Como é a vida de um bebé de 11 meses? - Pumpkin.pt

Como é a vida de um bebé de 11 meses?

bebé 11 meses

11 meses: falta tão pouco para o primeiro aniversário!

Têm um bebé de 11 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé? 

Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade. 

O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 11 meses

Podem começar a ensinar os “parabéns” ao bebé! Vá, pronto, a parte final do “eeeeeh” e das palminhas, pelo menos, a que ele vai achar um piadão.

O bebé com 11 meses começa a demonstrar traços fortes e óbvios da sua personalidade: tenta comer sozinho, gatinha ou dá passos tímidos e trémulos em direção aos seus brinquedos e pessoas favoritas, sabe apontar para os membros próximos da família e para si mesmo (onde está a mamã? onde está o bebé?) e adora socializar com adultos e outras crianças.

É natural que nesta fase o bebé comece a dar os primeiros passos, ou pelo menos a tentar andar, ainda que com apoio, e certamente com muitas quedas de rabiosque no chão. A parte boa é que os bebés não desistem mesmo quando falham – nisso podemos aprender nós com eles – e, por isso, vão persistir. Estejam atentos para evitar acidentes.

Os bebés de 11 meses também adoram ler – e rasgar – revistas e livros, riscar papéis com lápis e brincar com bolas, segurando-as perfeitamente.

Com esta idade o bebé mede em média até 75cm e pesa até 10g.

Como se expressa um bebé de 11 meses

Um bebé de 11 meses diz, em média, 5 palavras de forma correta ou consciente, mas demonstra muita vontade de aprender mais, imitando constantemente os adultos. Repete palavras, entende ordens simples como “não mexe!” e começa a fazer associações cada vez mais fáceis entre nomes e objetos.

Aos 11 meses começa a ser mais fácil identificar se o bebé é tímido ou extrovertido, pela forma como comunica com os adultos à sua volta – e “comunicar” é também, por exemplo, aceitar colo de estranhos ou sorrir-lhes.

Falem com o vosso bebé como se falassem com um adulto. Se ele apontar para algum objeto, digam claramente o nome dele, bem como o das pessoas à vossa volta. Pronunciem as sílabas de forma lenta e repetidamente, para que a abobrinha possa ir assimilando.

A alimentação de um bebé de 11 meses

Viva a chafurdeira! Os 11 meses são uma ótima fase para explorarem o baby-led weaning, sabiam? Até porque com esta idade o bebé começa a demonstrar maiores sinais de independência e procura comer sozinho. Em português significa uma “alimentação guiada pelo bebé”. Esta é uma abordagem utilizada na fase da introdução alimentar do bebé, que vai dos 6 meses aos 2 anos de idade.

Aos 11 meses o bebé já consegue mastigar podem introduzir gradualmente o arroz, a massa e o pão. Não existe uma ordem certa que os pais tenham que seguir à risca uma vez que a introdução destes alimentos é condicionada sobretudo pelos hábitos culturais da família.

O arroz e as massas podem começar por serem introduzidos na canja e gradualmente podem ser introduzidos no prato. O pão pode ser oferecido nas refeições intercalares como o meio da manhã ou o meio da tarde.

Estes alimentos são uma excelente fonte de energia dado o seu elevado valor energético, e por isso ideais para a alimentação de um bebé de 11 meses. Experimentem!

Descubram com detalhe como deve ser a alimentação de um bebé de 11 meses.

O sono de um bebé de 11 meses

Nesta fase, é recomendado que o bebé faça entre 3 a 4h de sestas e durma 11 horas por noite. Por norma, é um sono mais tranquilo e cada vez mais longo, podendo já dormir as noites completas.

Continuem a implementar uma rotina com horários certos para que o descanso de todos seja o mais tranquilo possível, sendo esperado que nesta idade o bebé já tenha desenvolvido um padrão de sono mais ou menos constante.

O bem-estar de um bebé de 11 meses

O bebé de 11 meses quer explorar e sente-se cada vez mais confortável fora do colo dos pais! Gosta de conhecer, descobrir e tentar – incentivem-no, fazendo-o acreditar desde muito pequeno nas suas capacidades e liberdade.

Os dentes continuam a romper e nesta fase é possível que o bebé procure conforto na sucção – seja da chucha, do dedo ou de objetos que apanhar à mão.

Cuidado também com as tomadas; começam a ser chamativas!

Consultas, vacinas e exames para um bebé de 11 meses

A parte boa de estar um crescido é que o bebé só será novamente vacinado quando fizer um ano. Ufa, mais um mês de descanso! Ainda assim, as consultas de rotina e check-up continuam a ser fundamentais numa etapa onde existem tantas mudanças significativas na vida do bebé.

Dentes, alimentação e desenvolvimento psicomotor são alguns dos temas mais importantes a ser discutidos nesta fase.

Estimular e brincar com um bebé de 11 meses

Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.

Sabiam que os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida mas que nos primeiros meses apenas uma parte deles estão conectados? Por isso, quanto mais interação e estímulo, melhor. E nesta fase é muito importante sentarem-se a brincar com eles todos os dias.

Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos! Carregar em botões e perceber o que acontece, encaixar peças nos locais certos e “resolver problemas” começa agora a ser muito interessante e divertido para a abobrinha, que também adora brinquedos de borracha que possa morder.

Os talheres e as garrafas de plástico também costumam ser adorados pelas crianças, por isso talvez faça sentido poupar dinheiro para as exigências difíceis de daqui a alguns anos…

Outra brincadeira gira para esta fase: espelhos! O seu reflexo vai causar-lhe muita diversão, além de reconhecimento, e vai ser divertido vê-lo tentar agarrar objetos refletidos.

Arrisquem também os primeiros livros para bebé, próprios para estas mãozinhas delicadas.

Veja também: Como é a vida de um bebé de 10 meses? Como é a vida de um bebé de 1 ano?

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *