Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

Como treinar o seu bebé para ir ao bacio

Como treinar bebé ir bacio

Aprenda a treinar o seu bebé para ir ao bacio, segundo as dicas do Dr. Armando Fernandes – especialista em Pediatria do Desenvolvimento no Centro Pediátrico de Telheiras

Deve ser iniciado quando a criança se encontra física e emocionalmente pronta, geralmente entre os 1-3 anos de idade (não há consenso quanto à idade de referência, mas a maioria dos autores recomenda o início do treino aos 18 meses, porque até aos 18 meses, as crianças fazem as suas necessidades de forma automática, ou seja, obedecem apenas ao comando reflexo e involuntário).

Regra geral, as crianças controlam primeiro o intestino e só depois a bexiga. Atendendo a isto, geralmente começa-se pelo treino pelos “sólidos” .

Constituem sinais de prontidão os seguintes: a) períodos secos de várias horas; b) interesse pelo “trono”; c) desejo de trocar a roupa quando molhada ou suja; e d) capacidade de executar uma série de comandos simples.

A prontidão emocional da criança depende, entre outros, do seu temperamento, e das atitudes dos pais e das interações entre a criança e os pais.

Em regra, as raparigas são mais facilmente treináveis que os rapazes.

Em caso de dúvida, ligue para a SAÚDE 24 (808 24 24 00) ou contacte o Pediatra dos seus filhos.