Como é a vida de um bebé de 5 meses? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 5 meses?

bebé 5 meses

20 semanas! Que bebé crescido!

Têm um bebé de 5 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé? 

Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade. 

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 5 meses

Esta é uma etapa muito importante do desenvolvimento do bebé, que se aproxima entre gargalhadas e momentos bons do meio ano de vida!

Começam a despontar os primeiros dentes, pode introduzir-se os primeiros sólidos, brincam e interagem muito mais – as novidades são muitas, ainda que nem todas boas, claro, ou pouco dolorosas.

O bebé de 5 meses já agarra objetos e interage com eles através da boca, por isso tenham toda a atenção possível. Mexe-se muito, quer de barriga para baixo quer de barriga para cima.

Já distingue completamente as cores, é capaz de elevar o tronco fazendo força com os antebraços e mexe-se muito, dando pontapés e agitando os braços com energia. A partir de agora é mais perigoso deixá-lo sem supervisão.

Com esta idade o bebé mede em média até 66cm e pesa até 7,5kg.

Como se expressa um bebé de 5 meses

Que palradores!

Os bebés de 5 meses já expressam a sua alegria e frustração através dos sons, grunhindo, por exemplo, se não conseguirem agarrar um objeto ou manter-se de cabeça levantada durante muito tempo.

Reconhecem os familiares mais próximos e habituam-se ao som do seu nome, sorrindo quando o ouve.

Os guinchinhos e esforços monossilábicos também começam nesta fase a ganhar maior preponderância, bem como os pedidos “gestuais”: já estica os bracinhos se quer colo!

A alimentação de um bebé de 5 meses

A amamentação exclusiva, seja materna ou de fórmula, continua a ser ainda assim a única fonte de energia do bebé. A recomendação é feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que apresenta a amamentação exclusiva até aos seis meses como a mais segura para o bebé. 

Excepto se por indicação do pediatra, o bebé não deve, nesta fase de desenvolvimento, consumir qualquer outro alimento.

O sono de um bebé de 5 meses

Sabemos que custa muito, mas esta é uma boa idade, se assim entenderem, para mudar a hora do descanso para o quarto de bebé que prepararam com tanto amor.

No entanto, nada há de errado com o co-sleeping; o importante é que a família se sinta confortável com a sua escolha, que não deve ser imposta por mais ninguém.

Nesta fase, é recomendado que o bebé 2 a 3 sestas por dia (4h15-5 horas) e durma entre 10 a 11 horas por noite.

O bem-estar de um bebé de 5 meses

O bebé de 5 meses sente-se bem perto dos pais, e, se frequentar a escola, vai criar também laços fortes com as suas cuidadoras e outros adultos responsáveis.

O bebé é por norma um ser bem-disposto, comunicativo, e que nesta altura já respeita e vive melhor com as suas rotinas. É esperado que as cólicas, nesta fase, já tenham desaparecido, podendo começar a brotar algum dentinho. Acaba uma dor, começa outra… Saibam tudo sobre o nascimento dos dentes de leite.

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 5 meses

Na consulta serão abordados tópicos como o desenvolvimento psicomotor do bebé, a sua curiosidade e interação com o mundo ao seu redor, e talvez algumas pistas importantes sobre a introdução alimentar.

Estimular e brincar com um bebé de 5 meses

Continuem a embalar o vosso pequenino com músicas para bebés, cantem para eles e dancem com elas.

Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.

Sabiam que os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida mas que nos primeiros meses apenas uma parte deles estão conectados? Por isso, quanto mais interação e estímulo, melhor.

Nesta altura os bebés também já manifestam vontade, e capacidade, de brincar. Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos! Ainda que os bebés de 5 meses gostem mesmo de é atirar coisas ao chão e ouvir o barulho que fazem…

Veja também: Como é a vida de um bebé de 4 meses? Como é a vida de um bebé de 6 meses?

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *