Como é a vida de um bebé de 4 meses? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 4 meses?

bebé de 4 meses

16 semanas! Vão voltar ao trabalho, mamãs?

Têm um bebé de 4 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé? 

Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade. 

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 4 meses

Com 4 meses são muitos os bebés que enfrentam os primeiros momentos de separação prolongada da mãe. É um momento duro e decisivo a nível emocional para ambos, habituados ao quente da presença um do outro.

Saibam mais sobre os vossos direitos: a licença de amamentação é um direito incontestável a todas as mães, a todos os pais ou a ambos.

Esta separação é também sinal de alegria: a vossa abobrinha está a ganhar asas, a crescer saudável e feliz, e dá os seus primeiros passos para descobrir o mundo lá fora. Na creche, com outros familiares ou aos cuidados de uma ama, é importante garantir que o ninho continua a ser de amor.

Nesta fase, iniciando o seu segundo trimestre de vida, é expectável que o bebé ganhe menos peso e cresça de forma mais ritmada: entre os quatro e os seis meses, os bebés crescem em média um total de 6,5cm e engordam até 2 quilos.

Já distingue completamente as cores, é capaz de elevar o tronco fazendo força com os antebraços e mexe-se muito, dando pontapés e agitando os braços com energia. A partir de agora é mais perigoso deixá-lo sem supervisão.

Como se expressa um bebé de 4 meses

Não precisam de se preocupar se o vosso bebé ainda não vocaliza muito: prestem apenas especial atenção e consultem um especialista se perceberem que o bebé não sorri, não reage às vossas interações ou não emite qualquer som.

Nesta etapa de ganho de competências linguísticas, é importante que conversem com o vosso bebé pausadamente, com carinho, de forma a captar a sua total atenção – mesmo que não, ainda, compreensão. Os bebés sentem, mais do que entendem, amor.

A alimentação de um bebé de 4 meses

Esta é uma fase crítica para o sucesso da amamentação porque pela primeira vez mãe e bebé podem estar várias horas separados. Se assim for, e se pretenderem manter a amamentação materna exclusiva, pode fazer sentido terem convosco uma bombinha de leite.

A amamentação exclusiva, seja materna ou de fórmula, continua a ser ainda assim a única fonte de energia do bebé. A recomendação é feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que apresenta a amamentação exclusiva até aos seis meses como a mais segura para o bebé. 

Excepto se por indicação do pediatra, o bebé não deve, nesta fase de desenvolvimento, consumir qualquer outro alimento.

O sono de um bebé de 4 meses

O bebé acorda com fome, com a fralda suja, porque se sente sozinho ou porque tem necessidade de arrotar. O bebé acorda com frio, com calor, porque ouve um barulho repentino, se assusta e precisa de colo. O bebé acorda porque corre nele um forte instinto de sobrevivência.

Mesmo interrompendo o vosso sono noturno com frequência, tentem receber os despertares da abobrinha com a maior tranquilidade possível, com pouca luz para não a despertar (infravermelhos são uma boa opção). Mudem-lhe a fralda e deem-lhe o aconchego do jeitinho.

Nesta fase, é recomendado que o bebé 2 a 3 sestas por dia (4h15-5 horas) e durma entre 10 a 11 horas por noite.

O bem-estar de um bebé de 4 meses

O bebé de 4 meses ri-se com vontade se lhe fizerem cócegas – é uma forma fácil de promoverem o bem-estar e uma ligação especial com a vossa abobrinha. Nesta fase, já reconhecem e funcionam muito bem com rotinas, pelo que podem começar a ler-lhes uma história antes de dormir.

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 4 meses

Aos quatro meses são administradas as seguintes vacinas do plano de vacinação:

  • 2ª dose de DTPa, Hib e VIP (vacina pentavalente DTPaHibVIP)
  • 2ª dose de Pn13

Na consulta serão também abordados tópicos como o desenvolvimento psicomotor do bebé, a sua curiosidade e interação com o mundo ao seu redor, e a ansiedade de separação.

Estimular e brincar com um bebé de 4 meses

Continuem a embalar o vosso pequenino com músicas para bebés, cantem para eles e dancem com elas.

Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.

Nesta altura os bebés também já manifestam vontade, e capacidade, de brincar. Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!

Sim, é mesmo precocemente que começamos a trabalhar o futuro!

Veja também: Como é a vida de um bebé de 3 meses? Como é a vida de um bebé de 5 meses?

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *