas competências na área da comunicação.

A partir dos 2 meses de vida, as crianças começam a desenvolver a habilidade de vocalizar. Então, fazem sons como “ah-ah” ou “ooh-ooh”. O vosso bebé vai falar com você por meio convosco através uma grande variação de sons. Ele também já sabe sorrir e espera que façam o mesmo em resposta, imitando ainda algumas expressões faciais dos pais.

A alimentação de um bebé de 3 meses

Ainda faltam três meses para começar a introdução de novos alimentos,  por isso a amamentação exclusiva (ou o biberão) continua a ser a única forma de alimentação do bebé.

A crise da amamentação costuma acontecer por volta desta altura – corresponde a um pico de crescimento onde o bebé demanda mais mamadas.

O sono de um bebé de 3 meses

Entre os 3 e os 5 meses, a maioria dos bebés já faz períodos maiores de descanso durante a noite, de cerca de 5-6h, estando mais ativos e despertos durante o dia.

O bebé começa aos poucos a adaptar-se a rotinas diurnas-noturnas, embora concilie o período da noite com pequenas sestas ao longo do dia.

O bem-estar de um bebé de 3 meses

Temos boas notícias: é provável que a partir dos 3 meses o vosso bebé deixe de sofrer com cólicas constantes.

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 3 meses

Aos três meses não há vacinação.

Estimular e brincar com um bebé de 3 meses

Brinquem com os vossos bebés repetindo os sons que produzem, estimulando-os a “comunicar” mais. Podem também cantar para eles , dançar com eles ao colo, e fomentar ao máximo o contacto físico.

Veja também: Como é a vida de um bebé de 2 meses? Como é a vida de um bebé de 4 meses?

Também lhe pode interessar:

2 comentários em “Como é a vida de um bebé de 3 meses?

  1. Pedro Miguel Dezembro 28, 2018

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

    1. Erica Quaresma - Equipa Pumpkin Janeiro 4, 2019

      Olá, Pedro.
      Muito obrigada!
      Saudações abobrinhas e votos de um feliz ano 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *