Brinquedos para bebé: brincar e aprender dos 0 aos 4 anos - Pumpkin.pt

Brinquedos para bebé: brincar e aprender dos 0 aos 4 anos

brinquedos para bebé

A brincar também se aprende! Espreitem as nossas sugestões de brinquedos selecionados por idade que vão deliciar as mini abobrinhas.

Como pais, o primeiro grande momento de responsabilidade na educação e orientação dos nossos bebés passa muito provavelmente pela forma que encontramos de os estimular, entreter e divertir na primeira infância. É aqui que reside a importância dos brinquedos para bebé!

Numa fase crucial do seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, é fundamental encontrar brinquedos que estimulem a coordenação motora, estimulem a fala e contribuam para o criar de relações consigo e com terceiros. É fundamental também encontrar um equilíbrio entre a oferta numerosa de brinquedos tecnológicos e outros, mais tradicionais, mas igualmente importantes para um crescimento saudável do bebé.

Deixamos por isso sugestões de brinquedos educativos para “puxar por eles” de forma didática, mas sempre a pensar no desenvolvimento cognitivo das abobrinhas e no estimular dos seus sentidos.

Sugerimos também os melhores livros para bebés, com opções para as abobrinhas explorarem sozinhas e outras para que os papás lhes contem as histórias.

Por volta dos quatro meses, os olhos do bebé já percepcionam a cor. É por isso que começam a demonstrar grande interesse pelos objectos que os rodeiam. Que interessante passa a ser investigar o mundo ao redor! As mãos, as suas ferramentas de investigação, estão cada vez mais precisas, e, através da manipulação, os bebés conseguem já identificar os objectos.

O bebé entende e distingue os objectos através das brincadeiras com as mãos. Por outro lado, consegue aguentar cada vez mais tempo deitado de barriga para baixo. Continue a colocá-lo nessa posição para incentivar a que rode sobre si mesmo sozinho, de forma a conseguir começar a deslocar-se. Ver, tocar, sentir – a inteligência senso-motora é tão importante nesta fase! 

Os melhores brinquedos para bebés abobrinhas:

Brinquedos para bebé de 6 meses

Brinquedos para bebé de 2 anos

Brinquedos para bebé de 3 anos

Brinquedos para bebé recém-nascido

Sofia, a Girafa

girafa Sofia

O primeiro brinquedo que desperta todos os sentidos e alivia as dores do processo de dentição do bebé!

Permite desenvolver a visão, porque graças às suas manchas escuras contrastantes em todo o corpo, atrai o olhar do bebé e converte-se num objeto familiar, facilmente reconhecível, que o tranquiliza.

Inclui um apito que diverte e estimula a audição do bebé e ajuda-o a compreender a relação de causa-efeito. Sendo flexível e com muitas partes para morder (orelhas, chifres, patas), é ideal para aliviar as gengivas do bebé no processo de dentição. Composta por borracha 100% natural e pintura comestível, não representa perigo para o bebé.

É também um objeto leve que se adapta perfeitamente às mãozinhas do bebé: as suas patas compridas e pescoço permitem agarrar facilmente o boneco. Tão suave como a pele da mamã, tranquiliza o bebé, produzindo reações fisiológicas e emocionais que o acalmam.

O perfume único da borracha natural extraída da árvore Hévea confere-lhe uma verdadeira particularidade, permitindo que a criança identifique a Sophie entre todos os seus brinquedos.

Ginásio de Bebé

Baby Fitness Multi-Play ou um ginásio para bebés com sons, luzes e atividades.

Coloque o bebé de barriga para cima no ginásio, e ligue-o para que a criança possa ouvir a música a tocar. Mexa nos bonecos suspensos para que o seu pequeno os siga com o olhar e tente agarrá-los com as suas mãos. Com estas brincadeiras, está a estimular vários dos seus sentidos ao mesmo tempo. O bebé vai adorar! Deite-o também de barriga de baixo, descole um dos bonecos antes suspensos e incentive-o a tentar agarrá-lo. Vai ser uma grande ginástica tirar as mãozinhas do chão, mas cada dia é uma nova conquista, fomentando assim a coordenação entre os olhos e as mãos.

Ginásio de Atividades

Playgro_Clip_Clop

Este ginásio de atividades com personagens divertidas proporciona bons momentos ao bebé, e incentiva a sua coordenação motora, podendo a abobrinha desfrutar de vários jogos de barriga para cima ou para baixo.

Traz 5 brinquedos desmontáveis para pendurar; o guizo ajudará à estimulação auditiva e o espelho permitirá ao bebé começar a desenvolver uma noção da sua imagem e identidade.

Muito colorido, ajudará ao desenvolvimento percetivo e visual.

Brinquedos para bebé de 1 ano

BeatBo Dançarino

BeatBo-Dancarino

O BeatBo Dançarino é um divertido e colorido robô dançante: ao pressionar a barriga ou os botões dos pés do Robi, o bebé vai ser brindado com canções alegres em português, muitas frases engraçadas, e danças (que é incentivado a imitar).

Através de toda a brincadeira, o BeatBo vai apresentando ao bebé as letras, cores, números, música, relação causa e efeito e muito mais.

O BeatBo Dançarino permite também à criança gravar frases, para que Robi as reproduza depois nas suas canções. As antenas e as mãos são macias.

Três modos – Dança, Aprendizagem e Jogos, e Músicas Personalizadas –acompanham o crescimento do bebé, tornando este robô num bom amigo durante vários anos.

Mesa de atividades

mesa atividades bright stars

Esta mesa com a temática da selva está repleta de atividades para manter as mãos dos bebés ocupadas enquanto se divertem! A mesa de atividades tem uma divertida rampa, em espiral com luzes e música, para deixar cair as bolas.

O elefante gira e reproduz melodias e sons engraçados. O bebé escutará as palavras em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e alemão.

O bico do colorido tucano converte-se nas teclas de piano para que o bebé possa criar a sua própria música, ouvir as cores e ver as formas.

A boca do hipopótamo abre-se, fecha-se e emite sons divertidos. Ao girar a página do livro, mudam-se os modos de jogo e descoberta.

Flor de empilhar 

flor-empilhar

Composta por 7 anéis cónicos, 1 folha e a flor, este brinquedo clássico educacional será certamente um desafio divertido para os mais pequenos.

As peças de madeira podem ser empilhadas de acordo com o tamanho ou de uma forma abstrata, desenvolvendo o sistema motor fino.

Um fantástico brinquedo para desenvolver também a coordenação visual-motora e para a abobrinha começar a conhecer as cores.

Cilindro insuflável para bebé

cilindro-insuflavel-para-a-ginastica-do-bebe

Com este cilindro insuflável a sua abobrinha vai “ginasticar” sem parar! Ideal para quando os bebés começam a gatinhar, ajuda a desenvolver a sua noção motora e a coordenação.

Basta insuflá-lo e num instante terá um incrível jogo de movimento e psicomotricidade, que convida o bebé à ação: divertir-se-á a fazê-lo rolar, a seguir o seu movimento, a agarrá-lo, abraçá-lo e agitá-lo para ouvir o ruído das suas bolinhas.

Primeiros passos musicais

primeiros-passos-musicais

Basta o bebé apoiar-se no “carrinho” e começar a andar para o brinquedo começar de imediato a tocar uma música muito divertida!

O ritmo varia consoante a velocidade da caminhada, e a música deixa de tocar assim que o bebé pára, incentivando-o a continuar a andar.

O “Primeiros passos musicais” é também um centro de actividades, com diversas luzes e efeitos sonoros divertidos.

O próximo Ronaldo!


First Piano BBFitness ou um brinquedo que faça som ao ser pontapeado

Pendure o piano nos pés do berço ou da caminha do bebé, para que ele possa pontapeá-lo de forma fácil. Inicialmente, é provável que só lhe toque sem querer, mas aos poucos vai começar a fazê-lo de forma voluntária. Quando começar a associar o som como consequência do seu pontapé, fa-lo-á cada vez com mais força, descobrindo que uma acção sua acarreta sempre uma consequência. Essa é uma descoberta e pêras!

Rocas: que barulho é este?


Babymusic Bell ou uma roca que seja fácil de agarrar.

Coloque o bebé de barriga para baixo e ofereça-lhe a roca, para que a agarre com uma das suas mãozinhas. Inicialmente não saberá para que serve, mas vai chegar o momento em que o fará soar sem querer, o que o levará o bebé a repetir a acção de forma voluntária. Estimule ambas as mãos, para que o corpo se vá preparando para o gatinhar.

Música, maestro!


Uma boa melodia com muito ritmo, como as do disco Atravessa a Porta Pequena! 

Os bebés adoram música, é um facto!, mas vão gostar ainda mais se puderem dançar nos teus braços. Escolhe uma música com muito ritmo, que convide à dança, pega no teu bebé e mexe-te de um lado para o outro, girando suavemente de vez em quando. Desta forma, além de um momento de diversão, fomentarás o equilíbrio do bebé que, por estar em movimento, tentará manter a sua cabeça erguida na direcção que seguires. É, além de tudo, uma forma excelente de estreitar vínculos afectivos.

Espelho meu, espelho meu…

The Melody Mirror



The Melody Mirror ou um brinquedo com um espelho inquebrável.

Coloque o bebé diante de si, com as costinhas encostadas ao seu peito, e pouse o brinquedo à frente da criança, de forma a que ele se possa ver ao espelho, e também a si. Faça caretas, sorria, mova a sua mão de um lado para o outro e fale com o seu filho. O bebé ficará surpreendido, num primeiro momento, mas vai aprender a comunicar-se consigo através do seu reflexo no espelho.

Já sabem quais os melhores brinquedos para bebé para a vossa abobrinha? Têm outros preferidos? Não deixem de partilhar connosco nos comentários 🙂

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *