Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

Quando já não preciso de fralda à noite…

desfralde

Existem alguns segredos para os pais ajudarem os seus filhos nesta fase de transição.

O seu bebé já não é assim tão bebé e prepara-se para deixar definitivamente as fraldas? Inês Afonso Marques, Psicóloga Clínica e Coordenadora Equipa Infanto-Juvenil da Oficina de Psicologia, escreveu este artigo amoroso para partilhar com os pais dicas para facilitar o processo de desfralde à noite. 

Queridos papás,

Mesmo depois de deixar as fraldas, podem acontecer alguns “acidentes” durante o meu soninho. As crianças, nestas situações, podem sentir-se bastante tristes e envergonhadas. Assim, é importante que sejam apoiantes, dando-me motivação e mostrando que me querem ajudar.

Existem alguns segredos para os pais ajudarem os seus filhos no desfralde à noite. Conto-vos tudo…

– Não devo beber líquidos nas horas que antecedem o deitar. Sei, porque vocês me dizem, que isso me ajudará a não fazer chichi durante a noite.

– Ajudem-me a fazer chichi “até ao fim” antes de ir dormir.

– Não gosto de pijamas difíceis de vestir e despir.

– Não me critiquem, nem castiguem, quando faço chichi na cama. Isso faz-me sentir ansioso e embaraçado, o que ainda pode causar mais chichi…

– Não falem do assunto com outras pessoas, principalmente à minha frente. Vou sentir-me muito envergonhado e isso não me ajuda a controlar.

– Mostrem-me a vossa alegria e orgulho quando me levanto durante a noite para ir à casa de banho fazer chichi, ou simplesmente quando acordo seco.

– É muito importante para mim que elogiem os meus sucessos e as minhas conquistas.

– Mesmo depois de várias semanas onde brilharam as estrelas no céu pode surgir uma noite de chuva… Não me importo de ajudar a trocar o pijama e os lençóis. Assim sinto-me útil e responsável, perante uma situação que não sendo a desejável, pode acontecer.

Obrigada pelo vosso apoio, paciência e compreensão em todas as etapas do meu crescimento.

                                    O vosso filhote

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *